CURIOSIDADES DA RÚSSIA: o metrô de Moscou

Da Gazeta Laika

O vídeo da torcida do Brasil que viralizou nas redes mostra os brasileiros cantando em uma estação de metrô em Moscou. O vídeo chama a atenção não apenas pela empolgação e os novos cantos da torcida brasileira, mas também pela beleza da estação moscovita, que não passa despercebida.

Com 80 anos de existência, o metrô de Moscou é considerado um dos mais bonitos e eficientes do mundo. É responsável pelo deslocamento diário de 9,2 milhões de pessoas e a rede metroviária contempla praticamente toda a cidade, com 12 linhas e 196 estações. São 327,5 km de extensão dos trilhos, quatro vezes maior do que o de São Paulo. A rede também é muito eficiente e o tempo médio de espera para um trem é de 90 segundos, diminuindo para 60 nos horários de pico. Mesmo com muitos trens antigos da década de 60/70, as linhas não deixam de ser modernas, disponibilizando, por exemplo, Wi-Fi grátis para os passageiros.

Além da eficiência, o metrô é conhecido como o “palácio do povo” e suas estações são extremamente bonitas e luxuosas. Parte dos projetos do primeiro plano quinquenal de Stalin, o metrô começou a ser construído em dezembro de 1931, com o intuito de ser a vitrine das conquistas do socialismo, dos trabalhadores e dos camponeses. Por isso foi pedido aos arquitetos que projetassem estações extravagantes, grandiosas que apontassem para o futuro radiante da nação. Por isso as estações contam com mosaicos, afrescos, pinturas e esculturas que enfeitam esse mundo subterrâneo, retratando a temática heróica da revolução de outubro, a defesa da pátria e o estilo de vida soviética.

As estações de metrô foram usadas como abrigo durante a Segunda Guerra Mundial e já foram construídas pensando em ser, em caso de necessidade, abrigo anti-bombas. É por isso que elas são extremamente profundas, com escadas rolantes que parecem que não vão acabar jamais.

Estação Taganskaya

COMENTÁRIOS

POSTS RELACIONADOS

O Mundial amaldiçoado

Copa do Qatar é da família real, com 6.751 trabalhadores imigrantes
mortos para concretizar a festa do futebol