desemprego
João Doria resolve economizar na pandemia demitindo trabalhadores
Campinas
Ocupação Mandela: após 10 dias de espera juiz despacha finalmente
#EleNão
Sem papas na língua. Juliano Medeiros no Dialogando de hoje
Quais interesses políticos estão por detrás da próxima disputa eleitoral? Tudo isso e um pouco mais, sem papas na língua, como diz o Pastor Fábio. Vem!
#EleNão
A quem interessa ser profeta do caos?
-
7 anos atrásLideranças evangélicas gravam vídeo em apoio a Fernando Haddad
-
Política7 anos atrásA pergunta que precisa ser feita: Haddad foi mesmo o pior prefeito de São Paulo?
-
7 anos atrás12 provas de que Bolsonaro não é patriota, nem honesto, muito menos cristão
-
Lava Jato6 anos atrásGlenn Greenwald anuncia nova bomba: “Hoje é o pior dia para eles”
-
Educação7 anos atrásO massacre que a TV não mostrou em Suzano
-
#EleNão7 anos atrásSegunda ex-mulher de Bolsonaro acusa candidato de espancamento e “desequilíbrio mental”
-
Política7 anos atrásBolsonaro ameaça prender todos os que discordarem dele
-
Eleições Municipais 20168 anos atrásA Impressionante Ficha Corrida de João Doria (em 22 itens)


A advertência de não realização de manifestações políticas, fundada no medo e na promoção do pânico social, é um atentado à democracia, uma forma de extorsão de poderes, de dirigismo monopolista das pautas plurais e das reivindicações divergentes de sujeitos que são diversos em cor, classe, renda, gênero, orientação sexual, instrução, etc. A advertência sob a forma de ameaça produz paralisia decisória de lideranças, imobilismo social e lugares resignados de fala, que seguem aprisionados nas redes sociais, na política emoticon do “estamos juntos” até o próximo bloqueio, diante da comunhão de princípios com diferença de opiniões: “você deve ir ao shopping, mas não a passeata”.
Os profetas do caos são como uma fênix que ressurgem da crise que criam. Eles se apresentam como proprietários das representações políticas, à direita ou à esquerda, em cima e embaixo. Eles se oferecem como mediadores dos conflitos que provocaram, como tradutores intérpretes na Torre de Babel que criaram entre nós. A ameaça (do caos, da morte e do cerceamento da liberdade) não serve como advertência. Os profetas do caos produzem o medo, moeda de troca fundamental para a construção de milícias, para vender os seus remédios (previsíveis, amargos e inócuos). Para eles, não importa se os doentes morrem ou vivem, o que importa é que, doentes ou não, consumam suas previsões do passado.
Nesses espetáculos públicos que encenam os jogos da política aprendemos coisas muito básicas, sejamos nós manifestantes ou espectadores: sempre haverá a presença de agentes infiltrados (que ajudam na contenção) e de provocadores, para providenciar a dispersão. A infiltração de agentes de inteligência por dentro dos movimentos sociais remonta uma antiga estratégia estadunidense da década de 1960. Ou seja, muito antes do surgimento dos Black Bloc. Nos últimos 60 anos, acumulou-se um aprendizado sobre o uso do espaço
O rigor científico não permite que nós, pesquisadores, determinemos como os movimentos sociais devem se comportar, nem que sejam pautados por oráculos que anunciam profecias que se autorrealizam. A contemporaneidade produziu os ativismos acadêmicos, mas eles não devem substituir jamais a liberdade dos sujeitos de decidir suas agendas, nem servir de chofer dos movimentos sociais em direção à “Terra sem Males”, um mundo idílico sem conflitos e, por sua vez, sem a política. A ciência pode contribuir com diagnósticos da realidade e oferecer alternativas que considerem, inclusive, que a negação dos conflitos monopoliza o debate e as representações, obscurecendo as negociações dos interesses em disputa. Quando a decisão científica está acima da pactuação social ela deixa de ser ciência e passa a ser doutrina, retira da sociedade a responsabilidade pelas escolhas que faz, para o bem e para o mal.
Ao olharmos a história vemos que os discursos de “lei e ordem” são utilizados sempre a serviço dos interesses do Estado e seus grupos de poder. Viver sob o jugo da espada não é novidade para as pessoas para quem o isolamento social é uma prisão histórica dos direitos de cidadania, e não um privilégio de classes. A juventude, principalmente a negra, conhece de perto a violência policial, e sabe que nem em casa está protegida.
Regina
19/03/20 at 20:28
Quem nega saúde, trabalho e educação ao povo, não merece Saúde, prefeito. Isentar IPTU a igrejas evangélicas, ok?!
Marcello Zacharias
20/03/20 at 5:19
O bom disso é que terá mais gente pra fazer campanha CONTRA esse animal desumano, pra ele o povo é só número.
Lilia Andrade
20/03/20 at 7:19
PSDB sendo PSDB, mas os eleitores idiotas continuam elegendo esses escroques. Viva o socialismo e o comunismo! Num governo socialista isso não aconteceria!
ted miyazaki
20/03/20 at 12:05
HIPOCRESIA, isso ele não anuncia na mídia! Milhares de famílias e pequenas empresas subitamente ficarão sem renda alguma, as mega-empresas dos amigos terão socorro com o nosso dinheiro, que vergonha!!!
Angel
20/03/20 at 20:38
E o povo continua elegendo representantes como ele!!!
Renata
21/03/20 at 5:09
Vamos fazer uma campanha pela readmissão imediata desses profissionais, manter todas as pessoas trabalhando é um dever dos Estados, Prefeituras e todos que podem pagar. Jornalista livres, vamos puxar uma Campanha pela readmissão desses profissionais.
Adriana Maria De Barros Dantas
24/03/20 at 23:48
Fui mandada embora na experiência aliás fomos mandadas embora..com quase dois meses de trabalho das cozinhas das escolas municipais de são Paulo.. é Justo?? Não somos animais somos gente..temos família que depende de nós e contas a pagar ..netos filhos pequenos..e agora iremos entrar na.lista negra dos inadimplentes..tenha mais amor ao próximo… Governador isso que vc está fazendo não está certo
Adriana Maria De Barros Dantas
24/03/20 at 23:52
Não tivemos nem chance de poder alimentar nossa família… acabei de perder meu netinho..quando voltei já tive a notícia que estava sendo desligada..vc faz isso porque não é sua mãe sua irmã né?? Temos um país maravilhoso mais com governantes como vc … só afunda nosso país..que vergonha ☹️ E não se esqueça da lei do retorno
Félix Felipe
27/03/20 at 11:03
Doria sempre foi e sempre será um miserável sem escrúpulos, vai pagar por tudo q anda fazendo e será detestado por todos até os mais chegados dele ei de virar as costas para ele qdo ele mais precisar . Eu profetiso isso . Deus lhe devolverá tudo oq ele está plantando .
Juraci de oliveira Passos
27/03/20 at 13:12
Boa tarde,,,sou merendeira do estado ,tô tentando contato com a mídia pra expôs a situação e ninguém atendeu até agora
Juraci de oliveira Passos
27/03/20 at 13:14
Renata e jornalistas livres conto c a divulgação de vcs dessa arbitrariedade desse governador