Claudete Costa

Claudete Costa 13772

Claudete Costa, mulher, negra, mãe de três filhos, cristã, moradora da Cidade de Deus, viveu em situação de rua na infância e adolescência. Sobrevivente da chacina da Candelária, começou a coletar materiais recicláveis aos 10 anos, para ajudar na renda de sua família, e fez da coleta seletiva sua vida.

Entrou para a cooperativa de catadores CoopRVE, onde foi eleita presidenta, sendo também, escolhida a primeira mulher representante do Movimento Nacional dos Catadores no Rio de Janeiro – MNCR/RJ. Desde que foi eleita representante, em 2013, a categoria conseguiu alguns avanços, como a prestação de serviços de coleta seletiva na copa do mundo em 2014 e nos jogos olímpicos Rio 2016.

Suas ações têm como objetivo o reconhecimento do trabalho dos catadores, sua inclusão socioeconômica e remuneração pelos serviços prestados, fortalecimento da participação de Empreendimentos de Economia e a criação de centros de Economia Solidária no Estado do Rio de Janeiro.

Defende o fim do racismo e sexismo em todos os ambientes e trabalha para que as universidades ampliem o debate e a pesquisa sobre PopRua e dar maior prioridade para a inclusão dos sem teto na política de habitação.

COMENTÁRIOS

POSTS RELACIONADOS