EXCLUSIVO: Secretário da cultura de Bolsonaro copia Goebbels em discurso

Roberto Alvim cita Joseph Goebbels, ministro da Propaganda na Alemanha Nazista, para anunciar Prêmio Nacional das Artes

Roberto Alvim, em pronunciamento com plágio de Joseph Goebbels
Roberto Alvim, em pronunciamento com plágio de Joseph Goebbels

Em vídeo que anuncia um programa de fomento às artes, nos moldes conservadores característicos do atual governo, o Secretário Especial de Cultura Roberto Alvim citou quase ipsis literis uma frase famosa de Joseph Goebbels, Ministro da Propaganda da Alemanha Nazista.

A citação está no texto do livro “Joseph Goebbels, Uma Biografia”, de Peter Longerich, publicado no Brasil pela editora Objetiva.

“A arte brasileira da próxima década será heróica e será nacional, será dotada de grande capacidade de envolvimento emocional, e será igualmente imperativa, posto que profundamente vinculada às aspirações urgentes do nosso povo – ou então não será nada.”

(Roberto Alvim, Secretário Especial de Cultura do Governo Bolsonaro)

“A arte alemã da próxima década será heróica, será ferreamente romântica, será objetiva e livre de sentimentalismo, será nacional com grande páthos e igualmente imperativa e vinculante, ou então não será nada.”

(Joseph Goebbels, Ministro da Propaganda de Hitler)

VEJA O VÍDEO QUE DERRUBOU ROBERTO ALVIM:

Categorias
CinemaComunicaçãoCulturaDemocraciaDestaquesfascismoGeral
44 comentários:
  • Jonathas
    17 janeiro 2020 at 1:33
    Comente

    Tal como o regime Nazista, a Arte como instrumento de promoção do regime! Assustador!

  • Fatima Carvalho Ribeiro
    17 janeiro 2020 at 2:11
    Comente

    Realmente assustador, principalmente o olhar desse sujeito.

  • Anderson Tenca
    17 janeiro 2020 at 2:26
    Comente

    A cara do sujeito é de nazista! Nem precisava discursar como tal.

  • Jaime Santos
    17 janeiro 2020 at 2:31
    Comente

    Este sujeito é um babaca que está usando a máquina e tão somente não vai a lugar algum, pois o que realmente tenta alcançar é o medo de todos. Força gente lutar contra estas pachorras destes vermes!!!

  • Juliana
    17 janeiro 2020 at 2:46
    Comente

    Ah pronto. Agora vão querer usar isso pra dizer que todo o governo Bolsonaro é nazista. Vcs colocam o ego de vcs acima do bem da nação que está prosperando, não é atoa que se enfatiza tanto o nacional hj.

    • FR.Lima
      17 janeiro 2020 at 9:14
      Comente

      Nazista Talvez não, os nazista alemães eram inteligentes, coisa que o bozo ta longe de ser.

  • Carlos
    17 janeiro 2020 at 3:10
    Comente

    Você não acha grave para a nação um presidente da república indicar como secretário da cultura alguém que acaba de apresentar grande ligação com um ícone nazista? Me parece que você quem está colocando seu ego e suas ideologias acima do bem da nação…
    E ninguém falou ainda que “todo o governo é nazista”. Segura a onda aí.

  • Cristiane Kika Braga Cardoso
    17 janeiro 2020 at 4:37
    Comente

    Ñ me importo com o que o cara diga, mas o que faz…
    Até agora só tivemos incompetentes e corruptos à favor de uma minoria pseudo intelectual, impondo seu lixo como arte.
    Este Governo veio pra ficar! Chega de parasitas embusteiros!

  • ana s.
    17 janeiro 2020 at 4:49
    Comente

    Você tá louca, Juliana? O cara reproduz texto de Goebbels em pronunciamento oficial, com música de Wagner ao fundo, faz, portanto, uma profissão de fé nazista falando em nome do governo, e vc vem dizer que o seu querido presidente não tem nada com isso? Se gente como vc não acordar de imediato, esses loucos vão acabar com o que ainda resta de Brasil!

  • Caio
    17 janeiro 2020 at 6:09
    Comente

    Nazismo não é cultura e nunca será houve mortes em campos de concentração em Auschwitz

  • Maria Ephigenia Netto Salles
    17 janeiro 2020 at 7:25
    Comente

    Babaca. Plagiando nazista

  • Amanda
    17 janeiro 2020 at 7:50
    Comente

    A ignorância é o que atravanca o progresso. Concordo muito com essa frase.

  • Sônia
    17 janeiro 2020 at 8:02
    Comente

    Gravíssima a situação de nossa nação!
    Estamos a cada dia retroagindo.
    Um presidente homofóbico, e paternalista.

  • Dante
    17 janeiro 2020 at 8:08
    Comente

    É incrível como ainda há quem tente defender o indefensável!
    Já tínhamos um presidente da república defensor de um torturador notadamente assumido e vil, já tínhamos um presidente que defende a coação como ferramenta de governo, intimidando jornalistas e demais profissionais que por sua competência assustam o curto QI do atual morador do Palácio da Alvorada, e agora um proto merdinha que usou botox demais e não tem expressão facial citando ao pé da letra as palavras de um dos idealizadores do nazismo alemão Joseph Goebbles.
    Tenham dó seus hipócritas de merda, olhem para o povo brasileiro que sofre com o que está sendo feito com o país, e façam um curso de História da Arte, a arte não é só para ser bonita, mas para ser reflexiva, contestadora, rompedora de padrões e estéticas sedimentadas e estagnadas.

  • Marcelly
    17 janeiro 2020 at 8:30
    Comente

    Assustador ! Nacao prosperando? Claramente se ve que o ego e ideologia do novo governo estao acima de te tudo e todos! Impoe de forma radical suas idologias.

  • maria pereira
    17 janeiro 2020 at 9:10
    Comente

    Acordaaaaaaa!!! Mas o que se passa com estas pessoas????? Acordem!!!

  • Inês
    17 janeiro 2020 at 9:11
    Comente

    Na minha visão, a questão não está somente na “simpatia” pelo Nazismo, mas por ser Ministro da CULTURA e ter plagiado o texto. Isso é muito grave!

  • Dionne
    17 janeiro 2020 at 9:20
    Comente

    Só faltou a suástica presa no braço do secretário da cultura desse (des)governo. Como ficar impassível diante dessa mentalidade retrógrada que esses desgraçados dizem ser “nova”, mas é tão nazista! Parece um pesadelo. O mais louco é saber que tem gente que ainda apoia essa miséria. A Arte sempre foi um lugar de expressão da nossa liberdade, não podem nos tirar essa possibilidade. Que a Arte sobreviva! Que o Brasil sobreviva!

  • DAVID
    17 janeiro 2020 at 9:36
    Comente

    E não é?

  • Maria de Fátima Sousa Araújo
    17 janeiro 2020 at 9:37
    Comente

    Juliana, vc é não entendeu ou se faz de desentendida ou é….mesma, com todas as letras q ele está usando a ideologia nazista, ou vc quer q desenhe.

  • JUVENAL
    17 janeiro 2020 at 9:50
    Comente

    realmente, ele pisou na bola. Poderia ter usado um fundo musica de CARLOS GOMES.

  • TEREZINHA DO CARMO MOREIRA
    17 janeiro 2020 at 9:51
    Comente

    Concordo que frazes, textos, símbolos e comentários nazistas devem ser evitados, ou melhor abolidos , mas do mesmo modo deveria os esquerdistas que apoiam o regime cubano, chines, norte coreano e sovietico deveria evitar termos comunistas que mataram milhoes e milhoes de pessoas mundo afora, exemplo: CAMARADA, COMPANHEIROS, GUERILHAS, LUTA ARMADA, REVOLUÇÃO, ETC… esses termos não nos remete ao caos tambem? então a questão da briga ai e ideológica e praquimática.

  • Geraldo Teodoro Barbosa de Castro
    17 janeiro 2020 at 9:58
    Comente

    Plágio ao contrário, não sabem interpretar um texto!! Ele usou a estrutura do texto, transformando em algo melhorado.
    Porque nos últimos 25 anos o Brasil não teve uma antiCultura.

  • Viviane T Amdreatta
    17 janeiro 2020 at 10:03
    Comente

    Quando se nomeia um secretário de cultura, esperamos alguém que tenha conhecimento , cultura , inteligência sabedoria…Tudo isso não eh política e sim leitura, estudo , comunicação discernimento pessoal ! Eh Grave nosso secretário de cultura inspirar-se na pior parte da história do século XXI.

  • Yohan
    17 janeiro 2020 at 11:24
    Comente

    Quem continua apoiando esse governo bizarro é que está colocando o ego acima da nação. O que você chama de “prosperidade” eu chamo de RETROCESSO.

  • Mary
    17 janeiro 2020 at 11:24
    Comente

    Propaganda nazista é crime!
    Se o MPF se omitir, cometerá o crime de prevaricação.

  • Erich
    17 janeiro 2020 at 11:33
    Comente

    Nada não!!! só lendo os comentários!!! rsrs

  • Pricila Bernardes da Costa
    17 janeiro 2020 at 11:35
    Comente

    NAZISTA!!!!!! Prega o medo para praticar o terror

  • Ulisses
    17 janeiro 2020 at 11:38
    Comente

    Independentemente da ideologia nazista, toda propranga moderna tem base nos técnicas de Goobels, o Duda Mendoca fez a propaganda do PT com filmetes, q foram usados na campanha de 1936 de Hitler. Vamos estudar historia. As campanhas publicitarias americanas e europeias sao tabem baseadas nas tecnicas desenvolvidas pro ele. Ou seja, uma coisa ê uma coisa e outra coisa ê outra coisa

  • Teodoro
    17 janeiro 2020 at 11:42
    Comente

    Juliana falou pouco, mas falou besteira….kkk

  • Josiane
    17 janeiro 2020 at 12:17
    Comente

    Até os loucos têm seus momentos de lucidez, pq não Goebbels?
    Se a gente procurar bem… minuciosa e incansavelmente, até Inácio já disse algo q preste.
    Eu percebo, na frase proferida, um patriotismo, um vislumbre de valor ao que nós, brasileiros, possamos produzir como arte. Pq, convenhamos, a coisa tá feia! Produzimos muita porcaria, muito lixo. Precisarmos de qualidade, cultura de verdade, coisas elevadas e não o que temos atualmente. É de sentir vergonha.

  • Joselda
    17 janeiro 2020 at 12:22
    Comente

    Nunca comentei aqui, mas não publicaram meu comentário dizendo q era repetido.
    Acho q este site é censurador.
    Irônico né? Reclamam de “pseudo censura”, mas praticam a censura.

  • Dante
    17 janeiro 2020 at 13:17
    Comente

    Usar as técnicas de propaganda criadas por Goebbles é uma coisa, afinal usar um conhecimento independe de ideologia e sim a profissão, outra coisa é citar e usar as palavras ipsi literis como forma velada de intimidação e coação.
    Nazismo não é algo a se venerar, nem os alemães se orgulham, muito menos para querer se copiar!

  • J. B.
    17 janeiro 2020 at 13:23
    Comente

    Falta visão da contemporaneidade: edital só contempla artes classicas antigas, nao reconhece formas e midias digitais. Poder subiu na cabeça do indivíduo: todo engomadinho prevendo a revolução nas artes em um estado que as cerceia e as censura. Parafrasear nazista desta forma, indicando que o caminho é um só: pensar como eles, ou então nada, é um exercício morbido de culto ao passado, este povo quer que o país volte ao passado ao invés de investir numa nação pensadora investem numa que se ajoelha pentecostalmente.

  • pedro araujo
    17 janeiro 2020 at 13:30
    Comente

    olha!

    o governo pautando a discussão da esquerda!

    de novo!!!!

    todo dia tem alguma coisa “extrema” que o governo divulga, e a midia progressista repete e amplifica que nem um bando de trouxa!!!!!!

    qual a motivação desse video com esse pronunciamento? é a real preocupação com os rumos da cultura? nossa, com esse orçamento só pode ser mesmo!!!!!

    quem precisa da DATAPREV? ninguém, né?

    e aí, midia progressista em geral, vamos parar de ser trouxas?!?!?!?

    vamos fazer nossas próprias pautas, ou vamos dançar conforme a musica que o governo toca?

    ou vocês tão preferindo a irrelevância?!?!?

    hein?!?!?

  • testando
    17 janeiro 2020 at 13:41
    Comente

    Bolsonaro veio para salvar a patria. Acordem e ajudem ele.

  • Wander de Oliveira
    17 janeiro 2020 at 14:05
    Comente

    É só mudar o rótulo. Tinhamos um governo fascista, agora temos um governo nazista. Melhor ficar só no rótulo mesmo. Meu maior medo é o governo Petista.

  • Paulo Cesar Pereira das Neves
    17 janeiro 2020 at 14:11
    Comente

    E o “Brasil acima de tudo, acima de todos”, não é parecido com o “Deutschland über alles” menina. Vou deixar tu estudar um pouquinho de história para saber quem disse estas duas frases, um recentemente, outra lá pelas décadas de 30-40.

  • Marcos
    17 janeiro 2020 at 17:08
    Comente

    A todos vocês que estão defendendo essa barbárie, essa coisa absurda. Quando Bolsonaro colocou o cara lá, sabia que o cara era nazista, fascista. Porque Bolsonaro já deu demonstrações de que é fascista também. E . . . Respondendo a vocês, que NÃO QUEREM ASSOCIAR o cara ao governo Bolsonaro, deixem de conversa fiada. É claro que o fato de Bolsonaro tê-lo demitido não o isenta de ser fascista. Quando ele colocou o cara lá, sabia que o cara era Nazista, Fascista. E você, que defende essa maluquice, é fascista também, exatamente como o cara do discurso e como Bolsonaro, pois você votou nele. Agora, é o seguinte: o fascismo não vai prosperar no Brasil, porque nós, NÃO FASCISTAS, somos maioria, e não vamos aceitar, mesmo que “custe o gato”.

  • Kaká
    17 janeiro 2020 at 20:35
    Comente

    Importante lembrar como foi o fim dos fascistas e nazistas de maior destaque…

    *ASSIM MORREU GOEBBELS* , A QUEM O SECRETÁRIO DE CULTURA DO BOLSONARO COPIOU:
    ” _Na noite de 1 de Maio de 1945, Goebbels mandou chamar um dentista das SS, Helmut Kunz, para injectar os seis filhos com morfina, para que ficassem inconscientes quando, de seguida, lhes fosse administrada uma ampola de cianeto nas suas bocas. Ele administrou a morfina, mas foi Magda (esposa) e o SS-Obersturmbannführer Ludwig Stumpfegger, o médico pessoal de Hitler, quem lhes deu o cianeto. Goebbels e Magda saíram do bunker e foram para o jardim da Chancelaria, onde se suicidaram”_.

  • CST command
    17 janeiro 2020 at 22:51
    Comente
  • Humberto Mesquita
    18 janeiro 2020 at 17:04
    Comente

    Será que esse DAMARIS de calça sabe quem foi o Goebbls? Ou será que o autor do plágio foi um dos filhos do grande nazi fascista. Não acredito que estejamos vivendo essa realidade tão cruel.

  • paulochato
    20 janeiro 2020 at 7:58
    Comente

    Na lógica dos defensores do governo, o que importa é o que se faz e não o que se fala. Então deve ser por isso que eles admitem discursos racistas, preconceituosas e homofóbicas!

  • Danielle
    20 janeiro 2020 at 18:34
    Comente

    Um verdadeiro pavor, esse cara estava louco qdo fez esse vídeo. Deveria não só ter saido do desgoverno, mas estar contido em uma prisão de máxima segurança. Perigo, perigo.

  • Deixe uma resposta

    AfrikaansArabicChinese (Simplified)EnglishFrenchGermanItalianJapaneseKoreanPortugueseRussianSpanish

    Relacionado com