Trump toma a decisão “mais estúpida dos EUA desde a guerra ao Iraque”

“Os americanos das gerações futuras vão olhar para a decisão de Donald Trump, de abandonar o Acordo de Paris, como uma das ações mais ignorantes e perigosas já tomadas por qualquer presidente”

O presidente Donald Trump tomou uma decisão que os críticos estão qualificando como “uma das ações mais ignorantes e perigosas já tomadas por qualquer presidente”: retirou os Estados Unidos do acordo climático de Paris, na tarde de quinta-feira

“Uma abdicação da liderança americana e uma desgraça internacional”, desse modo o senador Bernie Sanders descreveu a decisão de Trump, anunciada no Jardim das Rosas da Casa Branca.

Com pouquíssimas menções à palavra “clima”, Trump fundamentou sua decisão no interesse dos “homens e mulheres esquecidos” da América, que prometeu proteger contra a “exploração” das nações estrangeiras, colocando “a América em primeiro lugar.” Os argumentos, há muito desmascarados, da indústria de combustíveis fósseis, sobre perdas e sofrimento econômico, pontuavam seu discurso, considerado “literalmente errado em cada um de seus aspectos”.

O magnata imobiliário disse que “estamos saindo” do acordo não vinculativo, mas disse que negociaria novamente o acordo atual ou forjaria “um contrato inteiramente novo, em termos justos para os Estados Unidos, seus negócios, seus trabalhadores, suas pessoas, seus contribuintes […] e veremos se podemos fazer um acordo justo. E se pudermos, será ótimo e, se não pudermos, está tudo bem”.

Ele terminou o pronunciamento dizendo que é hora de colocar as cidades americanas como “Youngstown, Detroit e Pittsburgh … antes de Paris, França”.

Os ativistas do clima e outros defensores de um esforço global

para combater o aquecimento global

condenaram imediatamente a mudança.

“Os americanos das gerações futuras vão olhar para a decisão de Donald Trump, de abandonar o Acordo de Paris, como uma das ações mais ignorantes e perigosas já tomadas por qualquer presidente”, declarou o diretor executivo da Sierra Club, Michael Brune. “A decisão de Trump de ignorar a grande maioria do público americano e a comunidade científica prejudicará nosso país, nos custando vidas, empregos e nosso papel como líder mundial. Trump isolou nosso país no cenário mundial, cedendo nossa posição de liderança e nossa vantagem econômica sobre energia limpa para a Índia e a China, com um justificativa a altura de um slogan de chapéu de basebol “.

“É uma decisão estúpida e imprudente”, declarou o cofundador de 350.org, Bill McKibben, na quinta-feira, ao New York Times.

“O ato mais estúpido de nossa nação desde o lançamento da guerra no Iraque.

Mas, não é estúpido e imprudente de modo normal.

Ao contrário, seu ato equivale a um repúdio completo de

duas das forças civilizadoras em nosso planeta:

diplomacia e ciência”.

Trip Van Noppen, presidente da Earthjustice, disse de forma semelhante: “Longe de colocar a América em primeiro lugar, a retirada de Trump do Acordo de Paris é um favorecimento míope ao lobby dos combustíveis fósseis. É um profundo fracasso da liderança global americana. Ele ignora deliberadamente a crise do clima. Isso custará aos trabalhadores dos EUA empregos em energia limpa. A história julgará a retirada do Acordo de Paris como um grande erro “.

“Trump tomou sua decisão e estamos tomando a nossa”, disse o diretor executivo de 350.org, May Boeve. “Não seremos arrastados por um fantoche míope e destrutivo da indústria de combustíveis fósseis na Casa Branca”.

“Vamos transformar a indignação pública em uma ação local significativa”, continuou Boeve. “Ao trabalhar a nível local e regional, as comunidades podem organizar mudanças poderosas e duradouras, forçando os funcionários eleitos pelo povo a escolher um lado: o do Trump e seu gabinete bilionário do combustível fóssil, ou o da gente que luta por um clima estável e uma economia que funcione para todos “.

Kierán Suckling, diretor executivo do Centro para a Diversidade Biológica, lamentou, “com o nosso mundo indo rapidamente para uma catástrofe climática, Trump apenas pisou no acelerador”.

Mas, continuou Suckling, “o resto da América continuará lutando contra o aquecimento global e este presidente imprudente. Vamos combater a sua perigosa agenda nos tribunais, nas ruas e no nível estadual e local em todo o país. Não vamos deixar o poder corporativo e esta administração corrupta condenar nosso planeta ao desastre “.

Tradução do artigo ‘Destructive Fossil Fuel Puppet’ Trump Ditches Climate Deal with Fact-Free Speech, por Lauren McCauley, autora em CommonDreams, publicado em 01/06/2017, em https://www.commondreams.org/news/2017/06/01/destructive-fossil-fuel-puppet-trump-ditches-climate-deal-fact-free-speech

COMENTÁRIOS

Uma resposta

  1. Em 1992 durante o Forum Global sobre Meio Ambiente, o então presidente Bush disse que não assinaria o Acordo Climatico proposto naquele Forum, no mesmo dia fizemos uma passeata com mais de 100 mil pessoas, ambientalistas de todo o Mundo, presentes no encontro, a palavra de ordem na passeata foi a de “Boicote aos Produtos Americanos em todo o Mundo”, na manhã do dia seguinte O Presidente do EUA recuou de sua decisão. Trump não sabe disso e se sabe acredita que nada acontecerá, ledo engano ele está provocando o inicio do fim, o mercado consumidor da Europa tem novas opções, e os europeus não suportarão uma concorrência industrial fora dos padrões europeus, Angêla Merkel deu sinal claro que haverá resistência, o neo liberal cometeu um erro fatal.

POSTS RELACIONADOS