EDITORIAL – HOJE É DIA DE LUTO! PERDEMOS O MENINO GABRIEL

Tentaremos, neste infeliz império da Necropolítica, estar à altura do Amor à Vida, da coragem, da inteligência e da Devoção à Democracia que ele nos legou

Gabriel e Lula: aniversário no mesmo dia: 27/10

Gabriel e Lula: aniversário no mesmo dia: 27/10

Perdemos um camarada valoroso, um menino negro encantador de feras, um sorriso no meio das bombas e da violência policial, um guerreiro gentil que defendeu com unhas e dentes a Democracia, a presidenta Dilma Rousseff durante todo o processo de impeachment, e o povo brasileiro negro e pobre e periférico, como ele.

Gabriel Rodrigues dos Santos era onipresente. Esteve em Brasília, na frente do Congresso durante o golpe, em São Paulo, nas manifestações dos estudantes secundaristas; em Curitiba, acampando em defesa da libertação do Lula. Na greve geral, nas passeatas, nos atos, nos encontros…

O Gabriel aparecia sempre. Forte, altivo, sorrindo. Como um anjo. Anjo Gabriel, o mensageiro de Deus

Estamos tristes porque ele se foi hoje, no Incor de São Paulo, depois de um sofrimento intenso e longo. Durante três meses Gabriel enfrentou uma infecção pulmonar que acabou levando-o à morte.

Estamos tristíssimos, mas precisamos manter em nossos corações a lembrança desse menino que esteve conosco durante pouco tempo, mas o suficiente para nos enriquecer com todos os seus dons.

Enquanto os Jornalistas Livres estiverem vivos, e cada um dos que o conheceram viver, o Gabriel não morrerá.

Porque os exemplos que ele deixou estarão em nossos atos e pensamentos.

Obrigada, querido companheiro!

Tentaremos, neste infeliz momento de Necropolítica, estar à altura do Amor à Vida que você nos deixou.

Leia mais sobre quem foi o Gabriel nesta linda reportagem do Anderson Bahia, dos Jornalistas Livres

Grande personagem da nossa história: Gabriel, um brasileiro

Categorias
#EleNãoDemocraciaDesigualdadedesobediência civilDestaquesDireitos HumanosDireitos SociaisDiretas JáEstudantesGolpeGolpeGreve GeralHistóriaHistória do BrasilHistória não-contadaJusticaJuventudeLulaLula LivreManchetePolíticaPTracismoViolência Policial
13 comentários:
  • waldir santos
    10 junho 2020 at 13:22
    Comente

    A estória do Gabriel me deixou muito impressionado. O que ocorreu a ele? Morreu de que forma, Covid? Enfim, o que se passou com ele para levá-lo tão cedo?

  • Gilberto Barros
    10 junho 2020 at 13:26
    Comente

    Não conheci, mas fiquei emocionado e chorei. Eu desejo que uma revoada de ANJOS abrace o companheiro Gabriel, e leve ele para o céu.

  • Felipe Moraes
    10 junho 2020 at 14:42
    Comente

    Que triste gente…
    Eu acompanhava o Gabriel nas redes sociais, ele era o mais ativo, em todos atos que teve ele estava presente, fiquei muito triste com a noticia, que Deus o tenha.

  • Francisco Carvalho
    10 junho 2020 at 14:49
    Comente

    Meu Deus! Quantas notícias tristes… Meus sinceros sentimentos de pesar à família e aos amigos do Gabriel. Muita força e serenidade nesses momentos tão difíceis!

  • Jailson Sylva
    10 junho 2020 at 16:38
    Comente

    Que dia triste e lamentável!. Conhecia o Gabriel pelas pstagens e o admirava imensamente por seus posicionamentos!. Grande Gabriel, devotado Gabriel a democracia , viúva está em luto!!!. Gabriel presente!!!

  • Paulo Cesar Da Silva
    10 junho 2020 at 16:42
    Comente

    Minha solidariedade!

  • Rita Lima
    10 junho 2020 at 17:57
    Comente

    Muito triste. Rapaz valoroso. Vá com Deus. Minha solidariedade à família.

  • Mauricio Ferrini
    10 junho 2020 at 18:49
    Comente

    Em um momento sombrio como este é muita injustiça um menino cheio de vida ir embora tão novo. Ele se tornará um símbolo da resistência nesse País.

  • Cleide
    10 junho 2020 at 21:49
    Comente

    Descanse em paz Gabriel foi um grande guerreiro que Deus te receba na glória
    Meus pêsames a família

  • Leda Nagyla
    11 junho 2020 at 0:02
    Comente

    tão triste, Que os anjos do senhor acompanhe.

  • Fátima Barbosa
    11 junho 2020 at 1:05
    Comente

    Que triste! Que seu exemplo não seja esquecido!

  • Cassia Cardoso
    11 junho 2020 at 1:58
    Comente

    Cansada de perder os valorosos às pencas, enquanto os perversos que se alimentam do sangue e da morte alheia se regozijam em seus condomínios de pura riqueza. O Gabriel travou a luta pelo bem, pela justiça e exclusão. Que seu SER de luz experimente a paz e o amor infinitos.

  • Raquel Emidio
    11 junho 2020 at 3:33
    Comente

    Ah Gabrielzinho gigante guerreiro! A dor e a tristeza que sinto é como se tivesse perdido um filho! Mas era como muitos de nós o tínhamos! Sua estadia por aqui foi breve, mas intensa o suficiente para escrever seu nome na história e marcar nossos corações para sempre! Que seu legado inspire mais e mais jovens a lutarem pelo que acreditam! Meus sentimentos a sua mãe e todos da família! Que a dor se transforme em orgulho do grande ser humano que era você, sempre lutador, gentil, generoso e de sorriso largo e acolhedor! Vá em Paz brilhar no universo!
    Deixo aqui as palavras da Carla Ribeiro que te resumem: “Gabriel Rodrigues – nasceu para a luta indignada contra a injustiça, lutou pelo direito á educação, teve a coragem de poucos no enfrentamento de um sistema organizado para eliminar corpos negros e pobres. Que o Orum o receba com a delicadeza que o estado genocida lhe negou.” (Carla Ribeiro @CarlaRi49818184)

  • Deixe uma resposta

    AfrikaansArabicChinese (Simplified)EnglishFrenchGermanItalianJapaneseKoreanPortugueseRussianSpanish

    Relacionado com