Por que Lula ainda está preso?

 

 

Rodrigo Perez Oliveira, professor de Teoria da História da Universidade Federal da Bahia, com ilustração de Fernandes

 

Uma das principais características da crise brasileira contemporânea é o cerco inédito que o sistema de Justiça montou para acuar a classe política. Desde o nascimento da Operação Lava Jato, em 2014, diariamente o noticiário mostra o espetáculo das operações da Polícia Federal na caça aos políticos profissionais.

Os brasileiros e brasileiras se habituaram a ligar a TV e ficar sabendo que naquele dia a PF tinha batido às seis da manhã na porta de um senador, de um deputado, de um ex-governador, para cumprir mandado de prisão. De fato, a operação Lava Jato levou para a cadeia um segmento da sociedade que até então contava com mansidão da Justiça.

É óbvio que a população aplaudiu de pé e a Lava Jato rapidamente se tornou sucesso de público e crítica. Até mesmo a presidenta Dilma e Zé Eduardo Cardozo, seu ministro da Justiça, se deixaram levar pela popularidade da Lava Jato. Eles estavam convencidos de que a corrupção estava com seus dias contados no Brasil.

Essa energia política era tudo que a Lava Jato precisava para o seu lance mais ousado: a prisão de Lula, o principal líder popular da história do Brasil. Funcionou. Lula foi preso em abril de 2018 e nada aconteceu. Protestos reunindo algumas centenas de pessoas aqui e acolá, mas nada capaz de salvar o ex-presidente.

Isso quer dizer que a popularidade de Lula derreteu? Creio que não. No final de agosto de 2018, o Datafolha fez a última pesquisa em que o nome de Lula aparecia entre os presidenciáveis. Os números apontam que Lula venceria as eleições com alguma facilidade. Ou seja, as pessoas até votariam em Lula, mas não estão convencidas de sua inocência, não estão dispostas a irem às ruas levar bala de borracha no lombo e gás de pimenta na cara para defendê-lo.

A discussão se Lula é inocente ou não, se sua prisão foi arbitrária ou legítima, terá vida longa, talvez mais longa do que a vida do próprio condenado. Não entro aqui no mérito dessa questão. Quero discutir outra coisa.

Por que, um ano depois, Lula continua preso? O leitor mais apressado diria: porque ele roubou!

Em um exercício puramente analítico, aceito a hipótese do leitor. Digamos que sim, que Lula tenha roubado, que seja de fato culpado.

Lula é mais ladrão que Beto Richa ou Michel Temer?

Por que Lula permanece preso, enquanto outros políticos notoriamente envolvidos com casos de corrupção conseguem sucessivos habeas corpus que lhes permitem entrar e sair da cadeia?

Lula é bandido mais perigoso que Fernandinho Beira-Mar, que o goleiro Bruno, que o Maníaco do Parque? Lula não pode dar entrevistas, ao contrário de traficantes e assassinos, que mesmo presos puderam falar à imprensa.

A conclusão, ao menos pra mim, é óbvia: mesmo que Lula fosse culpado, sua manutenção na cadeia teria motivação política.

Lula ainda está preso porque ele representa um projeto de desenvolvimento que confronta diretamente o programa de governo que chegou ao poder em 2016, depois do golpe parlamentar que derrubou a presidenta Dilma.

A prisão de Lula, seu total isolamento, é a representação perfeita da lógica maior da crise brasileira.

O Brasil está atolado numa crise que parece não ter fim por causa da radicalização do conflito entre dois projetos desenvolvimentistas rivais: de um lado, está o projeto que define o Estado como o gestor do desenvolvimento nacional. Do outro lado, está o projeto que entrega essa posição de comando ao mercado.

É a guerra entre o projeto estatista e o projeto privatista.

O conflito não é nada novo na história no Brasil. Suas origens nos remetem aos primórdios do Brasil moderno, quando, na década de 1940, a gerência estatal começou a ser confrontada pelos grupos políticos organizados na UDN.

Na década de 1990, nos governos do PSDB, o projeto privatista estava no poder. O PT, representando o projeto estatista, era oposição. Do começo do século XXI até 2013, o PT estava no governo, com energia política para implantar seu programa.

Mas as sucessivas derrotas eleitorais e o inegável sucesso político dos governos comandados pelo Partido dos Trabalhadores convenceram os adversários de que seria impossível vencer nas urnas. A falta de um horizonte de retorno ao poder pela via democrática levou o projeto privatista a romper seu compromisso com a democracia.

Não foi a primeira vez. Aconteceu também em meados da década de 1950. O resultado foi na morte de Getúlio Vargas. Aconteceu também em 1964. O resultado foi o golpe militar e o estabelecimento da ditadura.

Fato é que o projeto privatista apostou alto e declarou guerra total ao seu rival. Não havia lugar para meia vitória. A artilharia foi pesada. O Partido dos Trabalhadores, com seu programa desenvolvimentista, precisava ser completamente destruído.

Com isso, não quero dizer que o PT não tenha se envolvido em escândalos de corrupção. Somente um militante ingênuo seria capaz de chegar tão longe.

Estou afirmando que a corrupção não é o núcleo duro da crise. É apenas pretexto, discurso pra legitimar perseguição política.

Dilma foi golpeada, mas ainda assim não era suficiente.

Também não bastava apenas impugnar a candidatura de Lula. Solto, andando pelo Brasil e fazendo campanha, Lula poderia eleger o próximo presidente. O projeto privatista não poderia dar sopa para o azar.

O plano não deu tão certo assim. O objetivo era o retorno dos tucanos ao Palácio do Planalto. O PSDB garantiria a estabilidade política que o projeto privatista precisa. A situação acabou saindo do controle e foi Jair Bolsonaro quem herdou o ódio político que o golpismo plantou.

O projeto privatista apostou ainda mais alto e resolveu apoiar a candidatura de Bolsonaro. Hoje, o projeto privatista está no governo, mas não tem hegemonia. Precisa disputar espaço com uma direita histérica que fez do moralismo comportamental sua profissão de fé, com os militares que se recusam a abrir mão de seus privilégios previdenciários, com a família presidencial que quer instituir a sucessão hereditária na República.

Ao fim e ao cabo, a vitória de Bolsonaro significou uma meia vitória para projeto privatista. Não é o ideal, mas é o possível. Talvez sirva. Será?

Mas pra servir mesmo, para que o projeto privatista consiga continuar impondo sua agenda ao Brasil, Lula precisa continuar preso.

Já pensaram, leitor e leitora, Lula saindo pelo Brasil em caravana explicando para o povo o que significa a reforma da previdência, o que significa o fim do benefício de prestação continuada.

Antes de tudo, Lula é um pedagogo.

Lula solto, ou com um celular conectado à internet nas mãos, significaria a desestabilização de um governo que nasceu frágil, atravessado por conflitos internos.

Lula solto significaria oposição efetiva agitando as pessoas. Não pode. O projeto privatista chegou muito longe, apostou alto demais. Lula não pode ser solto. Se nada de muito inesperado acontecer, Lula morrerá na cadeia. Temo que jamais ouviremos sua voz novamente.

 

Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Jornalistas Livres

COMENTÁRIOS

188 respostas

  1. Lula está preso porque e um ladrão perigoso , o Brasil está nesta caca culpa dele o maior ladrão do Brasil.

  2. Lula e pior que todos esses bandidos juntos.

  3. BOLSONARO 2022 MORO 2026 FLÁVIO 2030 EDUARDO 2034 CARLOS 3038

  4. Os políticos corruptos e ladrões, tem que está na cadeia.
    Seja quem for.

  5. Vocês deveriam ter vergonha de certas notícias,eu teria vergonha de dizer ser professor de história com esse viés ideológico.

  6. Lula esta preso . porque e o chefão dos ladrões , que saquiaram os cofres públicos, o lula e o barrabas dos petistas , so ficamos livres desse tipos de gentaiada etraves do votos , a nossa bandeira ja mais seras vermelhas , Deus acima de tudo amém , amém amém….

  7. Só ir visitá-lo que ouvirá a voz dele!
    E não só ele deveria estar lá, mas todos esses covardes que usurparam o povo brasileiro. Nojo de Aécio, Temer, Dilma, Marina, Cunha, Eunício, Eduardo Bolsonaro, Rodrigo Maia, Gilmar Mendes e todos os demais… Nojo de corruptos!

  8. Lula solto representa a impunidade dos atos praticados por ele, isso é certo.

  9. Lula foi julgado em primeira e segunda instância e condenado .
    E sendo assim é um político preso só isto mais nada. Outros ainda não foram presos porque não foram condenados em segunda instância.
    Claro assim. O resto e conversa fiada.

  10. Nunca mais ouvir voz de Lula !!!! Nada a temer somente agradecer.

  11. discurso de um petista fanático. Este partido deixou o nível de desemprego na histórias desse país. O maior escândalo de corrupção do planeta. A maior criminalidade do mundo. Sessenta por cento dos brasileiros estão com nomes negativados. O BNDES ,foi saqueado pra ajudar ditaduras e países bolivianos. Isso só já era pra tá todos pesos.

  12. Lula pedagogo….faça me o favor!!!! Fanático maldito vc é.!!!

  13. Resposta simples ao título da matéria.
    LULA ESTÁ PRESO PORQUE É UM LADRÃO DO DINHEIRO PUBLICO, CORRUPTO, E OUTRAS COISITAS MAS.

  14. Lula está preso por roubar a confiança de um povo e por quebrar o Brasil . Ñ demorará mto Zé Dirceu e o resto da quadrilha irá tbm . O pior que ainda tem mtos otários que ainda teimam em ñ acreditar que esses meliantes roubaram.
    Então de onde vem tamanha riqueza?

  15. O problema é depender só do Lula como “pedagogo” para sair explicando essas coisas e agitando a população. Será que nesse Brasil todo só tem o Lula para isso? Se de alguma forma sim, é um problema grave.

  16. Muito didático. Excelente matéria. Pq o STF e o STJ se submetem a um papel tão fuleiro assim, digamos de serem os carcereiros de Lula? Estão com as chaves da cela, mas por razões nada nobres, não as entregam para que a nossa história possa ser recomeçada, sem medo de ser feliz.

  17. Por que Lula ainda está preso? Resposta: por que ele é ladrão, e a cadeia é o lugar onde levam ladrões no Brasil, certo? Acertei?

  18. Mais um “artigo ” sem pé nem cabeça de um desses “professores” maconheiros de universidades públicas. Pois fique sabendo que o LULA TÁ PRESO BABACA…. kkkkk e que esse desgraçado APODREÇA NA CADEIA.

  19. Concordo plenamente com você. É o pensamento mais lúcido que já li ou ouvi. Os canalhas não tem vergonha na cara, contanto que eles vivam da exploração do povo que já paga o salario dessa corja. Mas esses aproveitadores sem escrupulos não tem limites.

  20. Deve ser péssimo pra mídia comprada saber que o Luladrão vai bater as botas na cadeia e ir quicar no colo do satanás… #OLulaTaPresoBabaca ?

  21. Porque ele foi condenado e, ainda, famta mais de 11 anos para o cumprimento da pena.

  22. Lula ainda está preso porque é ladrão.
    Oxalá ele vai continuar preso por muito tempo, afinal lugar de bandido é na cadeia.

  23. Ele está preso porque foi julgando e condenado por ser o chefe da quadrilha petista, como um verdadeiro quadrilheiro igual aos demais pelo mundo não tem nada em seu nome

  24. Lula está preso e esperamos que cumpra sua pena,lesou a Pátria assim como ele outros que ainda não foram para o xadrez.

  25. Por que soltar Lula????
    Ele é muito pior que qualquer traficante de drogas, deputados, senadores ou ministros corruptos. Foi um dos poucos que recebeu a cega confiança do povo brasileiro.
    Se trata do maior TRAIDOR DO BRASIL!!!!!
    O povo morre nas filhas ,
    macas dos hospitais, desempregados em todas as esferas da sociedade. Já sua família e protegidos estão comendo caviar e morrendo no maior e melhor hospital do Brasil.

  26. Esse professor é tosco e imagina que o eleitor é igual a ele. Que argumentação fraca.

  27. Tudo ia, até, “mais ou menos” no transcorrer da narrativa. Até o autor se denunciar: TEMO que jamais ouviremos sua voz … (voz do bandido).
    Ora, Sr. Professor Rodrigo Perez, ele está, ainda e deve continuar assim, preso, porque é condenado da justiça por, não por um, mas por vários atos subversivos comprovados (apesar dos admiradores e hipócritas não admitirem o obvio ululante) e ainda será em outros processos em andamento.
    Claro que um bandido desse solto e, infelizmente, admirado por comparsas, zumbis e outros tipos anormais de gente (se é que podemos chamar de gente pessoas dessa estirpe), vai sair pelo Brasil e o “mundo esquerdista” à fora, mentindo, enganando e arregimentados mais zumbis com a ajuda dos hipócritas de plantão.
    Então, se traficantes não são soltos porque vão continuar disseminando o mal, por que soltar o subversivo que certamente irá, também, agir com um único intuito que é desacreditar os que estão aí para o bem do povo e da justiça e de tentar voltar ao poder, investido de toda maldade e acompanhado de seu exercito do mal.
    É por isso que ele, ainda está preso.
    Respondido?
    Para os justos, sim.
    Talvez não pra você.

  28. Lula solto seria mais roubalheira, mais quebradeira da economia e mais escravidão. Estamos na situação atual por culpa da roubalheira do PT. Não foi o governo anterior a Lula nem o atual que quebrou a Petrobras, as empresas brasileiras e que deixaram 13 milhões de desempregados. Acordem para a realidade. Nao queremos ser Cuba nem Venezuela.

  29. vcs fuma maconha estragada.troca de piqueira

  30. Ele ainda está preso porque e um ladrão e vai continuar lá caso contrário os militares vão tomar o poder novamente e torço por isso quero muito que ele seja solto vou adorar mais ainda ser governado por militares

  31. Lula livre já! E o povão se alimentando de novo. E feliz!

  32. Parece que não gostaram do meu comentário
    Não vi a publicação

    Por que será?

  33. Lula livre já! Povo se alimentando de novo e feliz!

  34. Meu Deus,vcs estão sempre querendo arrumar uma desculpa para esse ladrão estar preso, não enxergam o óbvio, ele é ladrão, confessou já a corrupção,qual desculpa mais vcs vão querer? Torçam pelo Brasil, ao invés de torcer para bandidos

  35. A resposta ao título pode ser um pouco mais simples, ligar e ladrão é na cadeia mesmo.

  36. Mais um artigo enviesado para tentar dar legitimidade às teorias conspiratórias petistas…e ainda pagamos com nossos impostos o salário de um sujeito desses…Lula está preso porque foi julgado e condenado em dias instâncias…o Temer ainda não foi julgado em primeira…em breve deverá estar disponível para um jogo de cartas com o criminoso que tem privilégios, pois deveria estar em cela comum e não em sala da PF …

  37. Que lixo de matéria. Adoradores de tetas inconformados. Traidores e ladrões da pátria.

  38. Vocês deveriam ter vergonha de se auto denominarem jornalistas livres. Vocês são completamente vendidos e o que fazem jamais pode ser chamado de jornalismo. Lula está preso e deve seguir assim por uma razão muito simples: ele é bandido. E agora confesso, caso ainda não tenha notado o nobre jornalista. Outra matéria que prova a doutrinação que, veladamente, praticam empresas como o Google, que me sugeriu a leitura dessa droga de matéria. Lamentável.

  39. Vocês tem cara de petistas, ta na cara deixem de ser imbecis. Lula merece sim estar na cadeia. Cabra safado.

  40. De fato, ele roubou. É ladrão. A propósito, ele ainda não está preso, está passando umas férias, porque deveria estar no presídio.

  41. Sr Deus quiser ele irá pagar pelos crimes que cometeu, e com certeza morrerá na cadeia! É merecido!

  42. Essa e sua visão doa fatos . só eleitor de lula por duas vezes e Dilma por duas também
    O povo acreditar em lula . no pt mas eles se venderão . venderão nosso pais . traiu a confiança do povo brasileiro .
    Lula e simplesmente mais um politico . que uma vez no poder . usa de artimanhas para emganar o povo igual aos de mais
    Criando um plano de governo que aprisiona o povo e obriga pelas se custa cia . a votar em quem ele apresenta como candidato
    Ou seja lula dilmá ei pt são maia uma decepicao

    Muito min entristesso ao saber que a inda existe gente que defende bandido explorador
    Políticos sacanas . saqueadores dos cofre publico . e fazem questão de defender

  43. Acho que hj..lula corre o risco de ser apedrejado em qlqer lugar do brasil…ladrao..

  44. Lula foi o melhor presidente do Brasil e serar sempre lembrado vamos lutar a ter a morte

  45. Artigo totalmente falho. Lula está preso porque foi condenado com infinidade de provas, e porque responde a outros processos,sendo já condenado no segundo, se for solto outros condenados também serão soltos e adeus justiça , ele se meteu nesta enrascada por comportamento criminoso, “Punto e basta “

  46. Lula está preso porque ainda faltam 24 anos de pena à cumprir. Um site que chama Dilma de ‘presidenta’ ao invés de presidente, demonstra duas coisas: é esquerdista e composto por jornalistas analfabetos, pois não existe presidenta no dicionário, da mesma forma como não existe ‘estudanta’ e sim estudante. Aconselho a voltarem às aulas de português e a aceitarem que seu ladrão de estimação perdeu e está atrás das grades.

  47. Entendo que politicos são todos ladrões. Eles ja secandidatam para primeiro garantir um futuro financeiro tranquilo para sí e para todos familiares e amigos. Não tem nada de projeto estatista ou privatista. O que tem é o jogo do poder e o poder é dinheiro e provilégios. Só roubalheira. Presunção de inocência prevalece sempre sobre evidencia.
    Tem que morrer na cadeia ou na bala.
    Lula ladrão. Temer, Richa e todos os politicos etc.
    E a reportagem é de quem tem interesse na roubalheira do PT.

  48. Lula é pedagogo? Achei que ele era corrupto e Cachaceiro….

  49. Lula tá preso por que chefiou os dois maiores casos de corrupção da humanidade. O mensalão e o petrolão. E só caiu quando o povo sentiu no bolso o rombo trilhonário! É por causa desse discurso desonesto que os petistas estão parando de votar no pt. Por que percebem que há intelectuais especializados em distorcer tudo, usar o trabalhador como massa de manobra e esvaziando os bolsos de todos. Simples! É uma receita do fracasso: use seu povo e deixe seu povo pobre mentindo o tempo todo. Isso vai fazer o pt se tornar um clubinho de ladrões em um castelo vazio!

  50. Quando pergunta se Lula (ou outro preso político) e mais perigoso do que um bandido, a resposta deve ser sim! Quem rouba o dinheiro de hospitais (ou outra obra pública), mata em maior quantidade, mas a relação indireta esconde esse desconforto.

  51. “Lula morrerá na cadeia. Temo que jamais ouviremos sua voz novamente.”
    É o que nós, as pessoas de bem, queremos! Estamos fartos de discursos desenvolvimentistas mentirosos. A esquerda caiu não foi por golpe e sim porquê é uma doença a ser exterminada, um cancro na sociedade. Ainda falta ir para a cadeia, por seus crimes contra a nação, Renan Calheiros, Zé Dirceu, a Dilmanta, Aécio, Romero Jucá,… A lista é grande. E luladrão, continuará preso porque ainda será condenado em mais processos.

  52. Que ele apodreça na cadeia pilantra safado.

  53. Por que o Lula está preso? Porque ele usou o dinheiro do povo Brasileiro de modo errado, porque ele obteve benefícios enquanto ocupava o cargo de Presidente da República, porque deixou se formar e participou de alguma forma da maior quadrilha que robou o dinheiro público de forma discarada, porque desrrespeitou a justiça pensando ser inatingível e na sua arrogância mandou ela “Justiça” ir pra onde não deveria ir, enquanto nenhum dos outros que estão em liberdade mandaram, e fora isso existem cusações que sao imputadas a ele e que ainda nem foram julgadas.

  54. Se Lulu for solto o Brasil vai virar de cabeça pra baixo, porque ainda tem muito idiota que acredita nas mentiras dele, comungo o Sr. Inácio o Lula foi condenado em duas instâncias do judiciário, sera que estes juízes e desembargadores estão errados?

  55. Comentários do jornalista está correto. E o pior de tudo são as maracutaias desse governo. Golpistas. O eleitorado do PT tem uma única esperança é em DEUS esse sim vai baixar a crista desses golpistas que não tiveram a capacidade moral de disputar uma eleição com Lula ao lado de seus candidatos presidenciáveis. DEUS IRÁ TOCAR NO CORAÇÃO DOS JUÍZES E SOLTAR LULA. LULA LIVRE, LULA É DEMOCRACIA. E quem são os verdadeiros comunista ditadores DO BRASIL? Até hoje não sei. O QUE SE PERCEBE E MUITO ESTRANGEIROS ENVOLVIDOS NA POLITICA PRA ROUBAR NOSSAS RIQUEZAS NATURAIS. BLS

  56. Segundo esse raciocínio o articulista deveria também pedir a soltura do Eduardo Cunha, Gedel Vieira Lima e outros “patriotas de bem”.

  57. Comentário acima realmente hilário…
    Quanto analfabetismo constitucional. Denomino de “Direita Emotiva”

  58. ZECA DIRCEU, como você foi sábio naquele dia!!

    Estamos entregando tudo e não é qualquer reação nas instituições brasileiras. Como bem disse o deputado que são tigres para o primeiro povo e tchutchucas quando se trata de defender a pátria e a nação. Pobre povo brasileiro. Pobre de nós. Podres poderes.

    > https://youtu.be/d3QI2F2TgMg

  59. Esses professores esquerdistas são uma piada!!! Deveriam ser processados por querer desvirtuar as verdades destes políticos bandidos que raubaram nossa nação, digo que nan votei em Bolsonaro mas estou extremamente satisfeito, quanto mais vejo os ataques e mentira dos esquerdistas mas tenho raiva de mim que um dia botei nesse povo. PT, PSOL, PCdoB e outros semelhantes, NUNCA MAIS!

  60. Tá preso por que é o maior criminoso da história deste país. Só por isso.

  61. Inácio da Silva
    Comentário acima realmente hilário…
    Quanto analfabetismo constitucional. Denomino de “Direita Emotiva”

  62. A mais completa análise de todos os tempos!

  63. Por que ainda tá preso? São novos tempos! Bandido tem que estar na cadeia mesmo!
    Com um celular na mão ou solto é pulo pra estar cometendo crimes.

  64. Como hoje é segunda-feira e estou sóbrio , prefiro a realidade de que ele já tem duas condenações e isso já é motivo suficiente para estar preso , aliás , tem muito mais condenações por vir , aguardem…

  65. A direita brasileira ocupou o cenário da política brasileira por décadas a fio e sou trouxe atraso, escravidão, miséria e subserviência aos interesses americanos.
    Suas formas de conquistar o poder sempre foram as mais bizarras possíveis: analfabetismo, coronelismo, marginalização e uma enxurrada de armadilhas de cooptação de bestas humanas.
    Lula veio para dar fim a isso tudo e provou que era possível. E fez. Os números estão aí e contra esse não há argumento. E como a matéria mostra, sua liberdade desmantela o que a direita mais quer: destruição das conquistas sociais.

  66. Se tivessem cobrado o Lula e a Dilma da forma como cobram o viver.o atual, com certeza o país não teria adentrado pelos caminhos da mais vergonhosa corrupção já vista em países abertos e que levou ao desemprego sem precedentes. Felizmente o mentor desta tragédia está preso, e deve continuar por muitos anos, no mínimo para mostrar que o crime não compensa. Ainda faltam outros se juntarem ao mentor. Não fosse a atuação pífia do STF, muitos outros já estariam trancafiados. Boa “cana”, Lula.

  67. Kkkkk mesmo solto querido ele não teria ganho as eleições …se solto atrapalhasse ele se tornou apenas um personagem ….. e daria mais ênfase ao atual governo! Bolsonaro e igual massa de pão! Quanto mais se bate mais cresce!!lula tinha proteção da trevas ..foi testado! Bolsonaro tem proteção do alto ! ! Mas o projeto estatista se perdeu em meio ao vão ..e .o poder que está aí agora… ahhh vc no viu nada !! Vc não sabe o que fala !!! Mas o mundo astral que governa este sistema planetário sabe o que faz! Temos um comando muito maior! Vc não sabe q está por vir! Abra sua mente! As coisas vão muito além de estado e mercado! Cresça em espírito! Te falta estudo nessa área!! Isso enquanto ainda é tempo!

  68. Não esqueça que Lula foi julgado e condenado na segunda instância, o que não aconteceu com os demais.

    Independente de sua ideologia política, econômica e social, devemos nos ater é que ele entrou com discurso de combater práticas corruptas e antiéticas e sucumbiu só poder e ao mesmo sistema.

    Pior, institucionalizou a prática, disseminando-a por todos os escalões governamentais. Acredito que o mais honesto dos brasileiros tenha se inspirando no Collor, em seu projeto político de poder pelo poder.

  69. Tendenciosa…..Lula está preso porque é bandido e a justiça funcionou….o resto está solto porque a justiça ainda não funcionou . O pais está mudando e parece que tem gente que não acredita nisso, ou tem medo de acreditar. Outro detalhe, me mostrem no mundo algum lugar onde o ESTADO GRANDE funcionou!!!!

  70. Iludido vc, o restinho do Brasil iria pro esgoto com gente da Laía destes dirceus que ainda insistem no comunismo, acorda.

  71. Lula tá preso e vai continuar preso, babaca

  72. Somente os estudiosos e afinados com a história do Brasil entenderão essa matéria pra lá de Real.

  73. Lula continua preso porque e um preso condenado pela justiça por corrupção lavagem de dinheiro formação de quadrilha desvios de recursos pupúblic recebimento de dinheiro iliviil e outras coisas mais

  74. LULALIXO está preso porque e um criminoso condenado e péssima influência para o povo humilde desse país.

  75. Com as devidas vênias Professor Rodrigo Perez, Seu artigo encontra-se em perfeita harmonia com o que se espera da classe política e de ativistas que negam a todos custo a vê o óbvio.
    Dessassociar a sentença judicial condenatória devidamente fundamenta, revista pelos Tribunais Superiores, sem reparos jurídico sobre o argumento de golpe político é ouvidar o que se propõe um bom debate. Fatos recentes e históricos devem ser tratados com isenção. A intenção de trazer um olhar parcial sobre o tema, só reforça a tese de que a melhor tática para dar legitimidade ao golpe e a narrativa de que o ex-presidente Lula é preso político. Ademais, se negar a tecer sobre os ditames jurídicos do caso concreto é não reconhecer as instituições constitucionais no Estado Democrático de Direito.

  76. Estes comentários sempre com viés esquerdistas, atribuem a LULA injustiças judiciais somados a sua influência política, será verdade????. Analisamos então, condenado em duas estâncias judiciais confirmadas por tribunais superiores quando da negativa de H.C. , quanto a influência política lembrem que ele foi CORRIDO E ESCURRAÇADO. em toda região SUL na sua última carreata. ESQUECERAM ???????????

  77. Porque Lula está preso? Porque todo bandido tem este direito

  78. Jornalistas livres, vocês falaram o que muitos jornalistas não tiveram a ousadia de falar, a verdade!

  79. Um dia tudo isso virá à tona, livros falarão dessa farsa, os médicos que participaram da armação serão denunciados … Infelizmente o Brasil já terá virado um imenso Bangladesh e seu infeliz povo, inclusive quem o elegeu, sentirá inveja da Bolívia.Dificil vai ser achar uma única pessoa que se reconheça como eleitor da destruição da Democracia.Vai ser como Collor. Ninguém votou nele.

  80. Um país exportador de grãos e matérias-primas não beneficiadas, totalmente desindustrializado e praticamente sem serviços públicos, com a economia pautada por banqueiros, com o meio ambiente devastado e com todas suas riquezas naturais exploradas por empresas estrangeiras através de mão de obra farta, barata e sem quaisquer direitos trabalhistas; uma nação sem cultura e sem soberania, absolutamente subserviente aos EUA, habitada por um povo analfabeto, intolerante, averso à ciência e extremamente religioso e por uma classe média pequena, recalcada e achatada entre alguns bilionários com casas em Miami e uma massa de miseráveis resignados à espera da volta de Jesus ou onde tudo é conformação e Carma e não há nada fazer.

  81. Lula está preso porque foi condenado por ocultação de patrimônio e corrupção passiva.

  82. Ta preso porque é um bandido camarário um leza Pátria tem que apodrecer na cadeia,e ta faltando muitos pra lhe fazer companhia

  83. O Brasil já sente a natureza voltando contra a inercia e a letargia de um povo egoísta que só reage sentindo na pele. Logo logo fica insustentável e viveremos a maior e mais calamitosa das revoluções onde todos pagaram um preço, tanto os atacantes quanto os atacados. Lógico que a munição financeira aparentemente deixaram alguns com a impressão de que esta tudo bem e é aí que enxergaram o buraco em que se jogaram.

  84. Quando voces vão acabar com essa babaquice. Lula foi o chefe da quadrilha é pronto.

  85. Esta preso porque ainda não foi solto.. ou é preciso desenhar!!!!
    O cara é o maior criminoso do mundo e as pessoas acham que ele é vitima de conspiração? O Brasil está quebrado por causa de quem então???!!

  86. Jornalistas LiVres? O fato de chamar o impeachment de golpe parlamentar já clarifica o viés ideológico.

  87. Como pode um senhor de cabelos brancos falar uma porcaria dessas.

  88. Jornalistas livres??? Que piada hein??? Muda o nome para jornalistas lula livre que é melhor. Pelas reportagens da para ver o viés dessa pagineta. Deve ser mais uma sustentada com o dinheiro sujo do PT.

  89. Inácio da Silva você representa o que existe de mais IDIOTA numa parcela politicamente ALIENADA da população. Perca um pouco do seu precioso tempo, leia a Constituição direitinho, se atualize sobre as leis e depois venha palpitar sobre a prisão “legal” de Lula segundo seu pobre ponto de vista…

  90. Rodrigo Perez , ele continua preso por uma simples RAZÃO : foi condenado a 12 anos e 1 mês, então não adianta tapar os olhos e fingir que isso nan aconteceu!!! Tenho dito, AMEM!!!!!

  91. Quanta besteira escrita. Mais um professor de história petista que quer passar imparcialidade em seu texto, mas é movido claramente pela cegueira ideológica. Marcelo Odebrecht ficou muito tempo preso. Eduardo cunha está preso há mais tempo do que Lula. Por que Lula está preso? Porque é um criminoso e foi um dos líderes da corrupção endêmica que tomou o país.
    A popularidade de Lula não caiu. Despencou. Ninguém se importa com sua prisão, a não ser aqueles que sofrem dessa mesma cegueira ideológica. Lula não elegeu seu filho para vereador em seu curral eleitoral. Lula não se elegeu. Todos sabiam que o candidato não era Haddad, era Lula. Haddad era apenas o fantoche de Lula. Já que o texto é de um professor de história, cujo interesse é fazer seu texto distorcer a realidade para servir de documento para as próximas gerações, fica a ressalva, a história tem se atualizado e mostrado como historiadores a distorcem a seu Bel prazer.

  92. A velha tática da esquerda, de fazer comparações, com outros ladrões, porque só Lula!!

  93. Ótima análise. Não acredito que Lula tenha roubado, ou a prova cabal do crime já teria aparecido. Mas entendo que isso é o que menos importa. É preciso sequestrar qualquer possibilidade de projeto que se contraponha ao neoliberalismo entreguista versão século 21.

  94. Esse primeiro comentário do Inácio da Silva, da pra ver que esse cara um daqueles que planta o ódio contra Lula é o típico bolsonarista nojento!
    Você queira o não amigo, o Lula é o maior líder popular que esse país já teve!
    E esse que está aí no poder usou. Popularidade de Lula pra chegar ao poder, fez caixa 2 usou de todas as falcatruas, colocou um monte de corruptos com ele, além dos seu filhos bandidos e imbecis. Em resumo colocaram um crimimoso e imbecil no poder!

  95. Parece que existe algum ser humano que ainda não enxergou o brasil como ele esta, do Fernando Henrique, lula e dilma o Brasil se tornou outro, com uma divida interna e externa exorbitante e uma desorganização profunda nas nossas instituições que foram criadas para desestabilização de tudo, desde o otimismo da população até mesmo o desenvolvimento de nossa nação. Acredito que o estado menor e mais fiscalizado pelo proprio estado nos vamos melhorar muito o nosso desenvolvimento tanto no que diz respeito as organizações como na área de pessoal. Vamos para o topo brasil?

  96. Que texto fantástico em fomentar dúvidas e idéias tendenciosas. A cada parágrafo uma inverdade, e assim, uma obra que só mostra a grande ignorância em pessoas que poderiam gerar opiniões mais ponderadas.

  97. O Ladrao, traidor d patria foi condenado p 15 juizes. E o novo governo eleito p 57 milhoes d votos v tirar o Brasil d atraso d 20 anos. E voces, imprensa suja v fechar as portas p que a chupeta foi p esgoto.

  98. O Lula está preso porque ele e um homem como qualquer outro e TODO condenado em segunda instância vai para a cadeia. E uma pergunta que não quer calar: Por que a esquerda NUNCA saiu gritando e dizendo qué era perseguição quando o ZE DIRCEU – TB condenado em segunda instância – começou a cumprir sua pena?
    Deixem de falar besteira!

  99. Eu gostaria de ver uma campanha nos meios de comunicação ditos livres para a prisão de Aécio Neves, Beto Richa, Michel Temer, Fernando Pimentel José Dirceu e tantos outros ladrões de dinheiro público q continuam soltos e não campanha para soltar mais um preso condenado por corrupção

  100. A análise se torna idiota quando trata situações desiguais como iguais.
    Temer, e outros tantos, foi(ram) presos preventiva ou temporariamente.
    Lula está cumprindo pena. Assim como Eduardo Cunha, com quem pode ser comparado.
    O nome disso é tapeação.

  101. 1 CREPTOCRATA.
    2° “DEMOCRATA.
    3° CORPORATOCRATA .

    É Assim que funciona a TESE-ANTITESE-SINTESE,infelizmente o governo esquerdopa,deu munição para que os armamentos fossem carregados,E agora vem dizer que a meretriz de banqueiros,que doou as nossas milhões,para financiar Ditaduras comunistas em diversas impérios do mal.
    Não vejo esperança em GOVERNO Humano,pois infelizmente o homem é corrupto,porém agora é o que temos.

    DIREITA e ESQUERDA,braços opostos dominados por UMA só CABEÇA.

    LEIAM ;DISSERTAÇÃO DE ADAM WEISHAUPT
    CARTAS DE ALBERT PIKE.
    ASSASSINO ECONÔMICO .
    E Tirem suas próprias CONCLUSÕES.

    Buenos dias!!!!

  102. Como não é tão criminoso como Fernandinho Beira Mar ?
    Quantas pessoas morrerão na fila do hospital por falta de dinheiro que foi roubado pelo PT.
    Quantas escolas ficou sem merenda ?
    Quantos velhinhos sem assistência ?
    COMO NAO COMPARAR AO MAIOR TRAFICANTE ???

  103. Sérgio Cabral é condenado pela sétima vez e sentenças somam 183 anos de prisão.
    Ex-governador do Rio pegou 12 anos e 10 meses de reclusão em ação penal por fraudes à licitações na reforma do Maracanã e nos PAC das Favelas.
    Tá certo nao sou a favor nem contra partido nenhum sou brasileiro.
    Mais se esse entres outros foram soltos porque lula ainda está preso mesmo ?
    Não tenho muito conhecimento em política e justiça, mas se explicar esse estória do roubo de lula e desses outros que estae sendo soltos e que estão tendo o privilégio de cumprir prisao domiciliar acredito que o mais leigo que uma pessoa possa ser sobre leis e politica da para perceber que a prisão dele não e apenas pelo crime.

  104. Ele continua preso por achacar o erário público.

  105. Uma explanação muito lúcida. Parabéns.

  106. Professores esquerdistas são uma piada, por isso que o Brasil não vai pra frente. Pessoas e principalmente professores deveriam ser processados por destilar mentiras e falácias em benefício da corrupção. O Brasil só perde com essas pessoas, e olhe que o atual presidente foi eleito pela maioria da população, por voto direto. Eu não votei no Bolsonaro mas estou cada vez mais satisfeito com ele e enojado com PT, PSOL, PCdoB e outros partidos de esquerda que só querem o poder e não o melhor para o Brasil.

  107. Kkkkkkkkkk, mais a luta continua, o povão vai soltar o nosso melhor presidente, as elites vão perder muito com esse louco no poder. Lula livre.

  108. O PT esteve 16 anos no poder e tudo que Vc escreveu não foi feito. Fácil falar difícil executar. Estavam mais interessados em pilhar o povo brasileiro.

  109. gustavo_horta eh mais uma vitima do discurso infanto-juvenil petista. Geralmente esse discurso amealha jovens com cerebro ainda em formacao. Se a pessoa ja tem idade, e ainda cai nessa conversa, lamento informar (mesmo por que ninguem gosta de ser chamado de burro, mesmo quando merece) mas voce tem baixo intelecto. Voce mostra provas, fotos, gravacoes de audio, e essas pessoas de baixo intelecto se recusam a aceita-las. Vem a mente imediatamente uma crianca birrenta se jogando no chao batendo os pes e gritando “eu nao acreditooooo!” quando os pais dizem que papai noel nao existe.
    PS. dar o nome de “jornalistas livres” a este site eh mais uma das “pegadinhas” da esquerda para renomear o curral desse partido das trevas (PT)

  110. Concordo ,em gênero,número,e grau
    Pois este projeto entreguista dos bens,E capital do pais,aos grupos neoliberais,com certeza jamais aceitariam,a liberdade de Lula,o maior líder estadista do pais.sua prisão ilegítima,e mantenencia no cárcere, faz parte deste enredo
    Eo pior que o povão ensandecido pelas mídia contra o pt, E pelas fake news,já que as pessoas com déficit de Q.i,(não sabem definir,ou identificar que são meras peças deste jogo,e descartáveis.pois quando,os algozes atingirem seus objetivos,estes serão descarta-
    DOS,pois perderam a serventia.ou seja se não houver, uma mudança na mentalidade,E se as pessoas não entenderem o rumo que darão ao nosso país,ai será tarde.pois chegamos numa situação incógnita onde as pessoas,por ódio plantado,ao PT,chegam ao ponto da automutilação,serem contra,si e seus direitos
    Algo nunca antes visto.sairemos desta?não sei!Pois as pessoas tem dificuldade, em discernir o quê está acontecendo.eo tempo nestes casos, éo diferencial entre o sucesso éa
    Derrota deste projeto entreguista do pais,e da sua gente.???????

  111. Lula é um pedagogo? Kkkkkk ele deve ter estudado demais p isso… Como os pastores evangélicos milhonários que tem o dom iludir as massas… Se o Lula tivesse que ganhar um eleição ele teria ganhado com Haddad, onde um grande parte da população se absteve do voto por falta de opção como eu, deixando a eleição mais facil para os petistas.

  112. Lula ainda está preso por que ele foi julgado e condenado. Ele é ladrão sim . Robou a Nação e o povo brasileiro. E ele não tem direito de ter celular.

  113. Da maneira como foi colocado, de que a Lava Jato ludibriou os brasileiros, e este seu comentário é infeliz por colocar nós brasileiros no lugar de idiotas como o senhor. Ludibriado foi o povo esperançoso em melhoras pela corja do PT, que maquiou resultados negativos, e a situação do País nos últimos 15 anos demonstra o contrário. Desemprego, educação falida e etc.. O principais assessores e os ministros mais próximos de Lula foram presos por roubo e corrupção incontestável. Comparo está turma à máfia onde todos exercem crimes, mas o único que não comete e não sabe de nada é o Don Corleone! Acorda meu irmão! Lula é comprovadamente um canalha. E o filho? Gênio! De mero servidor de zoológico para se transformar em pouco, ou pouquíssimo tempo em milionário. Da vontade de rir de você é dos Petistas iludidos e intelectualmente limitados.

  114. Evidente que somente idiotas ou esquizofrênicos daqueles com babas de ódio caindo de suas bocas acreditam que a prisão do Lula foi motivada por corrupção.
    O Establishment, e aí EUA como maior interessado, tem consciência que o cara solto o país terá, provavelmente ao longo de um ano, uma guinada de 180 graus.
    Não à toa que os generais esperneiam contra qualquer possibilidade de liberdade, que colocaram um deles com a baioneta na bunda do Toffoli. Que a Globo não esquece do sapo barbudo, requentando de vez em quando suas matérias tendenciosas.. .e assim caminha a desgraçada humanidade brasileira, sempre sabotando nosso progresso e liberdade toda vez que começa a dar certo.

  115. Jornalistas livres uni-vos contra a vossa própria insensatez. Comunistas de plantão saibam que essa nação precisa se liberta da sanha de suas ideologias comunistas. Vocês foram também os responsáveis pela quebra do Brasil porque vocês apoiaram esse regime por 18 anos.

  116. Concordo com vcs jornalistas, se o governo liberal de Lula não fosse um programa que deu liberdade para as quadrilhas existentes e a formacao de outras para depredarem o patrimônio público.
    Único erro desta liberdade foi o roubo destas quadrilhas!

  117. Realmente se preocupam tanto com a vida do Lula ,bem estar ,saúde,acredito que basta olhar o buraco enorme que está o brasil ,que qualquer governante que quiser por o Brasil nos trilhos terá enorme dificuldade, a missão parece impossível, não se trata de um unico ladrão mais de uma quadrilha que foi crescendo como um formigueiro ,um formigueiro , que Deus de muita força pra quem tiver a coragem de combater esta quadrilha que ainda deve ter muito dinheiro pra gastar confundindo destorcendo os fatos dai estas reportagens que somos obrigados a ler que pena que o povo brasileiro ainda não acordou.

  118. Lula está preso porque foi condenado em segunda instância. Temer e Richa, por conta de foro privilegiado (o mesmo benefício que Dilma tentou dar a Lula quando da nomeção a ministro da casa civil), ainda não foram sequer condenados em primeira instância, mas logo farão compania ao lider petista. Não tem esta de mais ou menos ladrão, o PT intituiu um sistema complexo de corrupção para perpetuação no poder. Basta ver que a maior parte das propinas, de Odebrecht e JBS entre outras, foram utilizadas para campanhas partidárias. O PT pretendia se perpetuar no poder com uma máquina cada vez mais poderosa, alimentada por propinas milionárias que eram obtidas em trocas de contratos e emprestímo bilionários que surrupiaram os cofres públicos. Essa retórica de “porque fulano está solto e Lula preso”, só funciona com quem não entende nada de direito processual. Não tenho ladrão de estimação, quero ver todos corruptos presos e Lula está entre eles, não por questões políticas, mas sim por processos judiciais (vários aliàs), os quais nem mesmo os caríssimos advogados pagos sabe-se lá com que dinheiro, deram conta de salvá-lo. Inocente seria achar que todo o judiciário, mesmo os ministros do STF que foram colocados lá pelo PT, estriam num complô iníssono para tirar o PT do poder.

  119. Lula está preso porque foi condenado em segunda instância. Temer e Richa, por conta de foro privilegiado (o mesmo benefício que Dilma tentou dar a Lula quando da nomeção a ministro da casa civil), ainda não foram sequer condenados em primeira instância, mas logo farão compania ao lider petista. Não tem esta de mais ou menos ladrão, o PT instituiu um sistema complexo de corrupção para perpetuação no poder. Basta ver que a maior parte das propinas, de Odebrecht e JBS entre outras, foram utilizadas para campanhas partidárias. O PT pretendia se perpetuar no poder com uma máquina cada vez mais poderosa, alimentada por propinas milionárias que eram obtidas em troca de contratos e emprestímos bilionários que surrupiaram os cofres públicos. Essa retórica de “porque fulano está solto e Lula preso”, só funciona com quem não entende nada de direito processual. Não tenho ladrão de estimação, quero ver todos corruptos presos e Lula está entre eles, não por questões políticas, mas sim por processos judiciais (vários aliàs), os quais nem mesmo os caríssimos advogados pagos sabe-se lá com que dinheiro, deram conta de salvá-lo. Inocente seria achar que todo o judiciário, mesmo os ministros do STF que foram colocados lá pelo PT, estriam num complô uníssono para tirar o PT do poder.

  120. Lula solto.atrapalha a condenação dos demais investigados..os mesmos querem sua soltura…o país se encontra frágil mesmo.,igual uma mãe que acaba de perder um filho bandido.e acaba de dar a luz a sua mensagem recém possível Salvador. A fragilidade existe mesmo.

  121. FOI PARA ISSO QUE OS NEOLIBERAIS MONTARAM A INDÚSTRIA DE DELACOĔS DA LAVA JATO. ELA REPRESENTA O BRAÇO PUNITIVO DE QUEM ATRAPALHAR. TEMER, AÉCIO, RICHA , QUEIROZ E TANTOS OUTROS ESTÃO SOLTOS. SE FOSSE QUESTÃO DE JUSTIÇA O PRÓPRIO FILHO DE BOLSONARO FLÁVIO ESTARIA PRESO POR SUAS LIGAÇÕES COM AS MILÍCIAS. MAS A RODA DA HISTÓRIA DEU UMA GUINADA PARA TRÁS.

  122. Não conhecia esse jornal, jornalista livres, mas pela matéria de livres não tem nada, matéria totalmente parcial e tendenciosa , Lula jamais seria eleito, os votos que Haddad teve , foi os votos que Lula teria, pois petistas votam no partido e não em candidatos , o governo petista a única coisa que fizeram foi roubar e destruir o Brasil, e agora a culpa da quebradeira é do juiz que prendeu o ladrão e não do ladrão que roubou , até os filhos do Lula estao milionários, o PT deixou um rastro tremenda de corrupção e desemprego, a violência no seu governo aumentou drasticamente , mas o pior cego e aquele que enxerga e não quer vê, o petista tampa o sol com a peneira e só enxerga a corrupção quando praticada por outros partidos. Não é a toa que estão sendo chamados de esquerdopatas. Nunca fui petista apesar de ter votado no Lula, que pra mim não passou de uma farsa, o cara chegou ao poder com discurso de moralidade e quando chegou mudou.

  123. Está preso porque é corrupto e julgava-se acima da lei

  124. Não li a materia toda, meu estômago embrulha só de ouvir falar o nome desse ladrão, o PT fou e continua sendo o pai de toda a corrupção no Brasil, a jilgar pelo título da materia, vou dar a minha opinião do porque luladrao aonda está preso, é porwue ele é um ladrão condenado e ainda não cumpriu um terço da pena, aliás so na justiça Brasileira tem essa abertura vergonhosa para bandidos como esse tsl de lula. O que me deixa mais indignado é vir um jornalzinho desse com uma materiazinha dessa escrita por um jornalistasinho desse escrever que lula foi e é o maior luder popular do Brasil, aliás vç já viu alguma coisa popular prestar?

  125. UÉ. CONDENAÇAO DA JUSTIÇA NAO VALE NADA?

  126. Mimimi Mimimi Mimimi, Buáááá Buáááá Buáááá
    O Choro é Livre, já o 9 dedos não.
    Hahahahahahah
    O Lula está preso porque e um dos Bandidos mais perigosos, de uma das Facções Criminosas mais Perigosas do Mundo ( Abençoada pelo PCC)
    O LULA ESTÁ PRESO BABACAS enquanto Bolsonaro é o Presidente.
    Aceitem que dói menos.

  127. Para qualquer mente limitada, é fato que a prisão nos moldes que foi realizada não apenas é ilegítima quanto constitucionalmente ilegal. Patrocinada por outrara juiz, que sempre teve a intenção de ser político, galgando uma oportunidade se se tornar presidente. Pobre daquele brasileiro que não tem ação na bolsa, não tem carro importado e que perdeu todos os direitos constitucionais conquistados nos últimos 10 anos! Lula solto representa um perigo real a ideia de poder de uma turma que se julga honesta e que pouco a pouco mostra se mais do mesmo!

  128. Por quê Luladrao está preso? Tá preso porque é bandido e lugar de bandido é na cadeia. O cara é o maior articulador de corrupção da história do Brasil, e queriam o quê, festa? Não !!!! Ele tem que se ferrar mesmo….

  129. Jornalistas livres que censuram comentários, mesmo que não contenham agressões verbais. Interessante o conceito de liberdade. Liberdade para falar, ou publicar. Censura para ouvir, ou para ler comentários discordantes. E falam em “liberdade de expressão”. Que paradoxo!

  130. Deixa de falar besteira jornalista esquerdista,Lula ta preso porque assaltou os cofres públicos em troca de projeto de poder pra seu grupo,arruinou a Petrobras e os fundos de pensões e esta condenado em 2 estância.A vezes do temer e do Aécio vai chegar como a da Dilma também,espero ver todos presos pagando por seus crimes.vida longa pro Moro,Dalanyol ,Bretas Bolsanaro e todos que contribuíram pra colocar esses corruptos na cadeia

  131. Simples porque é ladrão. Quer que desenhe?

  132. Quem apoia uma atitude como a de Zeca Dirceu é tão irresponsável quanto ele foi naquele momento. O Brasil está cansado dessa narrativa que o POBRE vai pagar a conta dos mais ricos. Essa ESQUERDA passou treze anos e meio e não fez nada para ajudar a população brasileira resultado disso nós temos uma previdência social QUEBRADA. Vcs são do time de quanto PIOR É MELHOR e estao com medo do atual governo entrar para estoria com a Reforma que vai dá uma estabilidade pra quem vai e esta aposentado. Tamo junto na REFORMA NA PREVIDÊNCIA!!!!!!!

  133. Lula está preso porque é um bandido condenado. Parem com essa conversinha, lugar de bandido é na cadeia.

  134. E um ciclo. Infelizmente a grande maioria ainda não acordou para esse ciclo. Depois desse período viveremos um novo período de investimento estatal. Quanto às justiça, sempre foi utilizada para calar novas lideranças que desafiavam o status quo. O mais antigo e notório foi Jesus, que também foi julgado por duas instâncias, não o comparo a Lula, mas quero mostrar que ser condenado não significa necessariamente ser culpado. Enfim, seguimos nossa vida

  135. Impressionante como os petistas são, tentam de tudo.

  136. POVO CEGO AINDA ACREDITA EM PAPAI NOEL. CRIARAM UMA MASSA DE MANOBRA, QUER NO POVÃO, QUER COM OS INTELECTUAIS E ARTISTAS QUE MAMAVAM NAS TETAS DAS MIGALHAS QUE ESCONDIAM E JUSTIFICAVAM O ROUBO. ACORDA BRASIL!

  137. Voltamos aos tempos passados com um novo tirano! Que tem como contra peso o filho junto com o falso justiceiro juiz mouro!

  138. Temos que ir encima desses políticos tira do sim tdo previlejo n. Só dos pobres mas deles tbem kde o presidente que vai fazer a igualdades vamos fica encima

  139. Há de se perceber que o novo governo chegou ao Poder por obra e graca do povo brasileiro. Sem dinheiro e apoio de partidos políticos.
    Dizer que prisão de Lula é obra do atual governo, e leviandade pura.
    O STF e os Tribunais Superiores que negaram a liberdade do Sr Luiz Inácio, não tem sequer um ministro indicado pelo Governo de apenas 110 dias.

  140. perai esses caras que falou não foram julgados em segunda instancia ainda. curioso do zé dirceu ele não falou nada ?

  141. Ele tá preso porque roubou e foi condenado a 12 anos de cadeia,simples assim!!!

  142. Nine está preso pois é um vagabundo, ladrão, corrupto, traidor da pátria, um psicopata perigoso e que deve e precisa apodrecer na cadeia comum, pois é um bandido e perigoso, tem que ficar em uma prisão de segurança máxima

  143. Ele está onde nunca jamais devia ter saído.
    Vagabundo, ladrão e traidor da pátria

  144. Paro de ler quaisquer analuses quando vejo a palavra PRESIDENTA.

    É forçar demais a barra.

  145. Simples, porque lugar de ladrão e na cadeia. Vai procurar o que fazer inútil.

  146. Lula Dilma e temer ficaram no poder por 16 anos e nos brasileiros trabalhando feito uns condenado para pagar impostos que serviam para emprestimo s a países socialistas que com certeza não vai voltar mais devidos aos calotes e ainda vem dizer que PT tinha um projeto desenvolvimentista dando migalhas aos pobres como Bolsa família não falando nas corrupções que gerou ganhos exorbitantes a políticos ladrões e semvergonha.

  147. Notícia petista. Lula tá preso porque é um ladrão.

  148. Eu ousaria em comentar que a prisão de lula interessa ao grande capital, no cenario da crise econômica internacional, que ainda não se encerrou. O Brasil e área de interesse para usurpação das suas riquezas e a prisão de Lula garante ao grande capital especulativo/produtivo, a realização de suas necessidades sem encontrar clima de resistencia. Por isso, a população tem que dar uma grande resposta a deforma da previdência e os desmontes dos direitos sociais em curso.

  149. O Lula está preso e deveria continuar por muito tempo, não por causa de um apartamento ou por ter recebido um sitiozinho como propina. Deveria estar preso por ter montado a maior organização criminosa da história da República. Como pode um governante que se diz o mais honesto do País só ter contratado bandidos para sua assessoria. É um paradoxo o mais honesto não ter um só amigo honesto? O mais lamentável é o grande rebanho cego que o segue.

  150. É inaceitável um ex-presidente e agora presidiário tentar provar de toda forma que não tinha nada em seu nome.
    Já pensaram na grandeza e evolução que a família lulista conseguiu em todo período que o PT roubou o Brasil .
    Se perguntar a um humilde brasileiro se gostaria de ter uma casa em seu nome para morar , logicamente que seria sim e com muita honra em seu nome.
    Mas vemos que o descobridor de tantas grandezas e ” tantos nunca aconteceu isso antes,” não interessa em ter propriedades em seu nome , coloca em nome dos “amigos” . Conta outra estorinha seu traidor do Brasil, individualista e golpista isso sim que devemos chamar esse que distribuiu dinheiro que o Brasil tinha conseguido sua ótima trajetória do Plano Real. O que fez em seu governo foi queimar pelo ideologismo toda gordura que nossa economia tinha conseguido angariar.

    A Dilma esta conseguindo esconder bem, mas já já chega a hora dela.

  151. Isso é sério mesmo ou é só b para imbecil?
    Perdi meu tempo lendo esse besteirol.

  152. Conspirações esquerdistas… #Lulatemqueapodrecernacadeia

  153. Lula é um pedagogo?
    ????????
    Valeu a pena ler so por isso.
    Essa esquerda nao tem limites
    ?????????

  154. Bom o que vocês falam não é representado pelos 57 milhões de votos para quem a para a esquerda perdeu e não aceita e só fez tumultuar qualquer situação.
    E falar que Dilma foi golpeada só me faz crer o quanto muitos jornalistas não são imparciais.

  155. A resposta é simples, esta preso porquê foi condenado por 1 Juiz de primeira instância, 3 Juízes de segunda instância e teve HC negado por Juízes de terceira instância.

  156. Vamos ver se eu entendi bem: Texto escrito por um professor de universidade federal, correto? Ah, tá. Tá explicado!

  157. Nao ha quem conceba ser justa a prisao de Lula. Eh obvio tratar-se de medidas da direita, com vistas a se manter num poder ilegal e ateh imoral, porque sabe da forca politica de Lula. Minha feh eh que sabe-se que nao hah mal que sempre dure. O futuro estah proximo e tudo voltarah ao normal, gracas a providencia Divina.

  158. Dios mio como e fácil manipular a mente do ser humano # LULALIVRE

  159. O criminoso internado na República de Curitiba tem muitos seguidores. Se aprovam o roubo desse vagabundo é porque são iguais a ele.

  160. Que reportagem ridícula, valores invertidos, acabar com a corrupção, ter justiça, segurança, virou mera coisinha de nada pra esquerdistas bagunçar de vez e ainda nos colocar nessa sujeirada que vocês fazem do nosso lindo país. Vocês têm o que merece . Ok

POSTS RELACIONADOS