SUS pode ser privatizado com publicação de novo decreto de Bolsonaro

Conselho Nacional de Saúde rechaça a iniciativa, que pode dar os primeiros passos para jogar a saúde pública nas mãos da iniciativa privada e das operadoras de planos de saúde estrangeiras

Em plena pandemia, ou talvez por isso mesmo, o presidente Jair Bolsonaro lançou o Decreto 10.530, publicado nesta terça-feira, 27, que pretende dar os primeiros passos para a privatização do Sistema Único de Saúde (SUS), para quem as operadoras de planos de saúde norte-americanas têm os olhos voltados. A iniciativa foi rechaçada desde já pelo presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Fernando Pigatto, que chama de “arbitrariedade” a intenção do governo federal de privatizar as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de todo o país.

“Vamos tomar as medidas cabíveis. Precisamos fortalecer o SUS contra qualquer tipo de privatização e retirada de direitos”, disse Pigatto.

Assinado ontem, 26, o decreto presidencial já está em vigor e institui a Estratégia Federal de Desenvolvimento para o Brasil para o período de 2020 a 2031 e baseado na visão neoliberal e privatista do governo Bolsonaro.

O decreto de Bolsonaro traz diretrizes econômicas, institucionais, de infraestrutura, ambiental e sociais – na qual estão eixos específicos sobre a saúde. Entre eles, “aprimorar a gestão do Sistema Único de Saúde (SUS), avançando na articulação entre os setores público e privado (complementar e suplementar)”. Conforme o documento, o avanço na articulação com o sistema privado de saúde vai aperfeiçoar o setor, “aumentando a eficiência e a equidade do gasto com adequação do financiamento às necessidades da população.”

Após tomar conhecimento do teor do decreto, Fernando Pigatto distribuiu a seguinte nota:

“Nós, do Conselho Nacional de Saúde, não aceitaremos a arbitrariedade do presidente da República, que no dia 26 editou um decreto publicado no dia 27, com a intenção de privatizar as unidades básicas de saúde em todo o Brasil. Nossa Câmara Técnica de Atenção Básica vai fazer uma avaliação mais aprofundada e tomar as medidas cabíveis em um momento em que precisamos fortalecer o SUS, que tem salvado vidas. Estamos nos posicionando perante toda a sociedade brasileira como sempre nos posicionamos contra qualquer tipo de privatização, de retirada de direitos e de fragilização do SUS. Continuaremos defendendo a vida, defendendo o SUS, defendendo a democracia.”

Notícia escondida

Em Porto Alegre, o jornalista Moisés Mendes tratou a questão em seu blog, observando que “os jornais esconderam a notícia sobre o decreto de Bolsonaro que abre a porteira para a privatização das Unidades Básicas de Saúde. Arranjaram um jeito de entregar um serviço essencial do SUS aos amigos de Paulo Guedes”, observou.

“A grande imprensa decidiu esconder a informação. O governo vai arranjar um jeito de transferir recursos públicos para quem atua como ‘operador’ privado na área da saúde. Vão depreciar ainda mais o serviço público e os quadros de servidores para contratar a parceirada da direita. O dinheiro que não existe hoje vai aparecer para construir unidades e remunerar parceiros. Que farão o quê?”, pergunta Moisés.

Segundo ele, o governo poderá até dizer que o sistema continuará público e universal, como manda a Constituição. “Mas a que custo? Quem pagará por essas parcerias é o setor público. Os parceiros vão entrar no negócio da saúde pública por desprendimento, para não ganhar nada?”, indaga o jornalista. “É preciso ver o que está camuflado nesse decreto que abre os estudos para a privatização do SUS, apenas começando pelas unidades básicas”, alertou.

COMENTÁRIOS

44 respostas

  1. Jamais podemos admitir uma coisa dessa ,o menos favorecido já sofre tanto com abusos de preços altos e vai ficar sem assistência médica tbm?

  2. A imprensa anda revirando a vida e as ações do PR e do governo, e voces vem dizer que a “grande imprensa decidiu esconder”, como se fosse parceirão e tivesse interesse da grande imprensa?
    Fala serio.

  3. Até aonde vai a incompetência deste homem???ou os interesses escusos? Estamos assistindo a corrupção das OS na saúde.

  4. E COM ISSO O PRESIDENTE está dando um tiro no próprio pé! Se for verdade, PERDEU AQUI SUA COLABORADORA MAIS AGUERRIDA.E GANHOU UMA antibolsonaro.

  5. Mais um crime facista contra o poder público…temos que dar as mãos e a impedimento já desse cargo de Patrão da República dos proletários…do séculos passados…SOS.

  6. O presidente está corretíssimo em privatizar os setores públicos que são cabides e não funcionam adequadamente. Cai continuar sob tutela do estado nas gerido por particulares e serão muito eficientes para o bem geral da Nação .o resto é mi
    Minimi de quem vai perder a mamata

  7. Estou do lado do presidente Jair Bolsanaro,mas se ele fizer uma atrocidade dessa eu o repúdio,jamais poderá privatizar o sus

  8. Esse senhor, que ocupa o posto de presidente da República, é, na verdade o câncer do país. Com essa idéia de privatizar o SUS, prova que é realmente um genocida.

  9. Vamos ver o que o homem tem para nós apresentar. O SUS engorda as contas de muita gente hoje. A resistência é grande e muitos tentarão manipular a opinião pública. Não gosto do Bolsonaro nem tampouco de sua equipe, mas não podemos ser radicais a ponto de darmos um NÃO sem ver o que tem para nos mostrar. O SUS tem uma estrutura inteligente mas os desvios são grandes. É uma “Empresa” sem dono e alguns batem o ponto e deixam o local, outros desviam e outros entram para trabalhar sem compromisso algum com o assegurado.

  10. Acho que deveria ter manifestações nas mídias sociais, um dia de lives, imagens e textos a favor do SUS, absurdo um direito conquistado pelo povo, seu histórico demostra a força que o povo brasileiro tem, projeto do SUS é ótimo, seu problema é administração.

  11. Mais uma grave estocada contra as políticas públicas em nosso país, caso esse decreto seja enfiado goela abaixo nos brasileiros e brasileiras.
    Parece que os seus autores têm raiva de um sistema público que é modelo para todos os países do mundo.
    Vamos ficar atentos e fazer firme defesa de nosso querido SUS.

  12. Isto é um verdadeira absurdo , o SUS garante o atendimento da população menos favorecida de. Este governo só tem interesse em prejudicar o trabalhador lhe tirando todos os direitos. Cada dia esse governo mostra sua cara

    1. Ângela lima !
      Você é uma atrapalhada , ou é funcionária do SUS ?
      O PRIVATIZAR O SUS Ê PARA MELHORAR O SERVIÇO AOS BRASILEIROS !!
      NÃO É PARA ACABAR COM O SERVIÇO DO SUS !
      É ACABAR SIM COM O EMPREGUISMO PÚBLICO DO SUS
      E
      TERMOS O PODER DE EXIGIR BONS SERVIÇOS !!
      E MAIS ATENDIMENTO E MENOS FILA!!

  13. Não sou bosonarista,mas não seria mal , talvez o nosso SUS funcionasse melhor,pq hoje o que tem são profissionais sem qualificação,cabide de emprego para capachos políticos . Em resumo talvez funcione. Eu sou a favor, chega de gente pra mama na teta (SUS). Infelizmente hj nossa realidade e vergonhosa quanto a saúde geral ,não somente a atenção primária,mais tudo que envolve nosso SUS ,que e um modelo de saúde excelente,apenas não funciona ,pois tem muito ladrão.
    Desculpe minha opinião! ?

  14. Minha esposa está em tratamento de câncer. Pela segunda vez , tudo pelo SUS, pois mesmo se tivéssemos plano de saúde as unidades de referência no tratamento são do SUS. Se não houvesse o SUS, não poderia cuidar de minha esposa. Alguns podem me acusar de ser um pobre fracassado por não poder arcar com despesas médicas. Mas acredito que o SUS é um uso correto do dinheiro dos impostos. Se não temos escola pública de qualidade, se não temos saúde pública, porque nós pagamos impostos? Somente pra cobrir folha de pagamento de funcionários públicos?

  15. Quando o Gado que votou nele precisar do SUS, faz ARMINHA que a doença passa! Seus idiotas, tem que ser muito ignorante ou mal caráter mesmo pra ter votado nesse FDP!
    Ele tá pedindo uma guerra civil aqui!

    1. Quem sabe fazer a arminha seja melhor que esperar 12 meses pra conseguir uma consulta com ortopedista. Provavelmente mais uma pessoa comentando e deve ter um plano de saúde na hora que precisa. Sociedade alienada. Estamos da era do mimimi

    2. Elisa ?
      Você está fora de si!
      Você é analfabeta funcional !
      Esse texto é contestando a privatização do sus é de um funcionário do SUS , que quer manter a mamata e os maus serviços
      ou de um opositor é um mau brasileiro que não quer melhorar
      os serviços para os usuários do
      SUS .
      Você mora no Brasil ou na lua ?
      Você já usou o SUS ?
      Você já ficou na fila do SUS !

  16. Acredito que seja necessario uma pesquisa minuciosa sobre esse fato. Baseado em que o presidente tomou essa decisao??? Quais os argumentos deles sobre isso para a melhoria do cidadão brasileiro que ja sofre horrores com esse sistema??? Vale a pena analisar eu francamente ainda nao vi quais os argumentos usados por bolsonaro para fazer rsse decreto. Uma coisa digo que nesse sistema jorra dinheiro eu sei, e deve ter alguem ai que vai perder muito a briga ai e administrar o dinheiro do povo. E nós como sempre somos marionetes na mão deles pagamos alto pra nao ter retorno nenhum.

    1. Perfeito. Um sistema que absorve rios de dinheiro e tem um atendimento precário pra não dizer outra coisa. Vários famosos politicamente corretos se manifestando. Gostaria de saber qual deles vai pra fila as 4 da manhã e leva até 12 meses pra conseguir passar por uma consulta.

  17. Mais um fake news dos antigoverno que não entendem nada de constituição, de gestão e de sus e só querem tumulto. Owww brasilsinho…

  18. Como pode um decreto ter tantos significados?
    Como pode um assunto ser tão destorcido?
    São tipos de declarações, com palavras muito bem colocadas para confundir as pessoas que precisam do SUS e que não conseguem interpretar o conteúdo dos comentários! Comentários esses que servem somente para gerar discórdia e pânico na população! Isso é lamentável! ?☹️☹️

  19. Gente vamos se informar direito para não cair no conto do vigário, porque tudo que Bolsonaro fala vira uma avalanche pela mídia podre.

  20. Que vergonha esse tipo de notícia. Se deram o trabalho de ler o decreto?? Sabiam que já funciona em alguns estados e beneficia diretamente a população mais pobre?!! Que tipo de jornalistas são vocês???

  21. Vergonha uma pessoa que se diz jornalista, falar tanta mentira, talvez porque não conheça a constituição, e nem leu sobre o SUS, e não sabia que é uma lei que não pode ser revogada. Até porque o SUS tem vários artigos, principalmente princípios e diretrizes que tem q ser seguidos. Instigar o ódio nas pessoas é ridículo, até pq o governo tá tentando trazer investimento e melhoria nas UBS. Conhecimento nunca é demais, leiam informações úteis e verdadeiras, vão atrás de de sites confiáveis, procure no site do governo, não em mídias lixo cmo temos hj em dia.

  22. Hábil vale muito eu acho que deveria acabar com os anos de saúde privada pois se todos dependesse do SUS não ganhasse dinheiro com saúde isso sim

  23. Fala sério o brasileiro não tem a mínima condição de pagar um convênio e vocês querem sacar o mínimo que temos????olha os impostos mais altos do mundo!!!!!! Vocês ainda querem mais?????OS MAIS ALTOS SALÁRIOS DE GOVERNADORES ,DEPUTADOS E VEREADORES ……NO STF ENTAO NEM SE FALE…..

  24. Toda instituição pública é onerosa e ineficiente , inclusive o SUS, e quem mais se beneficiam das instituições públicas são os próprios funcionários
    Públicos que nela trabalham. Isso é mau histórico e incontestável ,
    devido a estabilidade dos funcionários públicos e a má política que promove os apadrinhados e amigos , não por meritocracia . E também corrupção e impunidade dos funcionários públicos.
    Os contribuintes que sustentam com seus impostos o salários , benefícios, de todos os “servidores” , também pagamos as instalações , equipamentos , medicamentos , …..enfim pagamos todos e tudo do SUS, temos um serviço de má qualidade e a maioria não de quer tem o atendimento no tempo recomendado.
    E muitos sofrem danos irreparáveis ou vem a óbito precocemente !!
    O SUS : ESTÁ UM MERDA O HÁ DÉCADAS !
    PRIVATIZAR UMA PARTE DOS SERVIÇOS DO SUS , VEJO ISSO COMO UMA BRILHANTE ALTERNATIVA , PORQUE HAVERÁ CONTRATOS QUE EXIGIRÁ EFICIÊNCIA E QUALIDADE ,
    NÃO CUMPRIU ! SERÁ SUBSTITUÍDO !
    CREIO QUE REDUZIRÁ OS GASTOS DO SUS . MAS COM CERTEZA TEREMOS SERVIÇOS DE QUALIDADE E NÃO MORREREMOS NA FILA !!
    CHEGA DE SERMOS ESCRAVOS DOS “SERVIDORES” PÚBLICOS !!!
    NO MÍNIMO VAMOS PRIVATIZAR 50% !
    E EM 10 ANOS VAMOS COMPARANDO OS SERVIDOS DE SAÚDE –
    SUS- PRIVATIZADO
    E O SUS COM “SERVIDORES” PÚBLICOS !
    O PIOR QUE TOMAR UMA DECISÃO ERRADA , É NÃO TOMAR NENHUMA DECISÃO !
    O PIOR É O SUS CONTINUAR COMO ESTA ! UMA MERDA!??
    PRIVATIZA O SUS !??
    PRIVATIZA O SUS !???
    PRIVATIZA O SUS !????

  25. SUS não deveria precisar de defesa por si só ,já mostrra a força e a importância que tem , porém algum ainda não conseguem enxergar isso. Então façamos quantas petições deram necessárias??

Deixe um comentário

POSTS RELACIONADOS

Réus do 8 de janeiro: quando julgaremos os peixes grandes?

Os julgamentos e as penas são capítulos importantíssimos para uma conclusão didática do atentado que sofremos em 8 de janeiro de 2023, quando milhares de pessoas de todo o país se organizaram para atentar contra a democracia. Mas e os peixes realmente grandes?