O PERIGO DE TER O BODE NA SALA

Charge de Aroeira

 

RODRIGO PEREZ OLIVEIRA, professor de Teoria da História na Universidade Federal da Bahia

 

Convido o leitor e a leitora a um exercício de imaginação: feche os olhos e imagine um bode aí no meio da sala, berrando, fazendo xixi e coco. Um bode bem no meio da sala de vocês, naquele lugar sagrado entre a poltrona e a TV.

Imaginaram??

Agora, pense naquele problema estrutural que sempre te incomodou no seu apartamento, na sua casa.

O piso de taco que solta toda hora e suja tudo. A infiltração que tá quase derrubando a parede do banheiro. A textura brega, verde, que o antigo morador fez e, sabe Deus por quê, achou que ficou bonito. O tamanho do boxe, que transforma seu banho num suplício. O sanitário meio encardido, amarelado, sempre com aparência de estar mijado.

Tudo isso seria problema menor, quase nada, se um bode estivesse mesmo estacionado na sua sala.

Essa é a metáfora perfeita para entendermos o que tá em jogo naquela que foi a principal polêmica desta última semana, especialmente dentro do campo das esquerdas.

Começou a ser ventilada a hipótese de uma “frente ampla”, reunindo a oposição ao bolsonarismo, o que envolveria, naturalmente, o PT, o maior partido da oposição. Algumas lideranças, como Ciro Gomes, afirmaram que o PT deve, sim, participar da frente ampla, mas de forma silenciosa, em virtude do “anti-petismo”.

O PT deveria também abrir mão da agenda “Lula livre”, impopular, segundo Ciro, e cerrar fileiras ao lado daqueles que participaram do impeachment de Dilma Rousseff, evento que os petistas qualificam como um “golpe parlamentar”.

Se aliar a golpistas e abrir mão da defesa daquele que é internacionalmente reconhecido como um preso político. Por quê? Pra combater o bolsonarismo. Qualquer concessão é legítima se o objetivo for combater o bolsonarismo. O argumento faz sentido, não posso negar.

De fato, Bolsonaro é uma ameaça ao Brasil, à soberania nacional. Cada vez mais os efeitos do bolsonarismo se tornam mais destrutivos e não reversíveis no curto e no médio prazos. É preciso fazer algo, é preciso resistir e pra isso é necessário reunir o maior número de pessoas possível, de diferentes tendências ideológicas, todas irmanadas pela oposição ao bolsonarismo. Isso é frente ampla.

Para que a frente ampla seja viável, sua agenda deve ser reduzida ao mínimo: a oposição a Bolsonaro. Não dá pra debater a reforma da previdência, a reforma trabalhista, a PEC dos gastos, pois isso afastaria as frações do mercado que não gostam de Bolsonaro e que poderiam integrar a frente ampla.

Não se discute lawfare e a prisão política de Lula, pois isso afastaria os setores anti-lulistas que também não gostam de Bolsonaro. Sem essa galera aí, a frente não seria tão ampla assim.

Diante de Bolsonaro, parece ser problema menor, dizem os defensores da frente ampla. Poderíamos levar o argumento mais longe.

A ditadura militar, com Geisel, criou o Sistema Nacional de Pós-Graduação, que hoje estrutura a produção científica brasileira. Os ditadores tiveram uma visão estratégica da universidade, fortaleceram a pesquisa científica. Diante de Bolsonaro, a ditadura militar até teve seus méritos.

Temer não atacou os direitos humanos. Cortou verba das universidades (Dilma também), mas não fez perseguição ideológica. Não interferiu na nomeação de reitores. Não coagiu professores, não disse que primeira dama de outro país é mulher feia. Temer pode até ser golpista, mas perto de Bolsonaro, vamos combinar, é sujeito razoável. Tão fofo, tão educado com aquelas mesóclises.

Como Bolsonaro é o paroxismo do absurdo, desenvolvemos a estranha capacidade de tolerar outros absurdos, que nem mais parecem ser tão absurdos assim.

Enquanto isso, privatistas, rentistas, golpistas, destruidores de direitos sociais posam como defensores da democracia, da civilização e reivindicam seu lugar na “frente ampla”.

Realmente, não sei se o PT deve apoiar esse projeto de frente ampla nos termos em que foram propostos por Ciro Gomes. Não tenho opinião formada sobre assunto.

Só sei que, em política, a pior coisa é o ter o bode na sala.

 

Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Jornalistas Livres

COMENTÁRIOS

23 respostas

  1. Eu imagino tudo em nosso redor
    Muita sujeira,,,,,coisas erradas entre politicos e miséria, ,,fome por causa dos grandes e conflitos entre pessoas principalmente as mais pobres por falta de dinheiro

  2. O bode na sala não é pior que Ciro Gomes. Ele deveria ter combatido o Bolsonaro antes de ser eleito. Agora que a merda está no meio da sala com o bode ou sem o bode vai cheirar mal.e continuar a reunir as moscas que pra combater o PT elegeram Bolsonaro. È melhor que Bolsonaro fique.. Os mesmos golpistas que agiram contra Dilma agora querem novo golpe.Apoiar golpistas que se deram mal colocando o bode na sala é o mesmo que combater bandido com outros bandidos. Chega de coisa ruim.

  3. “Se aliar a golpistas e abrir mão da defesa daquele que é internacionalmente reconhecido como um preso político” Pro PT é fácil, pelo menos se aliar aos golpistas, foi isso que fizeram no nordeste ano passado nas eleições.

  4. À tempos fiz um comentario mais ou menos assim, em uma pagina social, e agora vejo aqui alguma coisa sobre o asunto (Um bode naq sala ) kkkkk, mas o povo brasileiro acordou, este bode esta ferrado .

  5. Não pode bater na destruição da previdência, não pode bater na destruição dos direito trabalhistas, não pode bater no deus mercado, então resta somente uma frente ampla de ovelhas, com um lobo a frente(ciro)

  6. Matéria tendenciosa é típica de quem é esquerdista e vive pregando #LULALIVRE, só que: o ladrão de nove dedos continua PRESO babaca!!

  7. Frente sem PT não existe e Ciro tem que baixar a bola . Não tem moral pra impor condições . O máximo que deveria fazer é tentar ajudar abrindo mão de sua prepotência .

  8. pelo texto parece mais que os jornalistas livres estão ” presos” a um determinismo bastante conhecido . . . ou é com a nossa narrativa ou não é nada . . . mais do mesmo, o pt se recusa a mudar, depois quando estiver no lugar do psdb ( um partido que já existiu no brasil e que já ganhou eleições) vai ser tarde . . .

  9. Pois é…que frente ampla é essa, que aprova tudo que o bozo propõe? Que frente ampla é essa, que participou ( e participa) ativamente do governo bozo? Isso mais parece frente ampla para enfraquecer ainda mais a esquerda.

  10. Sou pt por ser trabalhadora
    Mas acho que o bode é deles é quem pariu Mateus que o crie
    Perdemos muito desde 2014
    Quando começou as Pautas Bombas do congresso, e a lava jato que só vinha ao caso se fosse do PT
    Então Lula livre já

  11. Certeza k não vinga, o Ciro não aglutina ninguém, a fixação dele é a faixa do presidente. No passado defendeu a aliança PSDB com o PFL, na convenção, pulou do palco, para chamar a juventude PSDB do bico vermelho pra porrada, literalmente. É o maior traíra da minha geração, falar, até papagaio fala, diria um amigo…

  12. Caros IIrr :.
    É com grata satisfação que leio a presente Carta.
    Ao G.A.D.U.
    Ir:. João Paulo
    Oriente de Belo Horizonte

  13. Esta ‘cara maçônica seria um “Confiteor Deo”? Devo entende-la como um ‘mea culpa’? Indiscutivelmente a carta está repleta de verdades, mas incompleta ao tentar manterem-se ‘ilibados’ quando não o são. Lamentável.

  14. Bolsonaro não seria presidente sem “os golpistas” que fomentaram o impeachment e a inteligibilidade do Lula. Se eles querem participar de uma frente ampla, devem admitir que Lula merece um julgamento justo e, portanto estar livre. Não acho que o fim justifiquem os meios.

  15. Quem primeiro se aliou aos golpistas foi o próprio PT que saiu abraçado com o Calheiros! Vamos parar de engolir demagogia e pensar em uma estratégia para derrotar a direita! Pq a aprovação do bozo caiu mas a rejeição ao PT continua inalterada! O candidato da mídia Doria vai assumir os votos do centro direita e em um segundo turno com o PT leva a eleição!

    Com a direita no poder não adianta gritar Lula livre porque ele não vai ser solto!

  16. Isso é um fato que não pode ser deixado de lado… enquanto o PT não abrir mão de suas bandeiras que são exclusivas suas, a oposição a Bolsonaro se mantém enfraquecida… ainda que o desastre seja certo, precisamos urgentemente frear esse desgoverno, e pensar mais no país como um todo do que cada um em seu próprio umbigo !
    Deixo aqui o convite de pluralidade política… Vamos ouvir a todos, vamos dar play e ver os vídeos do Lula, do Ciro, do Boulos, do picolé de chuchu, do Amoeba, e até os Jumento que está na presidência.. assim conseguiremos formar uma frente pq acho que até os ministros e amigos dele vão querer ele fora da presidência…

  17. No atual contexto de naum odepaís de antipetistas o bode na sala é a pauta LulaLivre, pauta que serve como um espantalho, quem se alia à ela perde automaticamente o respeito para mais de 70% da população. Associar o nome do Lula à luta pelo estado democrático de direito é pedir pra ficar desmoralizado, com a sala cheia de bosta.

    Há caminhos melhores, é melhor pedir por justiça verdadeira, por investigar jdesmandos de juízes e promotores e daí por diante. Assim não se tem ataques automaticos dos reacionários por eles estarem de saco cheio das sandices megalomaniacas do Lula.

Deixe um comentário

POSTS RELACIONADOS

110 anos de Carolina Maria de Jesus

O Café com Muriçoca de hoje celebra os 110 anos de nascimento da grande escritora Carolina Maria de Jesus e faz a seguinte pergunta: o que vocês diriam a ela?