Lula não tem tempo pra ficar triste

Lula atravessa o rio São Francisco, durante a Caravana da Esperança, que percorre os Estados do Nordeste - foto de Otavio Antunes

 

Dizem que falar sobre as coisas melhora tudo. Eu falo muito sobre tudo e pouco sobre o que sinto sobre as coisas. Minha mãe diz que sou isso desde sempre. Então vou escrever.

 

A passagem por Penedo foi pra mim uma catarse de sentimentos e sensações.

 

A única coisa que sabia sobre a cidade até alguns meses atrás era que meu pai havia nascido ali. Meu velho se foi no dia 25 de dezembro, as 2h da manhã, na única noite em que ficou sozinho no hospital. Insistiu que eu passasse a noite de natal com a família, a mesma que cresceu sem sua presença por quase três décadas. Essas separações nunca ficam impunes e ficamos afastados por anos.

 

Descobri mais sobre meu pai em seus últimos três meses do que em toda minha vida. As circunstancias da morte de meu avô em Penedo, a infância dolorida alimentada por pombos em São Paulo e as memórias, de meu pai e minhas tias, da dolorosa travessia de Alagoas para São Paulo. A coragem de minha avó, recém-viúva, em colocar todos os filhos em uma viagem duríssima em busca de vida em São Paulo.

 

Em seu velório ouvi histórias fantásticas sobre o orgulho que mantinha dos filhos. A vontade de conhecer a própria terra, a honra do homem que, duro demais com a família, criara outra vida com a comunidade do Grajaú em São Paulo. Foi pai para tantos outros. Descobri também que, como eu, ele falava pouco sobre as angústias da vida.

 

Prometi ao meu velho que visitaríamos, todos juntos, sua terra natal, assim que saísse do hospital. Bem perto do fim disse que iria de qualquer forma. Ele tinha uma curiosidade comovente sobre sua terra.

 

E cá estou eu poucos meses depois desse diálogo. Chegando ao barco que faria a travessia entre Sergipe e Alagoas, pelo “Velho Chico”, pensei ainda mais no meu pai enquanto estava hipnotizado por Lula, que olhava emocionado aquela imensidão de rio. Pensei nas semelhanças entre os dois e no quanto Lula carrega em si um pouco de todos os brasileiros que, como diria meu pai, não tem tempo pra ficar triste.

 

Meu pai nunca demonstrou toda tristeza que sentia pela afastamento dos filhos. Tivesse demonstrado, provavelmente esse afastamento seria menor. Criou pra si uma armadura que lhe garantiu sobreviver à infância miserável e à juventude sofrida.  Meu pai virou homem com uma mulher forte e irmãos generosos, unidos até hoje. Mas trazia a dureza daqueles que por quase toda vida apenas sobreviveu. Viveu pouco. E nos momentos de felicidade parecia nem saber direito como se comportar. O álcool (fuga da euforia da dura ou feliz realidade) foi mais parceiro que os filhos.

 

Minha mãe certamente também engoliu o choro outras tantas vezes, enquanto faxinava a casa de alguma madame e rezava em silêncio para que Deus iluminasse a filha que aos 13 anos cuidava sozinha dos seus irmãos mais novos. Duvido que minha avó tenha tido tempo de sofrer a viuvez precoce enquanto atravessava o país de trem, ônibus e caminhão, com filhos e meu pai em seu colo.

 

Quantos e quantas, principalmente mulheres, abriram mão de sofrer a própria tristeza por falta de tempo. Pela necessidade de lutar pela próxima refeição para os filhos. Essa é uma história comum nesse país tão injusto.  

 

Lula parece ter criado para si um personagem parecido. Assim como meu velho e as mulheres da minha vida, Lula “não tem tempo pra ficar triste”. A impressão que tenho é que vive aos poucos o luto de Dona Marisa. De vez em quando se pega pensando, lembrando e embarga a voz. Para logo em seguida seguir em frente.

 

É uma pena que uma parte do Brasil, que apenas odeia Lula e tudo o que ele representa, não possa enxergar essa viagem de Lula com os olhos de quem vai até o ex-presidente tocá-lo, abraçá-lo ou simplesmente para agradecer. A maioria nunca foi beneficiada por um programa social do governo, mas diz que a vida deles nunca foi tão boa. Uma demonstração tão comovente de carinho e afeto é tratada por setores da sociedade como alienação ou, pior, clientelismo barato. Quando é, na verdade, o contrário.

 

Os milhares de “Silvas” como meu pai, que dependiam da boa vontade de coronéis pra trabalhar, de forma quase escrava e por quase cinco séculos, ganharam liberdade para mandar ao diabo uma oligarquia rural que determinava quem vivia e morria no Brasil profundo. Quem poderia ficar na terra e quem deveria atravessar o Brasil e se aglomerar nos grandes centros.

 

Em Penedo existe agora um campus da Universidade de Alagoas. Existem famílias que, graças aos programas sociais criados por Lula, romperam o miserável e desgraçado ciclo da fome, que perdurou por gerações. O seguro safra e o incentivo à produção dos pequenos produtores tirou a exclusividade do cuidado com a terra do latifundiário. Mas, desgraçadamente, isso são políticas descartáveis para parte da sociedade brasileira.

 

A linda cidade de Penedo passou por transformações profundas. Assim como o Brasil. Você não precisa gostar de Lula ou achá-lo perfeito para perceber isso.

 

Ao fim e ao cabo, fiquei miseravelmente feliz com o fato de a doença que vitimou meu velho ter me dado tempo de vê-lo chorar, lamentar, se reconciliar com minha mãe e com os filhos. Lamento ele não estar naquele barco comigo hoje, no cemitério, na igreja maravilhosa da família Lemos que está ali há quase 300 anos e foi, provavelmente, freqüentada por meus antepassados. E poder tomar aquela gelada às margens do Velho Chico ao lado do Wagnão, presidente do sindicato que ele ajudou a construir no ABC paulista.

 

Lamento profundamente o que tem passado o maior líder popular do meu tempo. Lamento ele ser tão “povo” brasileiro em seu sofrimento. Lamento ele também não ter tempo pra ficar triste pela perseguição contra si e contra seus filhos, pela triste circunstância da morte de sua esposa, pela perda de amigos tão próximos e queridos e pela doença de outros. Torço para que, nos momentos mais duros, o carinho do povo seja o suficiente para confortá-lo, como espero ter confortado meu pai nos seus piores momentos. 

 

Não deve ser fácil, sobretudo, ver parte da sua obra sendo tão atacada. As tentativas de fechar universidades e tirar dinheiro dos programas sociais devem doer nele tanto quanto suas outras dores.

 

Espero que Lula ache um tempinho pra sofrer. E espero que, depois, siga sendo essa fortaleza desencontrada e imperfeita de sonhos e esperanças, que pode colocar em movimento, novamente, a energia do povo brasileiro para escrever a própria história. Para que tantos outros “Antonios” possam viver com felicidade na própria terra, junto com seu próprio povo. E –sobretudo– tenham um tempinho pra sofrer e ficar triste.

Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Jornalistas Livres

COMENTÁRIOS

5 respostas

  1. Muito boa a matéria sobre o Lula. Lula 2018.
    SEGUE O FLUXO.

  2. Meu Deus, cai como uma lágrima silenciosa em meu coração. Como essa elite é podre! Como essa elite é bárbara! Como essa elite é composta de cadáveres ambulantes, zumbis gritando sua própria vacuidade espiritual e moral. Como nessas poucas palavras tu consegues mostrar aos olhos de quem quer ver a vasta ausência de qualquer empatia desta elite com o povo e com o país. Malditos vermes travestidos de seres humanos! Conseguiram agora o impensável, alem de atirar o povo no vórtice da desesperança e miséria estão violentando sua alma, roubando sua própria identidade.

  3. Olá, Otávio, maravilhoso texto. Obrigada por isso.
    Eu acho que Lula, ultimamente, tem sido triste todos os dias, tantas são as injustiças que tem sofrido e visto sua família e muitos de seus amigos sofrerem. A gente vê isso em seu olhar.
    Mas a tristeza não o paralisa, não o incapacita para a esperança, não sequestra seu senso de responsabilidade pelo destino do povo que o admira, que o ama.
    É um mar de amor que a gente tem visto nesta caravana em relação a ele. Isso lava a tristeza, faz com que fique mais suportável. Acho que a tristeza segue sendo sua companheira, mas não é capaz de jogá-lo por terra..
    Força, Lula! Aqui no sudeste, bem longe da caravana, também tem gente que te ama!

POSTS RELACIONADOS

A poeta e o monstro

A poeta e o monstro

“A poeta e o monstro” é o primeiro texto de uma série de contos de terror em que o Café com Muriçoca te desafia a descobrir o que é memória e o que é autoficção nas histórias contadas pela autora. Te convidamos também a refletir sobre o que pode ser mais assustador na vida de uma criança: monstros comedores de cérebro ou o rondar da fome, lobisomens ou maus tratos a animais, fantasmas ou abusadores infantis?