Das tentações e preces

 

Vejo o Papa na tv, logo após o almoço, na sexta-feira, mas é entardecer no Vaticano. Há um silêncio profundo ferindo a imensidão da Praça São Pedro, demoro a entender a situação, pouco devoto que sou. É tão intensa a cena muda que me atenho. É a pandemia, logo me envolvo no coro sublime, agente invisível vozes cantam, tais anjos e querubins, arquitetura épica deserta de multidão.

 

“Há semanas, parece que a tarde caiu. Densas trevas cobriram as nossas praças, ruas e cidades; apoderaram-se das nossas vidas, enchendo tudo de um silêncio ensurdecedor e de um vazio desolador… Nos vimos amedrontados e perdidos.”

 

 

 

 

 

É a homilia. 

 

A pregação desses dias, o para ou não para dos homens, o vírus escancara nossas dívidas. Nossa concentração de renda e o disparate da má distribuição de lucidez entre os donos do poder evidenciam as incongruências da peste.

Manifestante em frente à Prefeitura de São José de Rio Preto, durante buzinaço na cidade, pede reabertura do comércio.

 

Ao mesmo tempo em que Francisco ora, tão distante, e as nações reforçam que a solidão é boa medida agora, aqui sei que alguns oram inverso, querem as multidões.

 

Dá uma tristeza essa sexta-feira, tanta dissonância entre a razão e bom senso dos seres.

 

Há grilos, tão intenso o silêncio na Praça. Belíssimo momento de solidão em meio a tragédia da morte, tão presente nesses dias, na vida cotidiana de todos agora.Começa com "entardecer" a homilia presidida pelo Papa Francisco, MOMENTO EXTRAORDINÁRIO DE ORAÇÃO EM TEMPO DE EPIDEMIA.“Há semanas, parece que a tarde caiu. Densas trevas cobriram as nossas praças, ruas e cidades; apoderaram-se das nossas vidas, enchendo tudo de um silêncio ensurdecedor e de um vazio desolador… Nos vimos amedrontados e perdidos.”E, neste barco, estamos todos. Tal como os discípulos que, falando a uma só voz, dizem angustiados «vamos perecer» (cf. 4, 38), assim também nós nos apercebemos de que não podemos continuar estrada cada qual por conta própria, mas só o conseguiremos juntos.http://w2.vatican.va/content/francesco/pt/homilies/2020/documents/papa-francesco_20200327_omelia-epidemia.html

Gepostet von Jornalistas Livres am Freitag, 27. März 2020

 

Imagens por Vaticano News, DL News e Vasily Surikov (1872)

 

https://riopreto.dlnews.com.br/noticias?id=23998/buzinaco-em-rio-preto-pede-reabertura-do-comercio;-prefeitura-diz-que-segue-oms

COMENTÁRIOS

POSTS RELACIONADOS

3J Fora Bolsonaro: SP registra violência policial

Foram registradas duas detenções durante o ato que, segundo os organizadores, contou com mais de 100 mil manifestantes. O #3JForaBolsonaroSP foi um de centenas de protestos por vacina, comida, auxílio emergencial, mas, sobretudo, pelo impeachment de Jair Bolsonaro, que aconteceram neste sábado (3), em todo o Brasil e no mundo.