VII Festival de Gastronomia Orgânica – da Terra ao Prato

São Paulo / SP OUT.2015 Parque da Água Branca Copyright: Mônica Bento | www.monicabento.com

O Festival traz para esta edição as novidades da Gastronomia Evolutiva com oficinas da nova gastronomia,  Tendas e Food Trucks, Território da Criança, Espaço Bem Estar, Feira de Produtos Orgânicos e de Base Agroecológica, Rodada de Negócios, Palestras e Rodas de Conversas, entre outras atividades. TUDO COM ENTRADA GRATUITA.

 

dra-ana-primavesi-02A grande homenageada deste ano é a Dra. Ana Primavesi, que revolucionou o manejo do solo no Brasil. Engenheira agrônoma, precursora da agroecologia, pesquisadora e grande estudiosa, criou novas práticas agrícolas em um país tropical que antes consumia toda a tecnologia de fora e não olhava para sua terra e clima.

 

A homenageada estará presente no dia 22/10, sábado, às 10h30, no Espaço Ana Primavesi, participando de uma roda de conversa com convidados como o produtor rural Fernando Ataliba, a Dra Ondalva Serrano e o Engenheiro Agrônomo e Doutor em Fitopatologia, Paulo Chagas, com uma troca de ideias sobre assuntos relacionados aos conceitos desenvolvidos pela Dra Primavesi. Após a roda de conversa, a Dra Ana Primavesi vai autografar seus livros, que serão relançandos pela editora Expressão Popular especialmente para a ocasião.

 

 

As Bancas dos Chefs, food bikes e food trucks oferecem ao público cardápios com ingredientes orgânicos, da terra. O desafio de cada Chef convidado é apresentar um prato principal, com ingredientes que são tratados hoje como guarnições e complementos.  Os confirmados são LE MANJUE, MAHA MANTRA, AMMA CAFÉ, SIMPLESMENTE, CASA JAYA, GOURMET DA TERRA, SALUTAIRE, COMIDA MATEIRA, AYA CUISINE, TANGERINE PETIT, SAUDAVELMENTE, ERVA DOCE GASTRONOMIA, ORGÂNICOS COM VIDA E PADOCA DO RÔ.

 bobo-de-coco-chef-thiago-medeiros-ssimplesmente

Na Cozinha Evolutiva é possível encontrar oficinas e palestras com receitas da nova gastronomia, Cozinha de Gaia, receitas com as PANCs (Plantas Alimentícias Não Convencionais), sempre trazendo somente ingredientes da terra. Os chefs convidados apresentam suas criações e comentam as suas experiências.  São eles: Renato Caleffi, José Luis Candenas, Kathrin Melanie, Idolo Giusti Neto, Wago Figueira, Claudia Mattos, Mari Turato, Priscilla Moretto,  Idolo Giusti Neto, Flavia Spielkamp, Thiago Medeiros, Ana Tomazoni, Adriana Vernacci e participantes do MasterChef 2016, Raquel Novais, Lívia Cathiard, Rodrigo Tenente e Fernando Cavinato.

 

Outra novidade do Festival é o espaço Território da Criança dedicado a educação alimentar infantil, que propõe reflexões sobre hábitos alimentares infantis, envolvendo a criança, a família e a escola, em aulas práticas com chefs, nutricionistas e cozinheiras dos programas que lidam com a merenda escolar de diferentes cidades do Brasil e uma programação com filmes, música e brincadeiras.

 

Já no Espaço Bem Estar, serão oferecidas atividades em grupo como aulas de yoga, workshops de automassagem e de receitas de beleza para o corpo e cabelo com produtos orgânicos, palestra sobre o feminino, e ainda haverão atendimentos individuais de massagem, terapias emocionais, maquiagem orgânica, dentre outros. O objetivo do espaço é dar a oportunidade ao público de conhecer o grande leque de terapias alternativas voltadas para o bem estar físico e mental.

 

A feira de produtos orgânicos e de base agroecológica trará empresas e pequenos agricultores, associações, cooperativas e coletivos que produzem de forma artesanal produtos inovadores. Entre eles Fazenda da Toca, Fino Coco, Thermomix, Monama, Korin, Umam Brasil, Nara Guishon, Uh-Me, Engenho da Terra,  Surya, Bioz Orgânico, Dubalaco, Sublime Rituais, Panela Orgânica, Copra, Sitio Boa Terra, Emporium Vida, Econut, Plano Social, Bioart, BioVegan, Biodiver, Riquezas da Terra, Herbia e Natracare, Ecomart, Aqualive, Ecovida e Cooperafloresta.

 

O festival promove ainda, em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, a Rodada de Negócios com a intenção de aproximar compradores, produtores, processadores e distribuidores de produtos orgânicos para, em encontros pré-agendados, trocarem informações, experiências e fecharem negócios, sem burocracia e sem intermediários. A Rodada de Negócios acontecerá no dia 21/10, das 15h às 19h, e no dia 22/10, das 10h às 13h, no Auditório Paulinho Nogueira.

 

De acordo com a idealizadora e diretora do Festival de Gastronomia Orgânica – da Terra ao Prato, Leila D, o evento se torna cada vez mais necessário nos dias atuais. “O consumidor vem buscando novas alternativas para uma alimentação mais saudável, sustentável, saborosa e que traga benefícios sociais a quem a produz”, observa.

 

Ainda segundo Leila D, em 2015, o Festival recebeu mais de 30.000 pessoas, 15 mil porções vendidas, mais de 50 reuniões, 150 atendimentos bem estar e 200 crianças na aula de culinária. Este ano vamos trazer muitos produtos da agrofloresta para o público conhecer, chefs que trabalham com a ecogastronomia e novos caminhos para a alimentação infantil.

 

O VII Festival de Gastronomia Orgânica é patrocinado pela Itaipu Binacional, apoio da Secretaria do Meio Ambiente, Sistema Ambiental Paulista, Biodiversidade e a realização de Leila D Gastronomia Orgânica Evolutiva.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

 

21/10 – SEXTA FEIRA

COZINHA EVOLUTIVA

 

9H30 – ABERTURA OFICIAL – CAFÉ DA MANHÃ

12H – COZINHANDO COM PRODUTOS DA MATA ATLÂNTICA com ANA TOMAZZONI

13:30H – OFICINA BIOMASSA com o Chef RENATO CALEFFI

Oficina Orgânicos enriquecidos com a Biomassa e condimentos funcionais

Objetivo: Discutir o potencial de um cardápio para alimentação escolar mais funcional  e orgânico com alimentos da Agricultura Familiar Presença da Dna. Heloisa – Sobre os benefícios da Biomassa da Banana Verde e como prepará-la

15H – PASTAS E PATÊS – Nutricionista: Maria Tereza Casulli e Culinarista: Vilma Ávila Galasso – Mokiti Okada

17H – BOBÓ DE COGUMELO – RAQUEL NOVAIS – MasterChef   2016

 

TERRITÓRIO DA CRIANÇA

 

14H –  MINI CHEF SAUDÁVEL – GRACIELA MARTINS

15H – DESAFIOS E OPORTUNIDADES DA AQUISIÇÃO DE ALIMENTOS ORGÂNICOS NA ALIMENTAÇÃO ESCOLAR ( Mesa redonda fechada )Danilo Chausson(CODAE)-Desafios da experiência da implementação da Lei de orgânicos na alimentação escolar  de   São Paulo    Marcia Stolarski – Desafios da experiência  da alimentação escolar orgânica no PR Rogério Dias ( MAPA) – Desafios da oferta de orgânicos na alimentação escolar e as previsões da Planapo 

 Mediação: Ana Flávia Borges Badue ( Coord. da Comissão Gestora da Lei )  Público apenas de técnicos: da CODAE e da Comissão Gestora da Lei, Comusan e CAELocal: Sede da AAO no Parque da Agua Branca   

16H  – BRINCANDO DE FEIRANTE E DE COZINHEIRO – ADRIANA VENACCI

 

ESPAÇO BEM ESTAR

 

12H  – YOGA PARA GESTANTES – aula e roda de conversa –Acharya Palak

13H  – CUIDARTE: CURA ATRAVÉS DA ARTE E EXPRESSÃOPérola Carvalho

 

 RODADA DE NEGÓCIOS

 

13H às 19H – Rodada de Negócios – organizado pela SMA – do Governo do Estado de São Paulo. A intenção da Rodada de Negócios é aproximar compradores, produtores, processadores e distribuidores de produtos orgânicos para, em encontros pré-agendados, trocarem informações, experiências e fecharem negócios, sem burocracia e sem intermediários.

 

22/10 – SÁBADO

 

COZINHA EVOLUTIVA

 

10H – A COZINHA COMO CAMINHO DE CURA – Com Anah Locoselli

11H30 – PROBIÓTICOS: A FAVOR DA VIDA – KOMBUCHA, KEFIR E REJUVELAC com LUCAS MONTANARI

12H30 – ROBATA – ESPETINHO JAPONÊS – Nutricionista: Sueli Inamine Kisine e Chef: Roberto Moriya – Mokiti Okada

14H – AULA SHOW THERMOMIX – Carina Boniatti

15H – COZINHA MATEIRIA –  Receita com PANCs – IDOLO  GIUSTI NETO

16H15 – CAMINHADA PANC no Parque da Agua Branca, identificação de plantas comestíveis no Urbano. Com Guilherme Reis Ranieri, gestor ambiental mestrado em ciência ambiental e pesquisador em agricultura urbana pelo GEAU-USP, dos usos da agrobiodiversidade e das hortaloças não convencionais.

16H30 – Nhoque de Inhame com Matchá  FLAVIA SPIELKAMP –  AYA CUISINE

17H10 – Receita Moqueca de Banana Verde – LIDIANE BARBOSA

 

TERRITÓRIO DA CRIANÇA

 

10H – Culinária para crianças – com Juliana Araujo – Escola Instituto Toca

12H – Filme Território do Brincar – Renata Meirelles

13H – Culinária para crianças – com Renato Caleffi – autor do livro Achaz no Sítio da Banana Verde

14H30 –   Roda de conversa para educadores: Alimentar a Vida – Com Mônica Passarinho, Coordenadora de Alfabetização Ecológica do Instituto Toca

16H  – Oficina de Minhocário para crianças – SÍTIO ESCOLA PORTÃO GRANDE .

17H – Lanchonete Divertida  com  Graciela Martins

 

ESPAÇO BEM ESTAR

 

10H – Prática de Shri Vivek YogaBabi Minamoto (acharya Prerna)

11H – Ritmo do Coração – Workshop com Caroline Behague

12H – Cosmética Verde para beleza do corpo e da alma –Workshop Riquezas da Terra

14H – Aprenda a utilizar óleos vegetais do Cerrado brasileiro – Workshop Biodivér

15H – Respiração,  relaxamento e meditação Felipe Bhering (acharya Deepankar)

16H –Auto-massagem nas mãos: uma explosão sensorial – Workshop BioVegan

 

ATENDIMENTOS INDIVIDUAIS GRATUITOSMassagem Thai, Reiki Cristalino, Mesa Quântica, Massagem Ayurvédica

 

 

RODAS DE CONVERSA E RODADA DE NEGÓCIO

 

10H às 13H Rodada de Negócios – organizado pela SMA – do Governo do Estado de São Paulo. A intenção da Rodada de Negócios é aproximar compradores, produtores, processadores e distribuidores de produtos orgânicos para, em encontros pré-agendados, trocarem informações, experiências e fecharem negócios, sem burocracia e sem intermediários.

15H- Roda de Conversa – EXPERIÊNCIA E DESAFIOS NA TRANSIÇÃO AGROECOLÓGICA com o Prof. Afonso Peche ( Instituto Agronômico de Campina – IAC), representantes do Instituto Kairós da Associação de Agricultura Orgânica ( AAO).

17H – Palestra ALIMENTAÇÃO SUSTENTÁVEL & IMPACTOS DOS ORGÂNICOS NA SAÚDE – com Alessandra Luglio( nutricionista)

 

 

ESPAÇO ANA PRIMAVESI

 

9H30 – MANHÃ DE AUTOGRAFOS E RODA DE CONVERSA COM A PRESENÇA DA DRA. ANA PRIMAVESI E CONVIDADOS (Fernando Ataliba, A Dra Ondalva Serrano, Engenheiro Agrônomo e Doutor em Fitopatologia Paulo Chagas, José Luis C. Tomita)

14H –   VIVÊNCIA DE PLANTIO DE MUDAS ORGÂNICAS – Fundação Mokiti Okada

16H – Alimentação e Aprendizado – Roda de Conversa para educadores– Com Carin A.C.M. Primavesi Silveira

 

 

23/10 – DOMINGO

 

COZINHA EVOLUTIVA

 

9H30 – MONTANDO UM CARDÁPIO SAUDÁVEL – Nutricionista: Patrícia Oliveira Souza e Culinarista: Amélia Mieko Wada Santana – Mokiti Okada

11H – Oficina DA TERRA AO PRATO com o chef Thiago Medeiros e o Agricultor Davi Ralitera

13H30 – COZINHA DE GAIA –  Wago Figueira, Claudia Mattos E Mari Turato da Escola Schumacker Brasil

15H – PRINCÍPIOS DA ALIMENTAÇÃO NO AYURVEDA  – GILBERTO BASSETO JR

16H30 – Pote Paisagem, do Projeto RESTAURO com Jorge Mena Barreto e Escola Como Como

 

TERRITÓRIO DA CRIANÇA

 

10H – EXPEDIÇÃO PRIMEIRO PRATO COM PRISCILLA  MORETTO DA TANGERINE PETIT

12H – BIO MUSICA para o plantio – para pais e filhos – Luiz Kinagawa – Instituto Africa Viva

14H – MANDALAS COMESTIVEIS – para pais e filhos –  Leila D

 

 

ESPAÇO BEM ESTAR

 

10H – Aprenda a utilizar óleos vegetais do Cerrado brasileiro – Workshop Biodivér

11H – Yoga dos bichos para criançasBruna Maya

12H – Prática de Shri Vivek Yoga Babi Minamoto (acharya Prerna)

13H – Auto-massagem nas mãos: uma explosão sensorial – Workshop BioVegan

14H – Autoconhecimento e Empoderamento Feminino – Roda de conversa Natracare

16H – Celebração coletiva de encerramento

 

ATENDIMENTOS INDIVIDUAIS GRATUITOSMassagem Thai, Reiki Cristalino, Mesa Quântica, Massagem Ayurvédica

 

RODAS DE CONVERSA E RODADA DE NEGÓCIO

11H30 – Roda de Conversa – A Floresta em Pé –  As Castanhas do Brasil como Principais Produtos de Agronegócios Sustentáveis. Apresentando a empresa Econut como inspiração e trazendo informações nutricionais deste super alimento. Com: Eng Agrônomo Sergio Vergueiro (Fazenda Aruanã),  Silvia M.F. Cozzolino (Prof. do Depto de. Alimentos e Nutrição) USP José Eduardo Mendes Camargo (Vice-Presidente do CIESP e Diretor da Divisão de Nozes e Castanhas do Departamento de Agronegócios).

 

ESPAÇO ANA PRIMAVESI

 

10H – VIVÊNCIA DE PLANTIO DE MUDAS ORGÂNICAS – Fundação Mokiti Okada

13H  – Oficina de Minhocário para crianças – SÍTIO ESCOLA PORTÃO GRANDE .

 

COMENTÁRIOS

POSTS RELACIONADOS

A fome não pode ser um negócio

No Dia Mundial da Alimentação, encaramos nossa incapacidade de alimentar cerca de 15 milhões de pessoas que passam fome, aquelas que não fazem uma refeição durante dois, três dias na semana