Alter do Chão, paraíso amazônico, arde desde o último sábado

Imagens do incêndio em Alter do Chão

Desde sábado (14) grandes focos de incêndio se alastram por Alter do Chão, vila localizada no município de Santarém-PA, na margem direita do Rio Tapajós.

FOTO: EUGENIO SCANAVINNO

A região, que é terra do Povo Borari, abriga um tipo raro de vegetação: a Savana Amazônica (um tipo semelhante ao Cerrado). Com os fortes ventos e a vegetação seca, o fogo se alastra rapidamente. Considerada um “Caribe amazônico”, a vila é destino de turistas do mundo todo. Abriga, além de grande biodiversidade, um dos maiores aquíferos de água-doce do mundo, e dezenas de praias paradisíacas.

O fogo começou no entorno do Lago Verde, zona onde há conflito agrário e invasão de terras, se alastrando por mais de 26km, atingindo a comunidade Ponta de Pedras. A polícia civil vai investigar o caso; a suspeita é de incêndio criminoso.

Com a ineficiência do Estado para cuidar da região, os moradores de Alter decidiram se articular, e criaram, há dois anos,  a Brigada de Incêndio Florestal de Alter do Chão, um grupo voluntário de pessoas treinadas pelo corpo de bombeiros. Mais de 30 brigadistas estão atuando fortemente para combater o fogo. No entanto, a Brigada carece de mais equipamentos e pessoas para atuar.

Saiba como colaborar com a Brigada de Incêndio Florestal aqui.

COMENTÁRIOS

Uma resposta

  1. Estou com hotel reservado para Alter do Chão, diante deste desastre resolvemos não ir mais

POSTS RELACIONADOS

Domingo em defesa da Serra do Curral

Organizado com o apoio de mais de 100 entidades, coletivos ambientais, movimentos sociais aconteceu em Belo Horizonte (MG) neste domingo (4/6) o 6º Abraço à