Jornalistas Livres

Juíza manda soltar Matheus Machado Xavier

São Paulo, 9 de janeiro – A juíza de Direito Tonia Yuka Koroku decidiu há pouco relaxar a prisão em flagrante, e expedir alvará de soltura em favor de Matheus Machado Xavier, 19 anos, ativista do Movimento Passe Livre (MPL).

Segundo a juíza, a prisão merecia ser relaxada porque “há dúvidas quanto a se o indiciado realmente portava os explosivos” de que a Polícia Militar o acusa.

 

Lembramos que os Jornalistas Livres publicaram na noite de sexta-feira (8/1) vídeo mostrando um PM colocando na mochila de Matheus um material suspeito, tido como explosivo, que havia sido encontrado junto a um poste.
A PM, por seu lado, apresentou à juíza um outro vídeo, em que aparece um jovem jogando coquetéis molotov. Mas a doutora Tonia disse que “as imagens não são conclusivas” no sentido de permitir “o reconhecimento de um verdadeiro flagrante”.

E ela conclui dizendo que “nada impede que a autoridade policial, prosseguindo nas investigações, obtenha indícios ou provas de delitos praticados pelo indiciando, mas a prisão em flagrante não pode prevalecer, eis que ausentes os requisitos do artigo 302 do Código de Processo Penal.”
Em entrevista aos Jornalistas Livres, a advogada Nina Cappello Marcondes, do Movimento Passe Livre, disse:

“Foi fundamental a publicação do vídeo dos Jornalistas Livres, para impedir o prosseguimento de uma terrível injustiça.”

Confira o vídeo:

Comentários

5 respostas para “Juíza manda soltar Matheus Machado Xavier”

  1. Avatar de Carlos Jorge Martins Jorge

    QUE DECADENTE É A POLICIA DO ALCKMIN.

  2. Avatar de Fernando
    Fernando

    Verdadeiro jornalismo.

  3. Avatar de Vidigal Barbosa
    Vidigal Barbosa

    Parabéns Juíza. Contra fatos, não há argumentos.

  4. Avatar de André
    André

    Parabéns vocês são foda! (no melhor sentido)

  5. […] diferiu muito de outros secretários que passaram pelo cargo. Em um vídeo publicado pelo coletivo Jornalistas Livres,  soldados da Polícia Militar aparecem ‘plantando’ provas contra o […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais posts