Por: Samuel Perpétuo
Foto: Patrick de Souza
Na noite dessa terça feira (26), o comitê da Democracia de Governador Valadares (MG) esteve presente na Escola Municipal José Ângelo de Marco para discutir junto com os alunos o atual cenário político do país. Com jogos e dinâmicas, a turma conseguiu debater de forma leve a democracia, os três poderes, as esferas de governo e o sistema político.
A roda de conversa foi liderada pela Militante do MAB, Talita Silva e pelo Vinícius Maia, Militante do Levante Popular da Juventude.
Primeiro os alunos foram provocados a pensar sobre problemas do cotidiano, como a falta de água, preço da luz e valores dos impostos. Qual é a responsabilidade do governo para cada uma dessas demandas. Foi proposta uma dinâmica para se aprofundar no assunto. Em pedaços de papeis foram escritos alguns direitos como ensino superior, ensino médio, educação infantil, Trânsito e saúde. A turma foi dividida em duas equipes, o líder de cada equipe perguntava de quem era à responsabilidade de garantir esses direitos, governo municipal, estadual ou federal. A vontade da maioria vencia. Com isso, foi introduzido conceito de democracia, no caso a direta, que é o próprio povo que escolhe qual dessas esferas possui essa responsabilidade.
Em seguida, foi pedido que todos se levantassem e ficasse apenas uma pessoa em pé.
A dinâmica ajudou a refletir como uma minoria pode mandar no país e que essa minoria não está interessada em defender os interesses do povo. Ao longo do encontro a turma também relatou os problemas e enfatizou a necessidade de lutarmos pela manutenção dos direitos e qualidades dos serviços. E no fim questionaram se de fato o povo está no poder.