Aos colegas jornalistas trago um ótimo exercício de como não se portar na profissão.
No dia 16 de março de 2016 o Jornal Nacional abriu o jornal com as mensagens vazadas, da então presidente Dilma, pelo então juiz federal Sérgio Moro, que violou a Constituição Federal ao interceptar e divulgar uma ligação da Presidência da República. O jornal em nenhum momento contesta a legalidade da ação de Moro ou enfatiza, como fez ontem, que interceptação e vazamento sem autorização é crime. A matéria que durou mais de 09 minutos resultou em um teatro, onde William Bonner e Renata Vasconcelos declamaram longos minutos das conversas entre Lula e Dilma, Lula e Eduardo Paes entre outros. No dia seguinte, 17 de março de 2016, mais uma longa matéria, 14 minutos sobre as mensagens vazadas da então presidente e Lula.
No jornal de ontem, o mesmo JN, os mesmos apresentadores, abriram o jornal com a manchete do The Intercept, que através de uma denúncia, divulgou conversas de Moro e procuradores da Lava-Jato. O jornal a todo momento marcou que a ação do hacker foi ilegal e deixou ser ditado pelo vídeo de defesa, divulgado pelo procurador Deltan Dallagnol. O jornal se quer teve a coragem de assumir o dever jornalístico em investigar e assumir a informação que passava e usou a expressão “o site Intercept, diz que na Constituição brasileira um juiz não pode aconselhar o ministério público, nem direcionar seu trabalho, deve apenas se manifestar nos autos dos processos, para resguardar a sua imparcialidade[…]” Ora, a Constituição do Intercept é diferente da Constituição que o JN segue? O jornal não tem autonomia para verificar isso? A matéria durou 4 minutos e outros 5 minutos foram destinados a defesa de Moro, defesa de Deltan, que inclusive foi a primeira pessoa não jornalista a ser um âncora do JN. Sim, podemos dizer que William, Renata e Deltan dividiram bancada em frases casadas, que se não tivessem sido tão ensaiadas não sairia perfeito, um verdadeiro ballet de aúdio e imagens.
A indagação aqui não é para o JN dizer que Lula é um preso político ou algo do tipo, é uma indagação sobre a atividade do jornalista e do jornalismo. Por que o pau que bate em Chico não é o mesmo pau que bate em Francisco? O jornalismo não é e nunca deve ser assessoria de imprensa e foi isso que vimos no Jornal Nacional de ontem.
Sabemos mais que nunca que a Globo é uma fiel defensora de Moro e Lava-Jato. Para o jornalista Gleen Greenwald, do The Intercept, não é diferente. Em sua conta no Twitter, na manhã desta terça-feira (11), o jornalista enfatizou a ligação entre a Rede Globo e o ministro da Justiça, Sergio Moro, ao comentar o caso que o Intercept trouxe a público.
“A Globo é sócia, agente e aliada de Moro e Lava Jato – seus porta-vozes – e não jornalistas que reportem sobre eles com alguma independência. É exatamente assim que Moro, Deltan e a força-tarefa veem a Globo. Então não esperem nada além de propaganda”.
18 respostas
Sabe qual foi a diferença entre as duas matérias?
Simples:
A de Lula e Dilma , as escutas foram feitas pela polícia federal com autorização da justiça.
A de Sérgio moro e Deltan, foram feitas por criminosos cibernéticos, o que configura crime cibernético….
Simples assim!
Um forte abraço kkkkk!!!!
Sei, porém o que podemos falar sobre a culpa.
É a interce PT vazou conversas de agentes públicos, conversas privadas do judiciário, enquanto que, o Juiz Sérgio Moro quando divulgou a conversa da Dilma que não estava sendo investigada, mas o Lula estava, inclusive com seu telefone grampeado não importando quem estava ligando para ele …
Eu até ia fazer um comentário, mas após ler os comentários me dei conta que estava em um site totalmente de esquerdistas, tô fora, fuiiiiíiiiiiiiiiio
É muita cara de pau de vcs
Quem foi grampeado legalmente foi o luladrao a dilma caiu no bolo
Diferente do Moro q foi raqueado de forma ilegal e exposto por um site cujo dono é acusado de terrorismo no reino unido
Mas usando o faro jornalístico de vcs respondam:
Quem mandou raquear o telefone do ministro da justiça?
Talvez porque seu BABACA ! O “vazamento” da conversa de Dilma tenha sido de fonte oficial e autorizado por um juiz durante investigação do réu Lula. O grampo era em cima do réu e não dá presidANTA que foi pega usando o cargo para beneficiar o ladrão. Bem diferente do vaza então do ministro moro que esse sim foi fruto de crime
Vc é louco, comunista, viva o Mito engole o choro!
É sem dúvida importante denunciar. Contudo, não esperemos nunca imparcialidade da Globo, pois, como é sabido, ela tem um lado e esse lado é sempre o lado dos poderosos e nunca o dos que defendem as necessidades sociais do povo brasileiro.
Vocês tem problemas? A lava jato devolveu bilhões ao Brasil que justamente esses safados do lula e Dilma roubaram.
Mas essa babilônia vai cair. Eles estão provando do próprio veneno, hipócritas e falsos moralistas.
Jornalistas livre de cérebro. Bando de pau no cu.
Não é de agora que está emissora manipula o povo, quando é de seu interesse, acoberta práticas ilegais, se houvesse um governo de verdade neste país, já teria cassado a concessão desta emissora, sempre exalta governos por interesse, as notas que solta para se defender, e pura mentira, dá nojo assistir esta emissora.
Muito triste ver tão pouco caso da mídia elitista do Brasil com relação a uma situação tão revoltante. Fico envergonhada de ser parte integrante de um país que tem um presidente com seríssimos problemas mentais, um judiciário omisso e um parlamento entreguista, salvo raras exceções. Revoltante!!! Salve-nos Green!!!!!
É muito triste o que tá acontecendo no Brasil mas que justiça divina seja feita
É ridículo ver como é imoral o sistema judiciário ser claramente partidário na pessoa do ministro Sérgio Moro. Ele é imoral e não tem nenhuma competência pra estar no cargo,ao qual está ocupando no país. Lula livre já!
Fico muito preocupado com tudo isso.Será que o judiciário perdeu a compostura, no caso do juiz Moro.ele batia o corner e corria para cabecear.
Jorge Assis
Campo Grande RJ.
Boa tarde. Não sou muito fã de política, muito menos dessas piadas que passam no JN (na maioria das vezes). A única coisa que tenho absoluta certeza é que os brasileiros estão cada vez mais alienados com tanta mentira que saem das bocas dos políticos em geral e dessa mídia cheia de espetáculos. O Brasil, país maravilhoso, lindo, onde tudo que é de mais belo tem que ser por obrigação destruído sempre com os mesmos diálogos. Fico grata em ver essa notícia verdadeira aqui. É disso que o Brasil vive atualmente, essa vergonha, onde a lei existe pra uns e pra outros não.
Foi isso que eu vi