Professora Bebel

Maria Izabel de Noronha, mais conhecida como Professora Bebel, nasceu no dia 1 de maio de 1960, em Piracicaba, SP, onde graduou-se em Letras e fez mestrado em Administração Educacional, ambas pela Universidade Metodista. É professora efetiva de Língua Portuguesa da rede pública estadual.

Foi membro do Conselho da Cidade de São Paulo, nomeada pelo então Ministro da Educação Fernando Haddad, e do Conselho Nacional de Educação (2006-2014), onde exerceu a vice-presidência da Câmara de Educação Básica (2012-2014).

Nomeada pela Presidenta Dilma Rousseff, foi membro da Comissão Executiva do Conselho Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social. Em maio de 2016, a Presidenta Dilma Rousseff a nomeou para um novo mandato.

A Professora Bebel é Presidenta licenciada da APEOESP (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo) e membro da Diretoria Executiva Nacional da Central Única dos Trabalhadores (CUT).

Integrou o Fórum Nacional de Educação e integra o Fórum Estadual de Educação (SP). Organizou o 1º Seminário Internacional sobre Avaliação da Educação, com participação do Chile, Argentina, Equador, Portugal e França. Foi Secretária Geral da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) entre 1997 e 1999, Presidenta da APEOESP (1999-2002, 2011-2014) e Vice-Presidenta entre 1996 e 1999.

Integrou as Comissões Organizadoras Nacionais da Conferência Nacional da Educação Básica (CONEB), Conferência Nacional da Educação (CONAE) de 2010; Conferência Nacional de Educação (CONAE) de 2014. É membro da Rede de Pesquisa da Internacional da Educação (IE).

Como Conselheira do Conselho Nacional de Educação elaborou pareceres e resoluções, homologados pelos Ministros da Educação Fernando Haddad e Aloizio Mercadante. Participou de dezenas de seminários, congressos e conferências nacionais e internacionais sobre Educação, atuando também como palestrante. Tem diversos artigos em publicações como Folha de São Paulo, Estadão, Le Monde Diplomatique, Viomundo e Brasil247.

 

COMENTÁRIOS

POSTS RELACIONADOS