VII Festival de Gastronomia Orgânica – da Terra ao Prato

São Paulo / SP OUT.2015 Parque da Água Branca Copyright: Mônica Bento | www.monicabento.com

O Festival traz para esta edição as novidades da Gastronomia Evolutiva com oficinas da nova gastronomia,  Tendas e Food Trucks, Território da Criança, Espaço Bem Estar, Feira de Produtos Orgânicos e de Base Agroecológica, Rodada de Negócios, Palestras e Rodas de Conversas, entre outras atividades. TUDO COM ENTRADA GRATUITA.

 

dra-ana-primavesi-02A grande homenageada deste ano é a Dra. Ana Primavesi, que revolucionou o manejo do solo no Brasil. Engenheira agrônoma, precursora da agroecologia, pesquisadora e grande estudiosa, criou novas práticas agrícolas em um país tropical que antes consumia toda a tecnologia de fora e não olhava para sua terra e clima.

 

A homenageada estará presente no dia 22/10, sábado, às 10h30, no Espaço Ana Primavesi, participando de uma roda de conversa com convidados como o produtor rural Fernando Ataliba, a Dra Ondalva Serrano e o Engenheiro Agrônomo e Doutor em Fitopatologia, Paulo Chagas, com uma troca de ideias sobre assuntos relacionados aos conceitos desenvolvidos pela Dra Primavesi. Após a roda de conversa, a Dra Ana Primavesi vai autografar seus livros, que serão relançandos pela editora Expressão Popular especialmente para a ocasião.

 

 

As Bancas dos Chefs, food bikes e food trucks oferecem ao público cardápios com ingredientes orgânicos, da terra. O desafio de cada Chef convidado é apresentar um prato principal, com ingredientes que são tratados hoje como guarnições e complementos.  Os confirmados são LE MANJUE, MAHA MANTRA, AMMA CAFÉ, SIMPLESMENTE, CASA JAYA, GOURMET DA TERRA, SALUTAIRE, COMIDA MATEIRA, AYA CUISINE, TANGERINE PETIT, SAUDAVELMENTE, ERVA DOCE GASTRONOMIA, ORGÂNICOS COM VIDA E PADOCA DO RÔ.

 bobo-de-coco-chef-thiago-medeiros-ssimplesmente

Na Cozinha Evolutiva é possível encontrar oficinas e palestras com receitas da nova gastronomia, Cozinha de Gaia, receitas com as PANCs (Plantas Alimentícias Não Convencionais), sempre trazendo somente ingredientes da terra. Os chefs convidados apresentam suas criações e comentam as suas experiências.  São eles: Renato Caleffi, José Luis Candenas, Kathrin Melanie, Idolo Giusti Neto, Wago Figueira, Claudia Mattos, Mari Turato, Priscilla Moretto,  Idolo Giusti Neto, Flavia Spielkamp, Thiago Medeiros, Ana Tomazoni, Adriana Vernacci e participantes do MasterChef 2016, Raquel Novais, Lívia Cathiard, Rodrigo Tenente e Fernando Cavinato.

 

Outra novidade do Festival é o espaço Território da Criança dedicado a educação alimentar infantil, que propõe reflexões sobre hábitos alimentares infantis, envolvendo a criança, a família e a escola, em aulas práticas com chefs, nutricionistas e cozinheiras dos programas que lidam com a merenda escolar de diferentes cidades do Brasil e uma programação com filmes, música e brincadeiras.

 

Já no Espaço Bem Estar, serão oferecidas atividades em grupo como aulas de yoga, workshops de automassagem e de receitas de beleza para o corpo e cabelo com produtos orgânicos, palestra sobre o feminino, e ainda haverão atendimentos individuais de massagem, terapias emocionais, maquiagem orgânica, dentre outros. O objetivo do espaço é dar a oportunidade ao público de conhecer o grande leque de terapias alternativas voltadas para o bem estar físico e mental.

 

A feira de produtos orgânicos e de base agroecológica trará empresas e pequenos agricultores, associações, cooperativas e coletivos que produzem de forma artesanal produtos inovadores. Entre eles Fazenda da Toca, Fino Coco, Thermomix, Monama, Korin, Umam Brasil, Nara Guishon, Uh-Me, Engenho da Terra,  Surya, Bioz Orgânico, Dubalaco, Sublime Rituais, Panela Orgânica, Copra, Sitio Boa Terra, Emporium Vida, Econut, Plano Social, Bioart, BioVegan, Biodiver, Riquezas da Terra, Herbia e Natracare, Ecomart, Aqualive, Ecovida e Cooperafloresta.

 

O festival promove ainda, em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, a Rodada de Negócios com a intenção de aproximar compradores, produtores, processadores e distribuidores de produtos orgânicos para, em encontros pré-agendados, trocarem informações, experiências e fecharem negócios, sem burocracia e sem intermediários. A Rodada de Negócios acontecerá no dia 21/10, das 15h às 19h, e no dia 22/10, das 10h às 13h, no Auditório Paulinho Nogueira.

 

De acordo com a idealizadora e diretora do Festival de Gastronomia Orgânica – da Terra ao Prato, Leila D, o evento se torna cada vez mais necessário nos dias atuais. “O consumidor vem buscando novas alternativas para uma alimentação mais saudável, sustentável, saborosa e que traga benefícios sociais a quem a produz”, observa.

 

Ainda segundo Leila D, em 2015, o Festival recebeu mais de 30.000 pessoas, 15 mil porções vendidas, mais de 50 reuniões, 150 atendimentos bem estar e 200 crianças na aula de culinária. Este ano vamos trazer muitos produtos da agrofloresta para o público conhecer, chefs que trabalham com a ecogastronomia e novos caminhos para a alimentação infantil.

 

O VII Festival de Gastronomia Orgânica é patrocinado pela Itaipu Binacional, apoio da Secretaria do Meio Ambiente, Sistema Ambiental Paulista, Biodiversidade e a realização de Leila D Gastronomia Orgânica Evolutiva.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

 

21/10 – SEXTA FEIRA

COZINHA EVOLUTIVA

 

9H30 – ABERTURA OFICIAL – CAFÉ DA MANHÃ

12H – COZINHANDO COM PRODUTOS DA MATA ATLÂNTICA com ANA TOMAZZONI

13:30H – OFICINA BIOMASSA com o Chef RENATO CALEFFI

Oficina Orgânicos enriquecidos com a Biomassa e condimentos funcionais

Objetivo: Discutir o potencial de um cardápio para alimentação escolar mais funcional  e orgânico com alimentos da Agricultura Familiar Presença da Dna. Heloisa – Sobre os benefícios da Biomassa da Banana Verde e como prepará-la

15H – PASTAS E PATÊS – Nutricionista: Maria Tereza Casulli e Culinarista: Vilma Ávila Galasso – Mokiti Okada

17H – BOBÓ DE COGUMELO – RAQUEL NOVAIS – MasterChef   2016

 

TERRITÓRIO DA CRIANÇA

 

14H –  MINI CHEF SAUDÁVEL – GRACIELA MARTINS

15H – DESAFIOS E OPORTUNIDADES DA AQUISIÇÃO DE ALIMENTOS ORGÂNICOS NA ALIMENTAÇÃO ESCOLAR ( Mesa redonda fechada )Danilo Chausson(CODAE)-Desafios da experiência da implementação da Lei de orgânicos na alimentação escolar  de   São Paulo    Marcia Stolarski – Desafios da experiência  da alimentação escolar orgânica no PR Rogério Dias ( MAPA) – Desafios da oferta de orgânicos na alimentação escolar e as previsões da Planapo 

 Mediação: Ana Flávia Borges Badue ( Coord. da Comissão Gestora da Lei )  Público apenas de técnicos: da CODAE e da Comissão Gestora da Lei, Comusan e CAELocal: Sede da AAO no Parque da Agua Branca   

16H  – BRINCANDO DE FEIRANTE E DE COZINHEIRO – ADRIANA VENACCI

 

ESPAÇO BEM ESTAR

 

12H  – YOGA PARA GESTANTES – aula e roda de conversa –Acharya Palak

13H  – CUIDARTE: CURA ATRAVÉS DA ARTE E EXPRESSÃOPérola Carvalho

 

 RODADA DE NEGÓCIOS

 

13H às 19H – Rodada de Negócios – organizado pela SMA – do Governo do Estado de São Paulo. A intenção da Rodada de Negócios é aproximar compradores, produtores, processadores e distribuidores de produtos orgânicos para, em encontros pré-agendados, trocarem informações, experiências e fecharem negócios, sem burocracia e sem intermediários.

 

22/10 – SÁBADO

 

COZINHA EVOLUTIVA

 

10H – A COZINHA COMO CAMINHO DE CURA – Com Anah Locoselli

11H30 – PROBIÓTICOS: A FAVOR DA VIDA – KOMBUCHA, KEFIR E REJUVELAC com LUCAS MONTANARI

12H30 – ROBATA – ESPETINHO JAPONÊS – Nutricionista: Sueli Inamine Kisine e Chef: Roberto Moriya – Mokiti Okada

14H – AULA SHOW THERMOMIX – Carina Boniatti

15H – COZINHA MATEIRIA –  Receita com PANCs – IDOLO  GIUSTI NETO

16H15 – CAMINHADA PANC no Parque da Agua Branca, identificação de plantas comestíveis no Urbano. Com Guilherme Reis Ranieri, gestor ambiental mestrado em ciência ambiental e pesquisador em agricultura urbana pelo GEAU-USP, dos usos da agrobiodiversidade e das hortaloças não convencionais.

16H30 – Nhoque de Inhame com Matchá  FLAVIA SPIELKAMP –  AYA CUISINE

17H10 – Receita Moqueca de Banana Verde – LIDIANE BARBOSA

 

TERRITÓRIO DA CRIANÇA

 

10H – Culinária para crianças – com Juliana Araujo – Escola Instituto Toca

12H – Filme Território do Brincar – Renata Meirelles

13H – Culinária para crianças – com Renato Caleffi – autor do livro Achaz no Sítio da Banana Verde

14H30 –   Roda de conversa para educadores: Alimentar a Vida – Com Mônica Passarinho, Coordenadora de Alfabetização Ecológica do Instituto Toca

16H  – Oficina de Minhocário para crianças – SÍTIO ESCOLA PORTÃO GRANDE .

17H – Lanchonete Divertida  com  Graciela Martins

 

ESPAÇO BEM ESTAR

 

10H – Prática de Shri Vivek YogaBabi Minamoto (acharya Prerna)

11H – Ritmo do Coração – Workshop com Caroline Behague

12H – Cosmética Verde para beleza do corpo e da alma –Workshop Riquezas da Terra

14H – Aprenda a utilizar óleos vegetais do Cerrado brasileiro – Workshop Biodivér

15H – Respiração,  relaxamento e meditação Felipe Bhering (acharya Deepankar)

16H –Auto-massagem nas mãos: uma explosão sensorial – Workshop BioVegan

 

ATENDIMENTOS INDIVIDUAIS GRATUITOSMassagem Thai, Reiki Cristalino, Mesa Quântica, Massagem Ayurvédica

 

 

RODAS DE CONVERSA E RODADA DE NEGÓCIO

 

10H às 13H Rodada de Negócios – organizado pela SMA – do Governo do Estado de São Paulo. A intenção da Rodada de Negócios é aproximar compradores, produtores, processadores e distribuidores de produtos orgânicos para, em encontros pré-agendados, trocarem informações, experiências e fecharem negócios, sem burocracia e sem intermediários.

15H- Roda de Conversa – EXPERIÊNCIA E DESAFIOS NA TRANSIÇÃO AGROECOLÓGICA com o Prof. Afonso Peche ( Instituto Agronômico de Campina – IAC), representantes do Instituto Kairós da Associação de Agricultura Orgânica ( AAO).

17H – Palestra ALIMENTAÇÃO SUSTENTÁVEL & IMPACTOS DOS ORGÂNICOS NA SAÚDE – com Alessandra Luglio( nutricionista)

 

 

ESPAÇO ANA PRIMAVESI

 

9H30 – MANHÃ DE AUTOGRAFOS E RODA DE CONVERSA COM A PRESENÇA DA DRA. ANA PRIMAVESI E CONVIDADOS (Fernando Ataliba, A Dra Ondalva Serrano, Engenheiro Agrônomo e Doutor em Fitopatologia Paulo Chagas, José Luis C. Tomita)

14H –   VIVÊNCIA DE PLANTIO DE MUDAS ORGÂNICAS – Fundação Mokiti Okada

16H – Alimentação e Aprendizado – Roda de Conversa para educadores– Com Carin A.C.M. Primavesi Silveira

 

 

23/10 – DOMINGO

 

COZINHA EVOLUTIVA

 

9H30 – MONTANDO UM CARDÁPIO SAUDÁVEL – Nutricionista: Patrícia Oliveira Souza e Culinarista: Amélia Mieko Wada Santana – Mokiti Okada

11H – Oficina DA TERRA AO PRATO com o chef Thiago Medeiros e o Agricultor Davi Ralitera

13H30 – COZINHA DE GAIA –  Wago Figueira, Claudia Mattos E Mari Turato da Escola Schumacker Brasil

15H – PRINCÍPIOS DA ALIMENTAÇÃO NO AYURVEDA  – GILBERTO BASSETO JR

16H30 – Pote Paisagem, do Projeto RESTAURO com Jorge Mena Barreto e Escola Como Como

 

TERRITÓRIO DA CRIANÇA

 

10H – EXPEDIÇÃO PRIMEIRO PRATO COM PRISCILLA  MORETTO DA TANGERINE PETIT

12H – BIO MUSICA para o plantio – para pais e filhos – Luiz Kinagawa – Instituto Africa Viva

14H – MANDALAS COMESTIVEIS – para pais e filhos –  Leila D

 

 

ESPAÇO BEM ESTAR

 

10H – Aprenda a utilizar óleos vegetais do Cerrado brasileiro – Workshop Biodivér

11H – Yoga dos bichos para criançasBruna Maya

12H – Prática de Shri Vivek Yoga Babi Minamoto (acharya Prerna)

13H – Auto-massagem nas mãos: uma explosão sensorial – Workshop BioVegan

14H – Autoconhecimento e Empoderamento Feminino – Roda de conversa Natracare

16H – Celebração coletiva de encerramento

 

ATENDIMENTOS INDIVIDUAIS GRATUITOSMassagem Thai, Reiki Cristalino, Mesa Quântica, Massagem Ayurvédica

 

RODAS DE CONVERSA E RODADA DE NEGÓCIO

11H30 – Roda de Conversa – A Floresta em Pé –  As Castanhas do Brasil como Principais Produtos de Agronegócios Sustentáveis. Apresentando a empresa Econut como inspiração e trazendo informações nutricionais deste super alimento. Com: Eng Agrônomo Sergio Vergueiro (Fazenda Aruanã),  Silvia M.F. Cozzolino (Prof. do Depto de. Alimentos e Nutrição) USP José Eduardo Mendes Camargo (Vice-Presidente do CIESP e Diretor da Divisão de Nozes e Castanhas do Departamento de Agronegócios).

 

ESPAÇO ANA PRIMAVESI

 

10H – VIVÊNCIA DE PLANTIO DE MUDAS ORGÂNICAS – Fundação Mokiti Okada

13H  – Oficina de Minhocário para crianças – SÍTIO ESCOLA PORTÃO GRANDE .

 

COMENTÁRIOS

POSTS RELACIONADOS