Deputadas estaduais do PT em SP informam situação do interior na pandemia

Por Marisilda Silva, para os Jornalistas Livres 

Conversando na manhã desta segunda-feira, 27/4, com o Jornalistas Livres, as deputadas petistas Márcia Lia e Professora Bebel falaram sobre o enfrentamento ao coronavírus no interior de São Paulo, a importância de ações solidárias e sobre o que está acontecendo na Assembleia Legislativa, as propostas do PT e as posições do partido frente as medidas propostas pelo governo Doria.

De Araraquara, Márcia Lia contou como o prefeito municipal Edinho Silva estruturou as ações de governo para atender os habitantes do município e se articula com cidades vizinhas durante essa pandemia que atinge o Estado de São Paulo de forma agressiva.  A deputada conta que uma parceria com a Unesp de Araraquara está garantindo a realização de testes para confirmação da doença. Um hospital de campanha foi instalado e uma UPA foi destinada exclusivamente para procedimentos de observação para pessoas que apresentarem algum tipo de sintoma. Para atendimento, pelo SUS, Araraquara está contando com 76 respiradores, e ainda outros 29 aparelhos dos hospitais privados, totalizando 105 respiradores disponíveis para a população.  “Com 68 casos até agora e três óbitos confirmados por Covid-19, podemos dizer que Araraquara está sendo muito bem cuidada neste momento e parabenizamos o companheiro Edinho Silva por isso”, diz Márcia.

Na região de Piracicaba, as coisas não funcionam tão bem, avisa a deputada Professora Bebel. Até domingo, 26/4, a cidades da região somaram 174 casos confirmados, chamando a atenção a cidade de São Pedro que, com cerca de dez mil habitantes, já conta 32 casos de Covid-19.

Professora Bebel destacou a defesa do direito à vida, a proteção dos trabalhadores, que foram as bases do Plano Emergencial para enfrentar o novo Coronavírus apresentado pela bancada do PT.  Ela também denunciou a grande “sacanagem” que o governo Doria está fazendo no caso das merendas. Segundo ela, a escola pública era atendida com 3, 7 mil merendas, e agora Doria reduziu para 700 mil, considerando apenas o Cadastro Único e o Bolsa Família e não o número de matrículas  na rede estadual. “A merenda foi uma conquista, articulada com a agricultura familiar, orgânica, de qualidade, e aí calculado um preço. Não podemos deixar 3 mil alunos fora”, manifesta a deputada.

Márcia Lia está bastante preocupada com os trabalhadores da cultura, cuja situação tornou-se mais vulnerável neste momento. Ela apela para que a Assembleia Legislativa aprove o PL 233/2020, propõe um Programa de Auxílio Emergencial para Trabalhadores do Setor Cultural e para Espaços Culturais. Márcia Lia é coautora da proposta que foi apresentada com a deputada Isa Penna, toda a bancada do PSOL, e a deputada Leci Brandão,do PCdoB. “A proposta será debatida pelo a Frente Parlamentar da Cultura nesta semana, e é urgente que seja aprovada”, informa a parlamentar.

 

Assista aqui à entrevista com as deputadas Márcia Lia e Professora Bebel: 

 

COMENTÁRIOS

POSTS RELACIONADOS