O apressado come cru

Por Ícaro Jatoba, especial para os jornalistas livres

Todos já devem ter ouvido a máxima popular “o apressado come cru”. Na cegueira do que chamamos ‘antipetismo’, na falta de apreço pela justiça ou até mesmo pelo mau-caratismo, muitos defensores de Moro e/ou da Lava-Jato, correram para a defesa incontestável do ex-juiz, alegando, muitos sem nenhum conhecimento jurídico, que o contato entre Moro (juiz) e Deltan Dallagnol (procurador) era comum no Brasil.

Políticos, jornalistas, empresas de comunicação, sobretudo a Rede Globo, esqueceram o símbolo mor da Justiça, onde a deusa grega Têmis representa a Justiça, a Lei e a Ordem. Segundo o site do próprio Supremo Tribunal Federal, a justiça “é definida, no sentido moral, como o sentimento da verdade, da equidade e da humanidade, colocado acima das paixões humanas.” Ainda de acordo com a mais alta instância do poder judiciário brasileiro: “Os pratos iguais da balança de Têmis indicam que não há diferenças entre os homens quando se trata de julgar os erros e acertos”.

Na corrida cega pela defesa do indefensável a Rede Globo destaca diuturnamente que as informações que todos os brasileiros receberam do Intercept são frutos de um ataque “criminoso” de Hackers. No entanto, o jornalista Gleen Greenwald, sustenta que nunca afirmou ter obtido tais informações através de um hacker.



O próprio Moro talvez tenha comido cru. No dia 10/06, em coletiva de imprensa, afirmou: “Quanto ao conteúdo, no que diz respeito a minha pessoa, eu não vi nada demais”. No entanto, na quarta-feira (12), Sergio Moro mudou de versão e chegou a argumentar que: “Os hackers podem ter escrito algumas daquelas mensagens em meu nome”.
Novas mensagens corroboram as acusações de relações escusas entre Moro e Dallagnol, desta vez mencionando o Ministro do STF, Luiz Fux.

Segundo o site Intercept, em mensagem do dia 22 de abril de 2016, o coordenador da força-tarefa da Lava Jato, procurador Deltan Dallagnol, relatou ao então juiz Ségio Moro que teve uma conversa naquele dia com o ministro.

Quem antes alegava que as primeiras conversas vazadas de Moro e Dallagnol não representavam nenhum ataque ao estado democrático de direito, continua acreditando nisso mesmo depois de um “IN FUX WE TRUST”? Há claramente o esgarçamento da justiça brasileira.

Nesta sexta-feira (14), o Intercept revelou mais diálogos envolvendo Sérgio Moro. As mensagens revelam que o ex-juiz sugeriu ao Ministério Público Federal rebater a defesa do ex-presidente Lula, alegando que a defesa já teria feito o “showzinho dela”. Os diálogos comprovam que Sérgio Moro não só orientou a operação Lava-Jato, mas como também serviu de “coordenador de acusação”.

É preciso salientar que o objetivo desse texto não é ser a favor da corrupção, mas sim questionar até que ponto seguimos a Constituição de 1988 ou o Código de Hamurabi, datado do século XVIII a.C, onde “olho por olho, dente por dente” era um sistema de justiça válido.

O que se discute aqui é: A justiça pode ser manipulada ao bel prazer de um Juiz? Procurador? Ministro? Ou quem quer que seja? E se o jornalista Gleen Greenwald não trouxesse à tona as conversas que provam a parcialidade de Sérgio Moro?

Corremos altíssimo risco se continuarmos fingindo que nada está acontecendo.

 

COMENTÁRIOS

17 respostas

  1. Moro cometeu crimes no julgamento do Lula e deve ser responsabilizado por isso. Quanto aos bolsominions e coxinhas, já larguei eles de mão há muito tempo. Não vale a pena discutir com esses burros encantados.

  2. Assim como o Brasil se meteu na política interna da Venezuela, poderia ser feita uma intervenção russa aqui. Sérgio Moro PRECISA ser afastado e não temos a quem recorrer, só nos resta pedir ajuda de fora, porque ficar assim, não dá, estamos com vergonha…agora,porque o presidente não quer largar o osso, teremos de ficar à mercê de uma justiça comandada por um criminoso?

  3. Podem espernear à vontade!! MORO É HERÓI NACIONAL! É ISSO NÃO VAI DAR EM NADA!

  4. Embora a parcialidade do Moro flagrantemente colossal nao tivessem provas materiais, estas começam a surgir de forma inequívoca. Urge que sejam protegidas contra a manipulação da gangue moro/dalagnol. Prisão já!

  5. Lula cometeu diversos crimes e deve pagar por isso. Enquando aos pães com mordandela não vou nem questionar.

  6. Tbm já desistir de discutir c estes , até o lado ruim para eles é motivo de comemorar!

  7. E agora, STJ? E agora, STF? Bom mesmo é pato frito ou pato assado ao molho laranja! #VazaJato #FarsaJato #LulaLivre #LulaInocente

  8. Eu so sei de uma coisa ele pode ter indo com muita cede ao pote como diz o ditado popular!!!!!!Mas de uma coisa agente não deve esquecer Lula está preço pelos crimes que toda sua equipe , dona mariza ele cometeram. Se fosse um creme de galinha o ladrão ia agora mofa na cadeia ?. Mas como é o ex presidente e chefe do bando o moro erro ? , espera o que de um povo desse que se acostumou há viver na mentira e sem informações sobre o (DINHEIRO ) que foi desviado ?desse jeito o povo brasileiro vai ficar na miséria igual a o povo da Venezuela que teve que comer comida estragada????vamos pra frente ✋✋um dia o povo vai acordar e vai ser tarde ?político nenhum é pra ser exaltado , só Deus na vida do povo brasileiro ???

  9. O choro é livre!
    Os esquerdinhas estão desesperados…
    Kkkkkkkk

  10. Esse senhor Moro nunca me enganou. Era visível a parcialidade do então juiz no julgamento do Lula. Não Vou entrar no mérito da culpa ou inocência do ex presidente. Mas as regras jurídicas usadas e as respectivas provas foram muito frágeis. Resta -nos saber quais os motivos reais para retirar o Lula de circulação.

  11. Ou melhor dizendo, a meu ver não houve provas cabais e sim a presunção delas.

  12. Bom dia!
    Onde tudo isso vai chegar?
    Não sou política doente,mas gosto de saber do que esta acontecendo..Que Moro tinha algo por tras dessa condenação sem limites eu já tinha dúvidas, agora certeza…E como vai acabar?
    Em pizza como tudo acaba nesse País?oito interessada em saber.
    E o presidente de vocês,pois não o considero um presidente e sim a pessoa sem escrúpulos que debocha de um ex presidente, não tem postura, para se dirigir a um povo que o elegeu, e não tem o mínimo de respeito e articulação política,e está levando o país ao buraco. Sem fim…
    Vai ficar assim mesmo???
    Até quando ???

  13. Essa é a questão permanecer tudo como sempre foi, muitas vezes, ao ouvir ministro, presidente, etc, os quais me encantavam pela sabedoria e atuação, para confiar nas instituições, porém país muito rico de recursos naturais com povo que trabalha percebendo insuficiente para suprir as necessidades básicas, algo está errado, então os políticos não honestos são os filhos obesos de casamento secular entre imprensa e sistema judiciário, há excessões por isso acidentes estranhos persistem em acontecer

  14. Minha reflexão vai mais além; minha reflexão é sobre os rumos da imprensa brasileira, qual seu compromisso com a verdade? Qual são seus interesses políticos, financeiros, projetos de poder e por aí vai. Será que o jornalista brasileiro tem alguma espécie de ética jornalista ou vale tudo para se conseguir seus interesses? E a verdade fica onde?
    Será que essas revelações feitas por um jornalista estrangeiro não são vistas como uma lição de moral acerca da parcialidade e da falta de compromisso com a verdade da nossa imprensa nacional? Será que se essas denúncias fosse dirigidas à imprensa que tem o monopólio da informação no Brasil ela seria levada ao conhecimento público? Acho que está na hora de uma profunda reflexão sobre o futuro da informação…

  15. Do jeito que estamos indo o símbolo da justiça será a deusa sem vendas, vesga carregando uma balança pendendo escandalosamente para a direita! Triste…

POSTS RELACIONADOS

Lava Jato: armadilha (ou cilada) brasileira

Do jornal francês Le Monde Diplomatique. Alguma coisa parece podre no Brasil. O país inteiro parece estar sendo atingido por uma série de crises simultâneas como em uma tempestade perfeita. Economia, recessão, desastres ambientais, polarização política extremista, covid 19 e agora o naufrágio do sistema judicial.