Projeto Futuro do Presente, Presente do Futuro #31 – Nadira Yanez: Destruição e Construção

Nadira Yanez apresenta o 31º ensaio do Projeto Futuro do Presente, Presente do Futuro - Imagens que narram nossa história
Nadira Yañez

Destruição e construção é a primeira série da obra “Entre sonhos”. A performance consistiu em enrolar o meu rosto com um barbante vermelho até que o meu rosto ficasse irreconhecível para depois desenrolá-lo. 

Entre sonhos parte de imagens oníricas acessadas em sonho ou em período de vigília durante um processo de luto e confinamento. No final de abril, perdi alguém muito próximo, um grande amigo e companheiro que resolveu deixar de viver esta realidade. Um artista com uma grande sensibilidade, amado por todos os que o rodeavam. A primeira reação durante o processo foi o medo de dormir. Medo do que a minha imaginação poderia criar a partir do que tinha vivido. Nos primeiros dias, dormi duas, três horas e sem sonhos. Os sonhos começaram a chegar aos poucos. Passei a sonhar muito, três ou mais sonhos por noite, dos quais acordava assustada. Neles, eu o encontrava e conversava com ele. Não entendia que estava sonhando, minha mente encontrava maneiras de solucionar a partida. Em um deles, sonhei que havia um “erro médico” e que ele estava vivo. Em outro eu conversava com ele e perguntava a uma amiga se ela também o via, ela dizia que não.

O segundo momento do luto se encaminhou de outra maneira, não estava mais focado na perda. Mas em um processo oscilatório. Entre um desgaste movido por culpa e momentos de grande entusiasmo com a vida. Um evento de tamanha dimensão, apesar das dificuldades, se tornou um motor de crescimento. Um propulsor para uma compreensão mais rica em relação à vida. As performances foram uma maneira de representar esta nova dimensão que estava vivendo em sonhos e que a civilização tolteca chamava de “segunda atenção”. Um lugar de grande conexão e que extrapola os limites da razão.

.

Nadira Yañez
Nadira Yañez
Nadira Yañez
Nadira Yañez
Nadira Yañez
Nadira Yañez
Nadira Yañez
Nadira Yañez
Nadira Yañez
Nadira Yañez
Nadira Yañez
Nadira Yañez
Nadira Yañez
Nadira Yañez
Nadira Yañez
Nadira Yañez
Nadira Yañez
Nadira Yañez
Nadira Yañez
Nadira Yañez

.

Idealização e direção: Nadira Yanez / fotografia: Beatriz Zilberman

.

Nadira Yanez é artista visual e designer. Sua pesquisa atual está focava na relação entre o universo simbólico dos sonhos e experiências artísticas. Realiza um estudo teórico sobre o universo onírico explorando diversas abordagens e em paralelo desenvolve um estudo de imagem em que usa o corpo como suporte para performances.

.

Conheça mais do trabalho da artista:

https://www.instagram.com/nadirayanez/

.

O projeto Futuro do Presente, Presente do Futuro é um projeto dos Jornalistas Livres, a partir de uma ideia do artista e jornalista livre Sato do Brasil. Um espaço de ensaios fotográficos e imagéticos sobre esses tempos de pandemia, vividos sob o signo abissal de um governo inumanista onde começamos a vislumbrar um porvir desconhecido, isolado, estranho mas também louco e visionário. Nessa fresta de tempo, convidamos os criadores das imagens de nosso tempo, trazer seus ensaios, seus pensamentos de mundo, suas críticas, seus sonhos, sua visão da vida. Quem quiser participar, conversamos. Vamos nessa! Trazer um respiro nesse isolamento precário de abraços e encontros. Podem ser imagens revistas de um tempo de memória, documentação desses dias de novas relações, uma ideia do que teremos daqui pra frente. Uma fresta entre passado, futuro e presente.

Outros ensaios deste projeto: https://jornalistaslivres.org/?s=futuro+do+presente

COMENTÁRIOS

POSTS RELACIONADOS

A POSSE, COMO CULTURA

Augusto Boal (in memoriam 2002) nos lembra a importância da ocupação das ruas e espaços públicos pela cultura. E por meio dela, transmitir pelos sentidos – e não só pela razão – a transformação de palavras e promessas.