Rastro Vermelho na praça e nas ruas

Iniciativas como o espetáculo político/teatral “Rastro Vermelho” grupo teatral Estudo de Cena, precisam ser incentivadas, multiplicadas… Atividades em espaços públicos como essa, renovam as energias e reavivam a esperança.

Inspirados no Teatro do Oprimido de Augusto Boal o grupo, composto por aproximadamente 20 atores, com muita música, declamação de poesias, performances em praça pública, ganhou as ruas para denunciar o momento que estamos vivendo, reavivar a memória de lutas e reforçar a a utopia de um mundo melhor.

Em cortejo da praça da Vila Buarque e pela Consolação, finalizando no teatro de Arena, chamaram a atenção de maneira simbólica, para a dinâmica e força da natureza, da vida e de elementos que a constituem: ar, fogo, água, terra, onde se travam as lutas, ressaltando a importância do chão em que se pisa e da memória como fio condutor  da vida, em constante movimento.

“Eu canto a aurora… A ruína é progressiva, em nosso caminho um labirinto de pedras, só a solidariedade pode abrir caminhos. Sem a nossa imaginação nunca chegaremos ao lugar esperado. Ficaremos aprisionados nas muralhas de pedra que nos trazem sinais da morte. Estamos na ponta da rua, estamos vendo a rua se fechar, enxergamos a fumaça da pólvora, a corneta bradar… Eu vi Antônio Conselheiro no sertão que o mundo esqueceu, cercado de tanta polícia, Canudos não se rendeu… Cercado de tanta polícia, fascistas não passarão…”

“A gente busca raiz de quem tem brilho no olhar, olha o jardim onde está o sol, ver a memória, ver a semente do que está por vir, esta terra será de toda gente, de muita luz e de sol…”.

No teatro de Arena foi entregue a Cecília Boal, uma caixa com cápsulas de sonhos para daqui a cem anos. Sob a mística daquele teatro de tantas resistências, ergueram-se as vozes por liberdade e por direitos.

COMENTÁRIOS

8 respostas

  1. Muito significativo e importante nesse.momento de nosso país vozes qus e se erguem denunciando através da arte.Emocionanteee!

  2. Estou emocionada, com arrepios por todo o corpo. Isso me faz um bem indescritível, me ajuda a acreditar na possibilidade de voltarmos a viver em um mundo melhor, com mais amor.

  3. Maravilhoso, minha geração agradece a força e garra dessa juventude disposta a lutar e engrandecer nosso país, em busca da democracia e direitos perdidos. Enchem nossos corações de orgulho. #LulaPresoPolitico #LulaInocente #LulaLivre

  4. Vivemos, talvez, um dos momentos mais tristes de nossa falsa democracia. Saímos de um período de euforia e desesperança com o desgoverno do PT e aliados. Fomos vilipendiados e agora pagamos o preço das histórias de falcatruas cometidas. NUNCA NESTE PAÍS VIMOS TANTO ROUBO. Hoje, como sempre depois de muita indignação, a maioria escolheu um “representante do oposto”. De fato, ninguém sabia direito quem era os bolsonaros. Até este momento, o que lemos e ouvimos das bobagens que dizem e escrevem, nos remetem a algo indefinido. Estamos confusos e sem um norte que nos leve a um porto seguro. A COMUNICAÇÃO É O QUE NOS DIFERE DOS IRRACIONAIS. Uma das premissas do processo de comunicação é…Quando não temos algo a dizer que edifique ou construa mensagens positivas devemos nos calar. O SILÊNCIO É A MELHOR COMUNICAÇÃO.

Deixe um comentário

POSTS RELACIONADOS