“Nós, os povos da Amazônia, estamos cheios de medo. Em breve você estará muito”

Na coluna opinião de hoje no The Guardian, Cacique Raoni faz contundente relato sobre a situação da Amazônia e a ameaça Bolsonaro

Leia o artigo original (em inglês) do The Guardian

Fotos: Leonardo Milano

Você destrói nossas terras, envenena o planeta e semeia a morte, porque está perdido. E logo será tarde demais para mudar. (Cacique Raoni)

“Por muitos anos, nós, líderes indígenas e povos da Amazônia, temos avisado vocês, nossos irmãos que causaram tantos danos às nossas florestas. O que você está fazendo mudará o mundo inteiro e destruirá nossa casa – e destruirá sua casa também.

Separamos nossa história dividida para nos unirmos. Apenas uma geração atrás, muitas de nossas tribos estavam lutando entre si, mas agora estamos juntos, lutando juntos contra nosso inimigo comum. E esse inimigo comum é você, os povos não indígenas que invadiram nossas terras e agora estão queimando mesmo aquelas pequenas partes das florestas onde vivemos que você deixou para nós. O presidente Bolsonaro do Brasil está incentivando os proprietários de fazendas perto de nossas terras a limpar a floresta – e ele não está fazendo nada para impedir que invadam nosso território.

Foto: Leonardo Milano

Categorias
AmazôniaDestaquesDireitos HumanosÍndiosMeio Ambiente
3 comentários:
  • Lucilene
    2 setembro 2019 at 17:34
    Comente

    Vamos ouvir esse apelo. É urgente salvar a Amazônia desse louco chamado Bolsonaro

  • Tete
    2 setembro 2019 at 19:00
    Comente

    O resultado desse desgoverno vem dos eleitores ignorantes que elegeram esse bolsoARMA. Infelizmente é a maioria. Triste Brasil do burros e ignorantes que escolheram um burro para governar.

  • Dayse Regina Pereira Félix
    3 setembro 2019 at 0:43
    Comente

    Profundas palavras de sabedoria. Doe a alma de tão verdadeiras as palavras e sentimentos expressos.. Infelizmente nosso presidente é um falso representante do povo brasileiro,é um terrorista que foi eleito para matar, roubar e destruir nossa Nação.

  • Deixe uma resposta