Juíza manda soltar Matheus Machado Xavier

São Paulo, 9 de janeiro – A juíza de Direito Tonia Yuka Koroku decidiu há pouco relaxar a prisão em flagrante, e expedir alvará de soltura em favor de Matheus Machado Xavier, 19 anos, ativista do Movimento Passe Livre (MPL).

Segundo a juíza, a prisão merecia ser relaxada porque “há dúvidas quanto a se o indiciado realmente portava os explosivos” de que a Polícia Militar o acusa.

 

Lembramos que os Jornalistas Livres publicaram na noite de sexta-feira (8/1) vídeo mostrando um PM colocando na mochila de Matheus um material suspeito, tido como explosivo, que havia sido encontrado junto a um poste.
A PM, por seu lado, apresentou à juíza um outro vídeo, em que aparece um jovem jogando coquetéis molotov. Mas a doutora Tonia disse que “as imagens não são conclusivas” no sentido de permitir “o reconhecimento de um verdadeiro flagrante”.

E ela conclui dizendo que “nada impede que a autoridade policial, prosseguindo nas investigações, obtenha indícios ou provas de delitos praticados pelo indiciando, mas a prisão em flagrante não pode prevalecer, eis que ausentes os requisitos do artigo 302 do Código de Processo Penal.”
Em entrevista aos Jornalistas Livres, a advogada Nina Cappello Marcondes, do Movimento Passe Livre, disse:

“Foi fundamental a publicação do vídeo dos Jornalistas Livres, para impedir o prosseguimento de uma terrível injustiça.”

Confira o vídeo:

COMENTÁRIOS

5 respostas

  1. Parabéns Juíza. Contra fatos, não há argumentos.

POSTS RELACIONADOS

Cultura não é perfumaria

Cultura não é vagabundagem

No extinto Reino de Internetlândia, então dividido em castas, gente fazedora de arte e tratadas como vagabundas, decidem entrar em greve.

Metroviários param em SP

As linhas 1, 2, 3 e 15 do Metrô estão paradas Os metroviários do metrô realizam uma paralisação nas três principais linhas da capital Paulista

O diabo veste farda

O diabo veste farda

Número de homicídios no Brasil é maior do que o de países em guerra. O que a discussão que está acontecendo agora no STF sobre perfilamento racial tem a ver com isso e por que você deveria se preocupar?