FEZ-SE AS TREVAS EM CAMPINA GRANDE

Fotos: Mauriene Freitas

Por Mauriene Freitas, para os Jornalistas Livres

A galeria da Câmara Municipal foi dividida em duas grandes partes: do lado direito estavam os apoiadores do projeto que em sua maioria eram religiosos de igrejas evangélicas neopentecostais, católicos carismáticos e da parte mais conservadora da Igreja Católica. O lado esquerdo foi destinado para os movimentos sociais, universidades, sindicatos e representantes religiosos de matriz afro-brasileira.

Num quadro digno da Idade Média, como se fosse um Tribunal da Santa Inquisição, apoiadores do projeto bradavam contra o que eles nominam como “ideologia de gênero” empunhando bíblias e rosários, entoando cânticos religiosos e evocando o tradicional modelo de família. A ação coordenada pela bancada conservadora da Câmara Municipal contou com o apoio da Diocese de Campina Grande que lançou nota apoiando o projeto, além da intervenção de alguns padres em suas paróquias no sermão de domingo para seus fiéis.

Do lado contrário, militantes puxavam gritos de ordem que falavam da importância do Estado laico, do combate à censura e do respeito à diversidade. Ao fim da votação, com o resultado favorável aos religiosos conservadores, os apoiadores do projeto rezaram um “Pai Nosso” da galeria, enquanto os militantes contrários ao projeto tomaram as ruas e fizeram um grande protesto pelas avenidas do centro da cidade.

Fotos: Mauriene Freitas

COMENTÁRIOS

Uma resposta

POSTS RELACIONADOS