Ocupação contra coordenador de Saúde Mental resiste

 

Para denunciar a nomeação do psiquiatra Valencius Wurch como novo Coordenador de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas, militantes da luta antimanicomial, trabalhadores, usuários e familiares ocupam há quase 80 dias a sala da Coordenação que fica no Edifício Premium, no Ministério da Saúde, em Brasília.

A nomeação de Valencius sofre resistência por suas conhecidas posições contrarias a política nacional de saúde mental sustentada pelos governos Lula e Dilma até 2016. O psiquiatra foi diretor do maior manicômio privado da América Latina, a Casa de Saúde Dr. Eiras de Paracambi, que foi fechada por ordem judicial em 2012, após anos de denúncias sobre violações dos Direitos Humanos.

No último dia 19/02, o coordenador foi hostilizado por manifestantes em Sorocaba quando fazia uma reunião com o poder municipal local. “A população ligada de alguma maneira à Saúde Metal não legitima Valencius como coordenador. Nossa intenção é despertar nele alguma dignidade de perceber que ele não tem condições de exercer o cargo já que o Ministro se mostra irredutível em sua nomeação”, explicou a secretária executiva da Rede Nacional Internúcleos da Luta Antimanicomial (Renila), Alyne Alvarez.

A Renila é uma das 13 entidades de luta antimanicomial que fazem parte do Grupo de Articulação Política (GAP) que se alinharam na resistência à posse do psiquiatra no cargo.

Segundo Alyne, o GAP trabalhará na primeira quinzena de março junto aos mais de 40 deputados estaduais que assinaram um abaixo assinado contrário a nomeação de Valencius para que haja uma interferência, inclusive da Casa Civil, “de cima para baixo, já que não existe uma relação horizontal com os movimentos”.

Saiba mais sobre a questão em:

Manifestantes protestam em Brasília contra nomeação de novo Coordenador de Saúde Mental

https://jornalistaslivres.org/2016/01/manifestantes-protestam-em-brasilia-contra-nomeacao-de-novo-coordenador-de-saude-mental/

Diretor de manicômio desumano é premiado com a Coordenação de Saúde Mental do país

https://jornalistaslivres.org/2015/12/diretor-de-manicomio-desumano-e-premiado-com-a-coordenacao-de-saude-mental-do-pais/

COMENTÁRIOS

4 respostas

  1. Não compreendemos um trabalho jornalístico que apenas divulga um lado da história….
    Já foi avaliada a posição técnica da Associação Brasileira de Psiquiatria ou do Conselho Federal de Medicina que apoiam a nomeação do atual coordenador nacional de saúde mental?
    Foi considerada a autonomia constitucional do Ministro da Saúde na escolha dos seus acessores corroborada inclusive pela Presidente Dilma quando consultada sobre o assunto?
    Justifica-se a ilegalidade de desviar-se descaradamente verba de uma ONG que existiria para ajudar crianças e adolescentes de Brasília (CEDECA) para financiar o movimento de ocupação de salas do Ministério da Saúde?
    Todos esses outros fatores têm sido levados em consideração?

  2. Acreditando e pondo fé na transparência e imparcialidade dos “Jornalistas Livres”, aguardamos ansiosamente a publicação do nosso outro comentário.

    1. Desculpe a demora em publicar, não temos qualquer espécie de censura emm, todos os comentários são bem vindos desde que não sejam caluniosos e ofensivos.

POSTS RELACIONADOS