Movimento de Moradia ocupa prédio da CDHU

Larissa Gould, do Barão de Itararé, especial para os Jornalistas Livres. Fotos: UMM-SP.

Nesta segunda-feira (25), cerca de 1.500 pessoas da União dos Movimentos de Moradia de São Paulo (UMM-SP), filiada à Central de Movimentos Populares (CMP), realizaram um ato que culminou na ocupação do prédio da Secretaria Estadual de Habitação e da CDHU na Rua Boavista, região central de São Paulo.
UMM3O ato teve início às 9h, com concentração na Praça Republica, e caminhou até o prédio da CDHU para exigir o cumprimento das promessas feitas pelo governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB).

A ocupação se deu por volta das 11h e terminou às 17h, depois que o secretário de habitação do Estado, Rodrigo Garcia (DEM), recebeu a comissão do movimento para uma reunião.

Na pauta, as reivindicações da UMM:

  • criação do Conselho Estadual das Cidades, conforme estabelece o Decreto nº 59.459 de 2013;

  • viabilização de 10 mil unidades habitacionais em regime de mutirão com autogestão, prometidas pelo governador Alckmin há três anos;

  • ampliação dos programas de urbanização de favelas e de direito à moradia nas áreas centrais.

 

UMM2O secretário se comprometeu a marcar uma nova reunião, no dia 3 de maio, com o coordenador da Casa Paulista, agência operacional vinculada à Secretaria da Habitação, com a finalidade de executar uma política de fomento à oferta de habitação de interesse popular.

Na ocasião, regulamentas a normativas do Programa Minha Casa, Minha Vida 3 – assinado por Dilma Rousseff (PT) em março deste ano – o governo do Estado saberá o aporte disponível para atender as demandas do Movimento.

“O secretario se comprometeu a dar continuidade a conversa no dia 3, mas nós queremos mais. Não basta só o governo federal arcar com as moradias. Queremos as 10 mil moradias que o governo do Estado de São Paulo nos prometeu. Até agora não vimos nada”, alegou Graça Xavier, coordenadora da da União dos Movimentos de Moradia de São Paulo.

UMM4

UMM6

 

 

POSTS RELACIONADOS