1ª Pedalada Pacífica em protesto até a casa de João Dória

Video Elisa Agena para os Jornalistas Livres

Ontem, 05/10, aconteceu em São Paulo a 1ª Pedalada pacífica até a casa do candidato à prefeitura eleito João Dória, em protesto às últimas declarações do mesmo. Dória volta atrás em seu programa de governo e diz que não irá expandir as ciclovias na cidade, e que inclusive vai retirar aquelas que segundo ele estão esvaziadas de ciclistas. Na carta manifesto, ciclistas questionam e ironizam o argumento de Dória, alegando que pela mesma lógica uma calçada vazia e sem pedestres constantemente também deveria ser retirada. Manifestantes também criticam a sua posição contrária à redução velocidade máxima permitida nas vias, que tem salvado várias vidas na cidade de São Paulo.
A concentração começou às 18h na Praça do Ciclista na Avenida Paulista, onde às 19:30h o cicloativista Anderson Augusto, conhecido como Ciclonauta Urbano, leu a carta manifesto destinada ao prefeito eleito João Dória.
Às 19:50h os ciclistas partiram em direção à Rua Itália, no Jardim Europa, onde fica a casa do João Dória. Depois de vinte e cinco minutos, chegaram no destino.
Segundo informação do segurança, Dória não estava em casa.
Vera Penteado, ciclista urbana, leu novamente a carta na frente da casa e a entregou ao segurança que se comprometeu a entregar ao Dória. No vídeo, Vera concede seu depoimento aos Jornalistas Livres: “A vida de ninguém vale a pressa de outra pessoa!”
Logo depois os ciclistas fizeram um deitaço com suas bicicletas entoando palavras de ordem, pedindo a manutenção e expansão da rede cicloviária já existente e para as regiões periféricas da cidade.

Edição Iolanda Depizzol

 

COMENTÁRIOS

POSTS RELACIONADOS

VAMOS ABRIR AS RUAS PARA AS BICICLETAS!

No vídeo a seguir, editado com material de muitos ciclistas, pode-se ver como a tradicional Bicicletada Márcia Prado, que recebeu este nome em homenagem a

PARA QUÊ CICLOVIAS?

São Paulo tem ciclovias demais? Ciclovias são perigosas? Não há ciclistas? Ciclovias atrapalham o trânsito? Ciclovias são coisa partidária? Blá Blá Blá… O vídeo MOBILIDADE