Campinas pede #ForaTemer e #DiretasJá

A impopularidade do governo golpista cresce a cada dia. Com a consumação do golpe no país e a instauração de um governo ilegítimo, caracterizado pelo neoliberalismo e ações antidemocráticas nas ruas, a população tem ocupado os espaços públicos, manifestando-se contra a onda ultraconservadora e a política de exceção impostas ao país pelo governo Temer.

Fora Temer- Diretas Já - foto fabiana ribeiro-4801A cidade de Campinas (SP) prossegue na luta contra o golpe. É o segundo manifesto que acontece em um curto período (o anterior ocorreu no dia 1º de setembro). Novamente, mais de 5 mil pessoas estiveram no ato de 06 de setembro. As  faixas e cartazes pediam democracia, a saída de Temer,  #DiretasJá e, principalmente, demonstravam indignação e oposição ao golpe e à política excludente do presidente ilegítimo Michel Temer.

A concentração foi no Largo do Rosário, praça que sempre foi cenário das manifestações populares, e seguiu pelas ruas do centro da cidade. O ato manteve-se pacífico e contou com a participação de trabalhadores, Frente Brasil Popular e Povo sem Medo,  movimentos sociais, partidários e culturais, além de vários artistas locais e muitas crianças, que também marcaram presença. Em princípio, o movimento encerraria o ato no Largo do Rosário, mas os manifestantes preferiram continuar o protesto e prosseguiram a caminhada até o prédio  da Prefeitura.

Fora Temer/ Diretas Já - Campinas 06 de setembro
Fora Temer/ Diretas Já – Campinas 06 de setembro

Diferentemente do ato anterior, a mobilização dessa terça-feira (06) encontrou o prédio sede da administração municipal com as luzes apagadas, enquanto um cordão de isolamento impedia o acesso à parte superior das escadarias  da edificação. Vale ressaltar que um grande contingente do efetivo da Guarda Municipal (GM) e o alto comando da Polícia Militar (PM) estavam presentes. Dessa vez, além dos escudos, cães e bombas de gás, a Guarda Municipal também estava  munida com armas de choque e balas de borracha. Com todo esse aparato, a parte superior das escadarias que dá acesso ao prédio ficou totalmente bloqueada. Cumpre ainda observar que os oficiais da GM e PM liberaram o referido espaço apenas para a equipe de reportagem de uma grande mídia, a qual é conivente com o processo golpista.

Apesar da forte intimidação por parte da força policial, os manifestantes continuaram o protesto com palavras de ordem. Ativistas que integram o grupo dos Advogados Independentes de Campinas acompanharam o manifesto até o final, a fim de garantir o direito à própria manifestação e conceder suporte ao ato. A manifestação, de caráter pacífico, foi encerrada serenamente (assim como a anterior), caracterizada pela dispersão lenta e pacífica dos manifestantes.

 Cobertura: Bruno Lopes, Hidalgo Romero e Arthur Amaral
Fotos: Fabrizio Menza, Fabiana Ribeiro e Rodrigo Cruz

fotos: Fabrizio Menza, Fabiana Ribeiro, Rodrigo Cruz

participaram da cobertura: Bruno Lopes, Hidalgo Romero e Arthur Amaral

COMENTÁRIOS

POSTS RELACIONADOS