Simpathy for the Devil: O diabo pode ser golpista

“Please, allow me to introduce myself
I’m a man of wealth and taste,
I’ve around for a long long year
stole many a man’s soul and taste”

Todo mundo conhece essa música do Stones, os belos solos de guitarra e as vozes de fundo com os “ooo who” arrepiantes. O ouvinte é apresentado ao demônio, um sujeito que, na voz de Jagger, assume vários disfarces ao longo da História: tentou Cristo, convenceu Pilatos a lavar as mãos, matou o czar russo e a sua família, pilotou tanques na guerra com a patente de general e finalmente assassinou os Kennedy.

O demônio de que vou lhes falar não tem traços de animalidade: nem barba de bode, tampouco orelhas peludas e muito menos, dentes pontudos. Este demônio não tem cauda, nem pés fendidos e nem se faz preceder por um odor pestilencial. Tampouco assume a forma do cão! O demônio que eu conheço não tem os olhos excessivamente brilhantes nem fala várias línguas mortas. Ao contrário, fala a última flor do Lácio, tão cara a Saramago e a Guimarães Rosas. Esse diabo específico usa perfume francês, ternos ingleses, gravatas e sapatos italianos.
Robert Muchembled, professor de História na Universidade Paris XIII, no livro “A História do Diabo”, conta a história do Maligno entre os séculos XII e XX e pergunta se o Gênio do Mal permaneceu o mesmo através dos séculos. Certamente não. A partir do século XIII, a teologia cristã criou um duplo mito: por um lado, o de um assombroso inferno de fogo e enxofre, dirigido pelo príncipe Lúcifer, com o auxílio de um exército demoníaco e, por outro, o da besta imunda que habitava a alma do pecador e que estava sempre pronta para conduzi-lo à perdição.


Desde o início do cristianismo, os padres da Igreja tiveram que dar um sentido coerente às diversas tradições de narrativas diabólicas, casando a história da serpente com a do rebelde, do tirano, do tentador, do sedutor concupiscente e do dragão todo poderoso. Cristo, ao final dos tempos, será o libertador potencial da humanidade sempre tentada por Satã. Os séculos XVI e XVII conhecerão o sabbat das feiticeiras, com as fogueiras e a tentativa sistemática de exterminar os membros de uma pretensa associação satânica.
A Europa do Iluminismo conheceu o crepúsculo do Diabo e a sua substituição por uma interiorização do Mal. A literatura da época enxergava o sobrenatural com respeito, mas sem descartá-lo completamente. No século XX, o sujeito torna-se cada vez mais liberto de Satã, mas, paulatinamente mais emaranhado nas suas emoções e na construção de seu estilo próprio de vida. O sujeito desconfia de si mesmo. Depois que Freud e Lacan derrubaram as muralhas da razão transparente de Descartes, o Diabo se tornou apenas o resultado de pulsões mórbidas.
No século XX, desenvolve-se um imaginário diabólico: cinema, histórias em quadrinhos, publicidade, músicas, etc. Entre centenas de filmes com temas diabólicos, infernais, citamos O bebê de Rosemary ou O Exorcista, por exemplo. Importa compreender que o temor do Diabo recuou, na medida mesma em que existe um certo fracasso das Igrejas instituídas. O Maligno não é mais infinitamente temível, mas torna-se um personagem de ficção que assusta enquanto o vemos no cinema. Mas quando eu saio do cinema, digo logo: o Diabo não existe! Será?

“Pleased to meet you,
hope you guess my name.
But what is puzzling you is the nature of my game”.

O Diabo muda de face, muda de pele, muda de tom, muda de terno, só não muda a sua malévola intenção: a de levar a nossa alma para o inferno para passar o resto da eternidade sem ar condicionado, levando garfadas dos demônios auxiliares.

“Tell me sweetie, what´s my name?
I tell you one time,you are to blame”

O Maligno tem muitos nomes e se você não souber o nome dele, não irá reconhecê-lo, quando, no século XXI, ele assumir a forma do Presidente da Câmara dos Deputados do seu país e comandar processos de condenação de inocentes e ainda gastar dinheiro roubado e depositado em contas correntes na Suiça e viver feliz para sempre na companhia de sua linda esposa de olhos sempre arregalados.

EXCLUSIVO – Em 2015, após Cunha ser citado em esquemas de corrupção, os Jornalistas Livres encontraram o presidente da Câmara, numa de suas visitas à Assembleia Legislativa de São Paulo. Veja o vídeo

Se você não souber o nome do Diabo, ele zombará eternamente de sua ingenuidade, fará mesuras, jurará inocência, rirá alto, invocará o nome de Deus e, na pele de um pastor evangélico, ensinará os incautos que nele creem a orar por ele e pagar um dízimo para afastar as maldades do mundo.

“If you meet me
have some sympathy
and some taste
Use all your well learned politesse
Or I ‘ll lay your soul to waste”

 

COMENTÁRIOS

POSTS RELACIONADOS

Bolsonaristas ameaçaram matar repórter dentro do Senado

“Encostaram uma arma na minha cintura, dizendo que eu ia morrer. Outro encostou em meu ouvido e disse que tinha outra arma nas minhas costas. Senti algo, como um pequeno cano. E não paravam de me xingar com diversos palavrões. Comecei a implorar pela minha vida”