CURIOSIDADES DA RÚSSIA: São Petersburgo

Da Gazeta Laika

Amanhã a seleção brasileira joga contra a Costa Rica em São Petersburgo. A segunda maior cidade da Rússia já foi a capital do país entre 1713 e 1918. Assim como Brasília, São Petersburgo foi construída com a intenção de ser a nova capital do país. Porém, ao contrário do que aconteceu no Brasil, o objetivo não era isolar a capital, levando para longe do litoral, e, sim, o oposto. Levando o centro de poder do país para as margens do Rio Neva, na entrada do Golfo da Finlândia, o czar Pedro, o Grande, pretendia ter uma saída para o mar com uma marinha eficiente e, principalmente, se aproximar da Europa, geográfica e culturalmente.

Essa aproximação com a Europa visava afastar a Rússia do modo e das maneiras asiáticas, consideradas “atrasadas” pelo czar. Para se ter uma ideia, Pedro chegou a criar a “Lei da Barba”, na qual os nobres eram obrigados a pagar impostos se quisessem usar barbas longas, um costume considerado asiático.

São Petersburgo foi fundada em 1703 e construída com inspiração em Amsterdã, cidade na qual Pedro, o Grande, viveu por alguns anos. O curioso é que o czar viveu disfarçado de plebeu para trabalhar na marinha holandesa e aprender as técnicas de construção de navios para levar a tecnologia à Rússia.

A cidade de São Petersburgo foi plano de fundo para muitas histórias de célebres escritores russos, entre eles Fiódor Dostoiévski. Em romances como “Crime e Castigo” e “Noites Brancas” ele descreve a então capital russa com muitos detalhes, e as tramas se desenrolam entre os canais e os becos da cidade. São obras imperdíveis para quem gosta de boa literatura.

COMENTÁRIOS

Uma resposta

  1. Conheci São Petersburgo através de Dosteievski, por isso achei que o sol não brilhava nessa cidade, como hoje vi durante a partida.

    Noites Brancas é tristíssimo. Penso na história todo Natal, desejando menos hipocrisia nessa data.

POSTS RELACIONADOS

O Mundial amaldiçoado

Copa do Qatar é da família real, com 6.751 trabalhadores imigrantes
mortos para concretizar a festa do futebol

Craque dentro e fora do campo

O centroavante Richarlison ganhou cerca de 4 milhões de seguidores em seu Instagram após fazer os dois gols na vitória do Brasil contra a Sérvia.