Governo Dilma cede sem lutar e pré-sal é entregue às petroleiras internacionais

Um acordo vergonhoso acaba de selar o destino da maior riqueza mineral brasileira, o pré-sal. Sob o beneplácito do governo Dilma, acovardado diante da decisão conservadora de votar em regime de urgência o fim da exclusividade da Petrobras na operação do pré-sal, abriu-se o caminho para a entrega do petróleo —na bacia das almas— para as empresas multinacionais.

A votação no Senado teve um placar confortável para a capitulação: 40 votos a favor acordo costurado entre o planalto, o senador Romero Jucá (PMDB-RR) e o tucano José Serra (PSDB-SP). Apenas 26 votos contrários. Houve duas abstenções, uma do líder do governo no Senado, o pernambucano Humberto Costa e a do auto-intitulado senador da Educação, Cristovam Buarque (PPS-DF), que assim ajudou a entregar para a Chevron e a Shell os recursos que poderiam revolucionar a escola brasileira.

Há um clima de decepção e luto nas conversas entre os petistas: Acabou o governo; traição; vergonha; Dilma enterrou sua biografia; “Seria o mesmo que Getúlio ter feito um acordo com Lacerda para escapar da crise de 1954.” Estas são algumas mensagens, trocadas em clima de exasperação, entre os militantes de esquerda, que passaram o dia de olhos postos na TV Senado.

À exceção de Humberto Costa, todos os demais senadores do PT contrariaram a orientação do Planalto e votaram contra a decisão de entregar o pré-sal, sinalizando que Dilma pode ter escancarado um novo e importante front em sua luta pela sobrevivência política —agora, seus adversários são os próprios militantes que a elegeram.

Lindbergh Farias, Gleise Hoffman e Roberto Requião foram heróis no Senado. Os movimentos sociais neste momento lambem as feridas e preparam-se para a guerra contra o ex-coração valente.

A derrota para as forças democráticas e de esquerda com a capitulação do governo foi ainda maior com a aprovação pela Câmara da chamada Lei Antiterrorismo, “acordão” que abre espaços para a criminalização dos movimentos sociais.

Apesar de a expressão literal que criminalizava os protestos, incluída pelo Senado, ter sido retirada, a ameaça à democracia é patente. O projeto foi aprovado a toque de caixa, pois o governo dobrou-se a pressões conservadoras internacionais por conta das Olimpíadas. O terrorismo foi utilizado como desculpa para uma grave restrição da democracia no país. Entidades de direitos humanos no Brasil e no exterior e todas as lideranças de movimentos sociais condenam duramente o texto aprovado.

O governo dobrou-se mais uma vez aos conservadores. O dia 24 de fevereiro de 2016 marca o fim das esperanças de Dilma fazer um giro na direção dos que a elegeram.

COMENTÁRIOS

2 respostas

  1. Quanta besteira, quanta tolice… Tenho até preguiça de explicar que de tão mal que esse governo e seu oleo grande populista já fez par indústria de óleo e gás no brasil, já não vAlera mais a pena explorar o pré-sal (custo barril pre sal aprox 45 usd, cotação atual do barril 35 USd).

    1. KKK, deve ser por isso que os gringos fizeram tanta força, costurando acordos com o Serra desde 2009. Pudera, o preço do Petróleo vai ficar baixo prá sempre! Afinal de contas quem é que precisa de petróleo não é mesmo?

POSTS RELACIONADOS

A mídia e a sua nova Lava Jato

A mídia brasileira tenta obrigar o governo a manter a Petrobras como ‘vaca leiteira’ dos oligarcas nacionais e internacionais

Bolsonaristas ameaçaram matar repórter dentro do Senado

“Encostaram uma arma na minha cintura, dizendo que eu ia morrer. Outro encostou em meu ouvido e disse que tinha outra arma nas minhas costas. Senti algo, como um pequeno cano. E não paravam de me xingar com diversos palavrões. Comecei a implorar pela minha vida”