Entenda o plano do PSDB para a Educação (ou por que São Paulo, Paraná e Goiás têm escolas em luta) parte 3

No dia 24 de dezembro de 2015, a Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Seduce) de Goiás atualizou uma série de perguntas e respostas sobre o projeto de transferência da administração de escolas públicas a organizações sociais.

A nota (que pode ser lida aqui: http://migre.me/sWxtv ) argumenta que “o principal objetivo das OSs é tornar mais ágil a gestão das unidades, buscando a redução da burocracia e dos custos”. Além disso, “o diretor terá suas atividades totalmente concentradas na parte pedagógica da escola, acompanhando de perto o desempenho, enquanto as OSs farão a gestão administrativa, garantindo a segurança e boas condições estruturais”.

Nesta terceira parte de uma série de quatro vídeos, o Diretor da Faculdade de Educação da UNICAMP, Luíz Carlos de Freitas, explica aos Jornalistas Livres porque essas justificativas entram na contramão da escola pública de qualidade.

As duas primeiras partes da entrevista podem ser vistas aqui:
Parte I: http://migre.me/sRZV6
Parte II: http://migre.me/sWy5C

COMENTÁRIOS

POSTS RELACIONADOS

Provão Paulista: oportunidade ou engodo?

Diante das desigualdades educacionais históricas no Brasil, tentativas de ampliar o número de estudantes egressos da rede pública no ensino superior é louvável. Mas não seria mais eficiente se o governo do Estado de São Paulo aumentasse as vagas destinadas ao testado e experimentado Enem, ao invés de tirar da cartola mais um exame eivado de contradições?