O repórter fotográfico Guilherme Silva passou uma semana acompanhando a equipe do ICMBIO no Estado do Mato Grosso, na região do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães. Neste momento, as queimadas já atingiram mais de 20% do parque, incluindo algum dos pontos turísticos mais conhecidos da Chapada.
AS IMAGENS DO PARQUE EM CHAMAS

O Parque Nacional (Parna) da Chapada dos Guimarães está entre o 10 mais importantes parques nacionais do país. Além de ser marcado pela diversidade de relevo, o parque faz parte da bacia hidrográfica do Alto Paraguai, protegendo cabeceiras do rio Cuiabá, um dos principais formadores do Pantanal Matogrossense.
Mais sobre o parque no site da ICMBIO.
As queimadas na região Centro Oeste e na região da Amazônica tiveram início no mês de Agosto, mas foram notadas pela opinião pública a partir do dia 19, quando a cidade de São Paulo teve uma tarde apocalíptica, com o céu ficando escuro por conta da fumaça.
DIA DO FOGO
Investigações apontam para um crescimento abusivo e fora do normal, em regiões do Pará, em torno do dia 10 de Agosto. Já se sabe que mais de 70 pessoas – de Altamira e Novo Progresso – entre produtores rurais, comerciantes e grileiros, combinaram através de um grupo de whatsApp incendiar as margens da BR-163, rodovia que liga essa região do Pará aos portos fluviais do Rio Tapajós e ao Estado de Mato Grosso. A intenção deles era mostrar ao presidente Jair Bolsonaro que apoiam suas ideias de “afrouxar” a fiscalização do Ibama e quem sabe conseguir o perdão das multas pelas infrações cometidas ao Meio Ambiente.
O governo de Jair Bolsonaro se mostra inerte a solução do problema, inclusive criando incidentes diplomaticos, depois da enorme repercussão internacional.
Entre as ações inúmeras ações desastrosas para o meio ambiente, desde o começo do seu mandato, está o sucateamento sistematicamente de diversos órgãos de defesa do meio ambiente, entre eles o ICMBIO, responsável pela Unidades de Conservação em todo Território Nacional, assim como o IBAMA e até o INPE.
O presidente Jair Bolsonaro afirmou que negociou com o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles:
“fazer uma limpa”
no Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e no Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), segundo matéria de O GLOBO, de abril deste ano.
__________
colaborou Joana Brasileiro