Aniversário de Lula motiva atividades no Brasil e no mundo

As atividades do aniversário de 75 anos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva já começam no dia 24 e vão até o dia 27, dia que ele nasceu e que será o mote para a realização uma série de atividades dentro e fora do Brasil com o intuito de celebrar a vida e a contribuição histórica de Lula, mas também de desejar liberdade plena e a restituição de seus direitos, com o fim dos processos ilegais que o perseguem.

do site Lula livre

As atividades do aniversário de 75 anos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (Lula) já começam no dia 24 e vão até o dia 27, dia que ele nasceu e que será o mote para a realização uma série de atividades dentro e fora do Brasil com o intuito de celebrar a vida e a contribuição histórica de Lula, mas também de desejar liberdade plena e a restituição de seus direitos, com o fim dos processos ilegais que o perseguem.

No Brasil, ativistas estão organizando ações nas redes e nas ruas como oportunidade para desejar o que ele mais deseja: que o Brasil fique livre do coronavírus e de Bolsonaro, mas também que ele possa ter sua liberdade plena e seus direitos políticos.

Já no exterior, a chamado para o Lula Day faz alusão ao já consagrado “Mandela Day” e foi organizado pela primeira vez em 2019, quando Lula ainda estava preso em Curitiba. Este ano, atividades organizadas pelos Comitês Lula Livre, núcleos do PT e coletivos variados em doze países animam o evento global, com muita arte, cultura, debate político e lutas a partir deste sábado, 24.

Ação nas redes

No mundo e no Brasil a agitação nas redes sociais já começou, com uma campanha de envios de vídeos de felicitações para Lula pelo aniversário com as tags #ParabensLula e #Lula75Anos. Estes conteúdos serão parte da mobilização nas redes no dia 27, que conta ainda com algumas atividades presenciais pelo país, sempre seguindo todas as recomendações sanitárias em função da pandemia.

No final do dia 27, um programa especial “Aniversário de Lula” será realizado nas redes do Comitê, do Instituto Lula, do PT e outros parceiros sobre a vida do ex-presidente.

O jornalista Fernando Morais e o fotógrafo Ricardo Stuckert também estão produzindo um vídeo com Lula falando sobre diferentes assuntos e situações que enfrentou durante toda a sua trajetória em comemoração ao aniversário .

Confira a programação completa do aniversário e se não constar a sua cidade, programe uma atividade e envie as informações para gente.

Dia 24, sábado

A programação global do Lula Day (aniversário) se inicia na Catalunha, com atividades envolvendo a militância local em defesa de Lula Livre.

No Brasil, já começam as primeiras manifestações: em Santa Catarina, tem ato “Anula STF” com faixas na Catedral e depois na ponte Hercílio Luz. Ainda vão soltar pipas com a tag #AnulaSTF.

Em São Paulo, o Coletivo dos Comitês pela Democracia e por Lula Livre (CCD-LL) e o Coletivo CorAção Lula Livre irão fazer projeções com imagens em homenagem a Lula e por Lula Livre #AnulaSTF, na zona Oeste da cidade, por ocasião de seu aniversário.

Dia 25, domingo

Em São Paulo, coletivos seguem animando as noites com projeções em homenagem ao ex-presidente e exigindo a entrada em pauta do habeas Corpus que corre no Supremo sobre a as irregularidades de Moro nos processos contra Lula.

Em Recife, o Pedal Lula Livre fará uma atividade com bolo e parabéns na Várzea/Vila Arraes.

Em Ravenna, na Itália, Como parte da abertura das atividades do Lula Day, o Comitê Lula Day Ravenna realiza um encontro na Piazza Dell Popolo com políticos locais e discussão sobre o lawfare contra Lula e sobre os ataques contra a democracia no Brasil.

Na China, o Núcleo do PT China realiza uma apresentação virtual sobre comunicação e cooperação intercultural no contexto Brasil-China, abordando o papel de Lula nas relações entre os dois países durante seus governos.

Em Nova York, acontecem três atividades. No dia 25, o coletivo ALERTA-NYC fará uma entrevista com os jornalistas Brian Meir (Geógrafo, escritor, correspondente da Telesur, editor do Brasilwire, e apresentador no 247) e David Griscom (comentador político no The Michael Brooks Show e Jacobin). A Amsterdam Collective Casa de Cultura, em Harlem, apresentará na sequência a Segunda Exibição Anual Lula Day-Arte e Resistência. Com a curadoria de Alerta NYC e Casa de Cultura Harlem o show traça um paralelo entre a história do Brasil e Estados Unidos. E para encerrar a programação, a Tropa de Palhaços de 5ª, do Rio de Janeiro, vai celebrar o LULA DAY com a sua performance Parlamento Popular.

Na Suíça, o Comitê Lula Livre Genebra realiza a Homenagem ao Legado e Resistência Internacional pela Plena Liberdade de Lula. A atividade virtual conta com Paulo Pimenta, deputado federal do PT, Fernando Lopes, metalúrgico (CUT), Gliceria Tupinambá, professora e ativista da aldeia Serra do Padeiro, Lusmarina Campos Garcia, teóloga eco-feminista e pastora luterana, Suzete De Paiva Kourliandsky, da associação Almaa Paris e Valter Sanches, secretario Geral de IndustriAll Global Union desde Genebra.

Na Espanha, respeitando todas as orientações das autoridades locais sobre a prevenção da Covid-19, haverá um ato em apoio à recuperação dos direitos políticos de Lula com músicas de protestos da artista e ativista Vanessa Borhagian, dança regional, sorteio de livros e aquarela do artista plástico Guillermo Von Plocki.

Dia 26, segunda-feira

No Brasil, além das projeções com imagens iluminando os prédios continuarem nas noites paulistanas, acontece a Live do Conde, na TV 247, especial sobre o histórico e a resistência da Vigília Lula Livre, que esteve firme nos 580 dias em que Lula se manteve encarcerado na Polícia Federal de Curitiba.

Na Bélgica, a artista plástica Inêz Oludé da Silva apresentará virtualmente o projeto/calendário perpétuo “1000 Pássaros para Lula” e “Poemas para a Paz”, uma homenagem às crianças “sem terrinha” (do MST) e “sem casinha” (do MTST).

Em Israel, o Comitê Lula Livre realiza entrevista com Eitay Mack, ativista e advogado de direitos humanos, na passagem do Lula Day.

Dia 27, terça-feira, Lula Day, aniversário do Lula

Atividades pelo mundo:

Nos EUA, o Coletivo BRADO-NY entrevista o escritor Fernando Morais, que escreve livro sobre a trajetória de Lula, e promove intervenção urbana com obras do fotógrafo Ricardo Stuckert.

Na Espanha, o Comitê Lula Libre Madrid convoca a o bate-papo “Lawfare”, com Gerardo Pisarello, jurista e vice-prefeito de Barcelona entire 2015 – 2019, Rafael Valim, jurista, e Gabriela Brochner, cientista política.

O Comite Lula Livre UK – FREE LULA do Reino Unido e o FIRMES da Espanha organizam um debate online com Enio Verri, líder do PT na Câmara, Paulo Pimenta, deputado federal PT, e Nathalia Urban, jornalista da TV 247. A Organização conta com o apoio do Comite Lula Livre England_Oxford, Brazil Liberation Front – Manchester, Brazil Solidarity Initiative, PT Londres e PT China.

Na Irlanda, o Núcleo PT Irlanda realiza a atividade “Lawfare – Vencer essa guerra para restabelecer a democracia!”, uma live com Wadih Damous, advogado de Lula, ex-presidente da OAB Rio de Janeiro.

Na Itália, o Comitê Italiano Lula Livre organiza debate virtual sobre a importância do poder legislativo para a democracia, com o jornalista Breno Altman, Preta Ferreira, artista e ativista, e Marco Consolo, líder do partido italiano Rifondazione Comunista. De forma presencial, o Núcleo PT Bolonha promove apresentação do músico Rogério Tavares, que cantará músicas de Chico Buarque em homenagem a Lula.

Atividades no Brasil:

Em Alagoas, a militância Lula Livre se reúne em ato simbólico em frente ao antigo Produban, com bolo, faixas e um boneco do Lula em tamanho real para estimular fotos que vão para as redes sociais.

No Distrito Federal, o Comitê DF Lula Livre realiza o Ato #AnulaSTF em frente ao Supremo, exigindo “vota logo HC”. Como em momentos anteriores, será no formato imagético, também com distribuição de máscaras com a tag #AnulaSTF.

No Espírito Santo, vai ter Serenata na sacada do hotel na Praça Vermelha, com oficinas entre 12h e 15h, telão com fotos do Lula no ES historicamente e muita música. Tem também “Faixaço” relâmpagos com megafone em vários pontos nos municípios de Cachoeiro do Itapemirim, Serra, Vila Velha, Cariacica, Viana, além de Vitória.

Em Goiânia, está previsto um ato com faixas por “Lula Livre” e “Anula STF” e megafone, em frente ao teatro Goiânia.

Porto Alegre prepara um grande abraço à distância ao aniversariante, organizando atividades nos municípios e regiões com divulgação nas redes com as tags #LulaInocente #AnulaSTF. Às 12h, no Largo Glênio Peres, ocorre um breve ato com os partidos, centrais, MST e outros movimentos com direito a falas, bolo e “Parabéns a você” pro Lula.

No Paraná, a militância dos comitês Lula Livre estão mobilizando vídeos para as ocupar massivamente as redes sociais com mensagens de celebração a Lula, mas desejando sua plena liberdade e a volta de seus direitos políticos e civis.

No Rio Grande do Norte vai rolar um Happy hour, a partir das 16 horas, com um Drive Thru entregando 200 fatias de bolo.

No Rio de Janeiro, vai ter comemoração em grande estilo, com bolo na praia do Flamengo

Em Santa Catarina, vai haver celebração de 1 ano do Festival Lula Livre SC e muito engajamento nas redes com vídeos de personalidades e candidatos por Lula Livre.

Em São Paulo a programação acontece na capital e no interior. Haverá uma live Sarau Lula Livre às 16hs, organizada pelo Comitê Jabaquara. As projeções do CCD-LL e Coletivo CorAção encerram o dia na capital paulista.

Em Jundiaí, tem Ato na Barão, em frente do Santander, com direito a bolo e bexigas vermelhas. Além de assistirem vídeos do Lula, os militantes vão ouvir musica e cantar parabéns em plena rua.

Em Piracicaba, o Comitê realiza panfletagem no Terminal Central de Integração, com participação de candidatos e celebrando a vida e a liberdade para Lula.

Em Marília, haverá ato com plantio de árvore, homenageando Lula, seu aniversário, sua futura e próxima liberdade, com palavras de ordem como #AnulaSTF, #LulaLivre e #LulaInocente.

Em Mogi Mirim, tem muito ativismo digital do dia 22 ao dia 27 e outros Comitês também já se somam no envio de vídeos, como Ilhabela, Comitê Rua João Moura, Comitê de Santos Célia e Carlos Riesco e o Conselho Municipal Lula Livre SP.

Na Baixada Santista, militantes celebram com bolos em casa preservando as regras de distanciamento social, mas animados e em luta por Lula Livre e “Anula STF”, com agitação das fotos nas redes sociais.

Em São José do Rio Preto, vai ter mobilizações nas redes com as tags #ParabensLula #GratidãoParaLula, bem como coleta de vídeos nos bairros da cidade com felicitações para Lula.

Em Marília, cidade do interior de São Paulo, haverá plantio de árvore. “Vamos comemorar esta data plantando uma árvore que significa vida, renascimento, num parque com o simbólico nome de “Amor e Liberdade”, disse a liderança do Comitê.

Homenagem ao Presidente Lula dos coletivos que lutaram pela sua liberdade

COMENTÁRIOS

Uma resposta

POSTS RELACIONADOS