Projeto Futuro do Presente, Presente do Futuro #46 – Kadu Xucuru: AldeiaFavela

Kadu Xucuru apresenta o 46º ensaio do Projeto Futuro do Presente, Presente do Futuro - Imagens que narram nossa história
Kadu Xucuru
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

AldeiaFavela

1. Toype

Toype na nossa língua originária significa Ancestral, e essa obra representa muito isso para mim pois acompanha minhas duas avós, herdeiras do que a colonização não conseguiu destruir.

2. Rainhas do Juremá

Rainhas do Juremá é uma releitura da obra Queen Nanny of the Marrocos de Roger Ballen, representando a força das mulheres indígenas.

3. Tapuyas no Fim do Mundo 1

O mundo nunca mais foi o mesmo pós pandemia, mas está começando a voltar ao normal agora. 

4. Tapuyas no Fim do Mundo 2  

O mundo nunca mais foi o mesmo pós pandemia, mas está começando a voltar ao normal agora. 

5. Favela Vive

A obra se passa em um futuro próximo e narra a trajetória de um Indígena Puri do Rio de Janeiro. Salve a resistência do Povo Puri!

6. Falcão

A sentinela observa a Favela e seus arredores dia após dia, visando antecipar uma possível invasão de inimigos ao seu território.

7. Aliança

Um casal indígena resistindo ao mundo pandêmico e usando a força de suas ancestralidades para sobreviver.

8. Avance

Rubenita do Povo Wassú-Cocal está candidata a vereadora de Jaboatão dos Guararapes. No universo da obra ela representa um futuro no qual corpos Indígenas ocupam espaços de poder e utilizam eles para trazer mudanças efetivas para os Povos Originários desse país. 

9. Xukuru Raytec

Guiada pela natureza, guiada por Tamain. Segue a jovem Xukuru a procura da cura para a Covid-19.

10. Guardiã Assim como Malunguinho, a kaboka Ane guarda o portal entre os mundos.

Kadu Xucuru
Kadu Xucuru
Kadu Xucuru
Kadu Xucuru
Kadu Xucuru
Kadu Xucuru
Kadu Xucuru
Kadu Xucuru
Kadu Xucuru
Kadu Xucuru

.

Minibio

Me chamo Kadu Xukuru, tenho 24 anos, pertenço ao Povo Xukuru do Ororubá. Fotógrafo e designer, utilizo a junção de ambas as áreas para criar obras com uma perspectiva decolonial, onde narro um futuro no qual estamos vivos e somos protagonistas de nossas histórias. AldeiaFavela é um desses trabalhos.

.

Conheça mais sobre o artista:

https://www.instagram.com/kaduxukuru/

https://www.behance.net/caduxukuru

https://seteestrelo.com/galeria/

.

O projeto Futuro do Presente, Presente do Futuro é um projeto dos Jornalistas Livres, a partir de uma ideia do artista e jornalista livre Sato do Brasil. Um espaço de ensaios fotográficos e imagéticos sobre esses tempos de pandemia, vividos sob o signo abissal de um governo inumanista onde começamos a vislumbrar um porvir desconhecido, isolado, estranho mas também louco e visionário. Nessa fresta de tempo, convidamos os criadores das imagens de nosso tempo, trazer seus ensaios, seus pensamentos de mundo, suas críticas, seus sonhos, sua visão da vida. Quem quiser participar, conversamos. Vamos nessa! Trazer um respiro nesse isolamento precário de abraços e encontros. Podem ser imagens revistas de um tempo de memória, documentação desses dias de novas relações, uma ideia do que teremos daqui pra frente. Uma fresta entre passado, futuro e presente.

Outros ensaios deste projeto: https://jornalistaslivres.org/?s=futuro+do+presente

COMENTÁRIOS

POSTS RELACIONADOS

>