Projeto Futuro do Presente, Presente do Futuro #47 – Ennio Brauns: O Afeto pela Diversidade

Ennio Brauns apresenta o 47º ensaio do Projeto Futuro do Presente, Presente do Futuro - Imagens que narram nossa história
Ennio Brauns
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

O Afeto pela Diversidade.

Em um momento (o maior em meus 67 anos) de apagamento institucional dos direitos e dos afetos, principalmente aqueles exercidos em público, acredito que, quanto mais falarmos e mostrarmos a sua expressão, mais óbvia no cotidiano urbano, mais vamos garantir nossas vidas e nossa consciência de pertencimento humano.

As fotos que formam esse ensaio estão espalhadas ao longo de alguns anos, poucos seguramente, mas bastante expressivos de lutas e demandas da comunidade LGBTQIA+.

Ao longo de cerca de 20 anos, venho cobrindo as manifestações de gênero que acontecem em São Paulo. Em algumas delas, procurei focar a visão nas manifestações de afeto entre os que participam. Uma coisa meio óbvia, uma vez que nas Paradas e outras manifestações, o sentimento de pertencimento a uma categoria de cidadania, quase nos obriga a manifestar amores e amizades.

Ao perceber isso, fui à procura de como o isso consegue se manifestar no cotidiano da cidade. Encontrei essa janela no Largo do Arouche, no centro de São Paulo. Uma região historicamente de vida boêmia e tradição de concentração de homossexuais.

Com o avanço da visibilidade e aceitação das questões de gêneros na sociedade, o largo foi o cenário de relacionamentos discretos e ousados, compartilhados sem muitos rompantes pelos moradores da área.

No ensaio, essas duas essências de expressão de nossos quereres e haveres, procuram criar um diálogo entre a militância e a vida do dia a dia.

Evoé Liberdades!

Ennio Brauns
Ennio Brauns
Ennio Brauns
Ennio Brauns
Ennio Brauns
Ennio Brauns
Ennio Brauns
Ennio Brauns
Ennio Brauns
Ennio Brauns
Ennio Brauns
Ennio Brauns
Ennio Brauns
Ennio Brauns
Ennio Brauns
Ennio Brauns

.

Conheça mais sobre o trabalho do artista:

https://ebrauns.wixsite.com/fotos-e-documentos/apresenta–o

.

O projeto Futuro do Presente, Presente do Futuro é um projeto dos Jornalistas Livres, a partir de uma ideia do artista e jornalista livre Sato do Brasil. Um espaço de ensaios fotográficos e imagéticos sobre esses tempos de pandemia, vividos sob o signo abissal de um governo inumanista onde começamos a vislumbrar um porvir desconhecido, isolado, estranho mas também louco e visionário. Nessa fresta de tempo, convidamos os criadores das imagens de nosso tempo, trazer seus ensaios, seus pensamentos de mundo, suas críticas, seus sonhos, sua visão da vida. Quem quiser participar, conversamos. Vamos nessa! Trazer um respiro nesse isolamento precário de abraços e encontros. Podem ser imagens revistas de um tempo de memória, documentação desses dias de novas relações, uma ideia do que teremos daqui pra frente. Uma fresta entre passado, futuro e presente.

Outros ensaios deste projeto: https://jornalistaslivres.org/?s=futuro+do+presente

COMENTÁRIOS

POSTS RELACIONADOS

>