Projeto Futuro do Presente, Presente do Futuro #65 – Malu Ornelas: Ela Resiste

Malu Ornelas apresenta o 65º ensaio do Projeto Futuro do Presente, Presente do Futuro - Imagens que narram nossa história
Ela Resiste Leticia

Ela Resiste

Um pequeno reconhecimento para todas as mulheres que muitas vezes permanecem anônimas, mas que lutam dia após dia para a construção de um mundo melhor.

Mulheres engajadas capazes de inspirar importantes transformações sociais. Sejam por suas ideias ou atitudes, quebrando paradigmas e influenciando a mudança do pensamento de muita gente.

Mulheres que iluminam a luta, o trabalho, a arte, a ciência, a vida. Protagonistas de superações, sororidade, transformações e conquistas.

Promovem a inclusão social, lutam por igualdade, justiça e respeito.  Acolhem pessoas em situação de vulnerabilidade e são incansáveis no combate a violência contra mulher.

Todos os dias, milhões de brasileiros sofrem violações de direitos humanos, mas essas mulheres cheias de esperança fazem a diferença, cidadãs ativas na construção de um mundo mais justo.

São exemplos de empoderamento feminino, conscientes, independentes e seguras. E o que essas mulheres têm em comum? A resistência!

“Existem mulheres fortes e existem mulheres que ainda não descobriram a sua força.”

(Anônimo)

Retratos em preto e branco de mulheres de nossa comunidade que resistem, lutam, reivindicam e mudam o mundo ao seu redor. Mulheres incríveis que sonham, resistem e lutam por elas e por todas. 

Resgatar a história e conhecer o protagonismo de mulheres que resistem, é motivo de celebração e esperança, é criar condições para avanços significativo nas lutas por igualdade, justiça e respeito.

Ela Resiste Benedita
Ela Resiste Dora
Ela Resiste Edna
Ela Resiste Eduarda
Ela Resiste Caroline
Ela Resiste Marina
Ela Resiste Césia
Ela Resiste Cléo
Ela Resiste Laís
Ela Resiste Katia
Ela Resiste Dani
Ela Resiste Leticia
Ela Resiste Maria Helena
Ela Resiste Cissa
Ela Resiste Rita
Ela Resiste Mayara
Ela Resiste Marly
Ela Resiste - Miriã
Ela Resiste Nora
Ela Resiste Biatriz
Ela Resiste Pietra
Ela Resiste Wunzerum
Ela Resiste Rosilda
Ela Resiste Luci

.

O projeto Ela Resiste

Malu Ornelas:  fotografia

Maria Pia Ornelas: maquiagem

Lilian Ornelas e Murilo Murback: assistentes

.

Para conhecer mais o trabalho

www.maluornelas.com

https://www.facebook.com/maluornelasfotografia

https://www.instagram.com/maluornelasfotografia/

.

O projeto Futuro do Presente, Presente do Futuro é um projeto dos Jornalistas Livres, a partir de uma ideia do artista e jornalista livre Sato do Brasil. Um espaço de ensaios fotográficos e imagéticos sobre esses tempos de pandemia, vividos sob o signo abissal de um governo inumanista onde começamos a vislumbrar um porvir desconhecido, isolado, estranho mas também louco e visionário. Nessa fresta de tempo, convidamos os criadores das imagens de nosso tempo, trazer seus ensaios, seus pensamentos de mundo, suas críticas, seus sonhos, sua visão da vida. Quem quiser participar, conversamos. Vamos nessa! Trazer um respiro nesse isolamento precário de abraços e encontros. Podem ser imagens revistas de um tempo de memória, documentação desses dias de novas relações, uma ideia do que teremos daqui pra frente. Uma fresta entre passado, futuro e presente.

Outros ensaios deste projeto: https://jornalistaslivres.org/?s=futuro+do+presente

COMENTÁRIOS

POSTS RELACIONADOS

Na medula do verbo

Na medula do verbo

Hoje, o Café com Muriçoca traz a recomendação de leitura da obra “Na medula do verbo”, de Michel Yakini-Iman.

Jornalistas Livres Entrevista: Maria Marighella

JL entrevista Maria Marighella, indicada nova presidenta da Funarte. Ela fala do desafio de participar do processo de reconstrução das políticas públicas culturais no Brasil pós-Bolsonaro

Hoje Maria Marighella é a entrevistada no Programa JORNALISTAS LIVRES ENTREVISTA. Atriz, mãe, militante e produtora cultural. Herdeira de uma família de tradição militante. Maria

Quem segura essa quebrada

Quem segura essa quebrada?

O Café com Muriçoca de hoje traz duas indicações de livros: “Viela Ensanguentada”, de Wesley Barbosa, e “O Pé que ficou naquela estação”, de Nina Barbosa.