Conecte-se conosco

Curiosidades da Rússia

CURIOSIDADES DA RÚSSIA: a seleção soviética

Publicadoo

em

Da Gazeta Laika

A Seleção Russa surpreendeu hoje, no jogo de estreia da Copa do Mundo 2018, com o placar elástico sobre a Arábia Saudita. Apesar dos sauditas serem, na Copa, a seleção pior colocada no ranking da FIFA, quase ninguém esperava qua a Rússia emplacasse 5×0. Eis que surge a pergunta: será que a seleção anfitriã irá surpreender ainda mais na competição?

O retrospecto dos russos em mundiais não é dos melhores, sendo que sua melhor participação foi com a seleção soviética em 1966, quando chegaram ao 4° lugar. O título de maior relevância da história do futebol russo, foi a conquista soviética da Eurocopa em 1960. Durante um período, a União Soviética teve um time de alto nível, mas que muitas vezes foi prejudicado pela arbitragem por conta das divergências políticas entre os principais países membros da FIFA e os soviéticos.

Agora algumas curiosidades: se você achou que o 5×0 de hoje foi um grande placar, saiba que a maior goleada da história dos russos foi 11×1 para cima da Índia em 1955 e 10×0 para cima da Finlândia em 1957. Já o pior resultado foi perder de 5×0 para a Inglaterra em 1958.

E aí, até onde você acha que a seleção russa vai nessa Copa? Deixe seu comentário

Foto: Seleção Soviética de Futebol, Copa do Mundo de 1966.

Curiosidades da Rússia

CURIOSIDADES DA RÚSSIA: as Cidades-Herói

Publicadoo

em

Da Gazeta Laika

Das 11 cidades que são sedes da Copa do Mundo na Rússia, três possuem o título de “Cidade-Herói”; Moscou, Leningrado (São Petersburgo) e Stalingrado (Volgogrado). Essa honraria soviética foi concedida para as cidades que foram símbolos da resistência ao nazismo durante a Grande Guerra Patriótica (como os russos denominam a Segunda Guerra Mundial).

Nos muros do Kremlin, em Moscou, cada uma dessas cidades, que totalizam 12, são representadas por um bloco de mármore, com uma estrela e o nome da cidade, onde todos os dias é possível ver flores que são depositadas por aqueles
que passam por lá.

As três cidades-heróis que são sedes do mundial foram palcos das batalhas mais importantes da Guerra. Em Stalingrado ocorreu a grande virada soviética sobre os nazistas. Em Moscou, as tropas alemãs pararam em 1941, sem conseguir invadir e prosseguir. Já em Leningrado, a história foi ainda mais dramática, se é que é possível. A cidade foi vítima de um cerco nazista que durou cerca de 900 dias, que deixou mais de 1 milhão de civis mortos.

Mesmo com a fome avassaladora, o frio rigoroso e os bombardeios diários, os soviéticos não se renderam e os soldados nazistas nunca pisaram em Leningrado – a não ser como prisioneiros de guerra. Foi o cerco mais longo da história.

Amanhã, a Rússia enfrenta a Espanha pelas oitavas de final, na cidade-herói de Moscou. Será que os russos vencem essa batalha?

Foto: soviéticos em rua de Leningrado durante o cerco destruidor

Continue Lendo

Curiosidades da Rússia

CURIOSIDADES DA RÚSSIA: a dança dos Cossacos

Publicadoo

em

Da Gazeta Laika

“Ontem sonhei que estava em Moscou, dançado pagode russo na boate Cossacou”. Ontem não teve pagode, mas teve vitória brasileira em Moscou. Ao vencer a Sérvia por 2×0, o Brasil se classificou para as oitavas de final, para o alívio da torcida.

Agora, vocês sabiam que o “Pagode Russo”, famoso forró de Luiz Gonzaga, não é apenas uma divagação do nosso compositor nordestino? A comparação que ele faz entre o frevo e a dança dos cossacos “naquele cai ou não cai”, vem sendo estudada por historiadores que apontam que a origem do ritmo pernambucano pode ter relação direta com os cossacos.

Os “Kosak”, que vem do turco “homem livre”, foi um dos povos fundadores da Rússia. Eles formavam tribos nômades de camponeses que não queriam se submeter a servidão. Durante a história eles se fixaram no sudoeste do país, onde hoje é a Ucrânia, também nos montes Urais e na Sibéria. Durante o Czarismo eles se transformaram em regimentos de soldados a comando do rei. Tanto é que em 1917, após a revolução, eles lutaram no Exército Branco para manter a monarquia. Depois que o Exército Vermelho venceu a guerra civil, muitos cossacos foram mortos ou fugiram do país. Alguns deles chegaram ao Brasil.

Estudos apontam que a origem do frevo, pode estar relacionado ao contato que alguns pernambucanos tiveram aos navios cossacos que atracavam nos portos de lá. A famosa dança malabarística dos cossacos pode ter inspirado os dançarinos do Nordeste a criar a dança, que combina passos de capoeira, ballet e também, a dança dos cossacos.

 

Continue Lendo

Curiosidades da Rússia

CURIOSIDADES DA RÚSSIA: o metrô de Moscou

Publicadoo

em

Da Gazeta Laika

O vídeo da torcida do Brasil que viralizou nas redes mostra os brasileiros cantando em uma estação de metrô em Moscou. O vídeo chama a atenção não apenas pela empolgação e os novos cantos da torcida brasileira, mas também pela beleza da estação moscovita, que não passa despercebida.

Com 80 anos de existência, o metrô de Moscou é considerado um dos mais bonitos e eficientes do mundo. É responsável pelo deslocamento diário de 9,2 milhões de pessoas e a rede metroviária contempla praticamente toda a cidade, com 12 linhas e 196 estações. São 327,5 km de extensão dos trilhos, quatro vezes maior do que o de São Paulo. A rede também é muito eficiente e o tempo médio de espera para um trem é de 90 segundos, diminuindo para 60 nos horários de pico. Mesmo com muitos trens antigos da década de 60/70, as linhas não deixam de ser modernas, disponibilizando, por exemplo, Wi-Fi grátis para os passageiros.

Além da eficiência, o metrô é conhecido como o “palácio do povo” e suas estações são extremamente bonitas e luxuosas. Parte dos projetos do primeiro plano quinquenal de Stalin, o metrô começou a ser construído em dezembro de 1931, com o intuito de ser a vitrine das conquistas do socialismo, dos trabalhadores e dos camponeses. Por isso foi pedido aos arquitetos que projetassem estações extravagantes, grandiosas que apontassem para o futuro radiante da nação. Por isso as estações contam com mosaicos, afrescos, pinturas e esculturas que enfeitam esse mundo subterrâneo, retratando a temática heróica da revolução de outubro, a defesa da pátria e o estilo de vida soviética.

As estações de metrô foram usadas como abrigo durante a Segunda Guerra Mundial e já foram construídas pensando em ser, em caso de necessidade, abrigo anti-bombas. É por isso que elas são extremamente profundas, com escadas rolantes que parecem que não vão acabar jamais.

Estação Taganskaya

Continue Lendo

Trending