Projeto Futuro do Presente, Presente do Futuro #65 – Malu Ornelas: Ela Resiste

Malu Ornelas apresenta o 65º ensaio do Projeto Futuro do Presente, Presente do Futuro - Imagens que narram nossa história
Ela Resiste Leticia

Ela Resiste

Um pequeno reconhecimento para todas as mulheres que muitas vezes permanecem anônimas, mas que lutam dia após dia para a construção de um mundo melhor.

Mulheres engajadas capazes de inspirar importantes transformações sociais. Sejam por suas ideias ou atitudes, quebrando paradigmas e influenciando a mudança do pensamento de muita gente.

Mulheres que iluminam a luta, o trabalho, a arte, a ciência, a vida. Protagonistas de superações, sororidade, transformações e conquistas.

Promovem a inclusão social, lutam por igualdade, justiça e respeito.  Acolhem pessoas em situação de vulnerabilidade e são incansáveis no combate a violência contra mulher.

Todos os dias, milhões de brasileiros sofrem violações de direitos humanos, mas essas mulheres cheias de esperança fazem a diferença, cidadãs ativas na construção de um mundo mais justo.

São exemplos de empoderamento feminino, conscientes, independentes e seguras. E o que essas mulheres têm em comum? A resistência!

“Existem mulheres fortes e existem mulheres que ainda não descobriram a sua força.”

(Anônimo)

Retratos em preto e branco de mulheres de nossa comunidade que resistem, lutam, reivindicam e mudam o mundo ao seu redor. Mulheres incríveis que sonham, resistem e lutam por elas e por todas. 

Resgatar a história e conhecer o protagonismo de mulheres que resistem, é motivo de celebração e esperança, é criar condições para avanços significativo nas lutas por igualdade, justiça e respeito.

Ela Resiste Benedita
Ela Resiste Dora
Ela Resiste Edna
Ela Resiste Eduarda
Ela Resiste Caroline
Ela Resiste Marina
Ela Resiste Césia
Ela Resiste Cléo
Ela Resiste Laís
Ela Resiste Katia
Ela Resiste Dani
Ela Resiste Leticia
Ela Resiste Maria Helena
Ela Resiste Cissa
Ela Resiste Rita
Ela Resiste Mayara
Ela Resiste Marly
Ela Resiste - Miriã
Ela Resiste Nora
Ela Resiste Biatriz
Ela Resiste Pietra
Ela Resiste Wunzerum
Ela Resiste Rosilda
Ela Resiste Luci

.

O projeto Ela Resiste

Malu Ornelas:  fotografia

Maria Pia Ornelas: maquiagem

Lilian Ornelas e Murilo Murback: assistentes

.

Para conhecer mais o trabalho

www.maluornelas.com

https://www.facebook.com/maluornelasfotografia

https://www.instagram.com/maluornelasfotografia/

.

O projeto Futuro do Presente, Presente do Futuro é um projeto dos Jornalistas Livres, a partir de uma ideia do artista e jornalista livre Sato do Brasil. Um espaço de ensaios fotográficos e imagéticos sobre esses tempos de pandemia, vividos sob o signo abissal de um governo inumanista onde começamos a vislumbrar um porvir desconhecido, isolado, estranho mas também louco e visionário. Nessa fresta de tempo, convidamos os criadores das imagens de nosso tempo, trazer seus ensaios, seus pensamentos de mundo, suas críticas, seus sonhos, sua visão da vida. Quem quiser participar, conversamos. Vamos nessa! Trazer um respiro nesse isolamento precário de abraços e encontros. Podem ser imagens revistas de um tempo de memória, documentação desses dias de novas relações, uma ideia do que teremos daqui pra frente. Uma fresta entre passado, futuro e presente.

Outros ensaios deste projeto: https://jornalistaslivres.org/?s=futuro+do+presente

COMENTÁRIOS

POSTS RELACIONADOS

A poeta e o monstro

A poeta e o monstro

“A poeta e o monstro” é o primeiro texto de uma série de contos de terror em que o Café com Muriçoca te desafia a descobrir o que é memória e o que é autoficção nas histórias contadas pela autora. Te convidamos também a refletir sobre o que pode ser mais assustador na vida de uma criança: monstros comedores de cérebro ou o rondar da fome, lobisomens ou maus tratos a animais, fantasmas ou abusadores infantis?

110 anos de Carolina Maria de Jesus

O Café com Muriçoca de hoje celebra os 110 anos de nascimento da grande escritora Carolina Maria de Jesus e faz a seguinte pergunta: o que vocês diriam a ela?

Quem vê corpo não vê coração. Na crônica de hoje falamos sobre desigualdade social e doença mental na classe trabalhadora.

Desigualdade social e doença mental

Quem vê corpo não vê coração.
Na crônica de hoje falamos sobre desigualdade social e doença mental. Sobre como a população pobre brasileira vem sofrendo com a fome, a má distribuição de renda e os efeitos disso tudo em nossa saúde.

Cultura não é perfumaria

Cultura não é vagabundagem

No extinto Reino de Internetlândia, então dividido em castas, gente fazedora de arte e tratadas como vagabundas, decidem entrar em greve.

Macetando e nocegando no apocalipse

Macetando e nocegando

O Café com Muriçoca de hoje volta ao extinto Reino de Internetlândia e descobre que foi macetando e nocegando que boa parte do povo, afinal, sobreviveu ao apocalipse.