Hoje a seleção russa volta a entrar em campo e poderemos ouvir novamente o hino da nação. Por trás do hino, temos uma grande história. A música foi composta em 1944, em plena Segunda Guerra, para trazer um sentimento guerreiro e de patriotismo para o povo russo. Antes disso, a União Soviética adotava a Internacional comunista como hino oficial, desde 1922.
Desde a Grande Guerra Patriótica (como os russos chamam a Segunda Guerra), o hino continuou sendo o composto em 1941, porém o conteúdo da canção se alterou diversas vezes, de acordo com as mudanças políticas no país.
Após a morte de Stalin, e a tomada de poder por Nikita Krushev, a letra do hino foi modificada, tirando as estrofes que se referiam a Stalin e exaltavam o líder. Depois com o governo de Brejnev, a letra mudou novamente.
Com o fim da União Soviética, a Rússia passou um tempo sem ter um hino oficial, até adotar uma música do compositor russo Glinka. Entretanto a mudança foi totalmente impopular, pois a melodia não passava o heroísmo que o antigo hino soviético. Então, Vladmir Putin voltou o hino soviético, só que mais uma vez a letra foi alterada, tirando as referências comunistas, o nome de Lenin e substituindo por palavras patrióticas russas.
Nesse vídeo podemos conferir uma cena muito peculiar e divertida: em uma partida de rugby na Alemanha, confundiram o hino russo e trocaram pelo soviético. Os jogadores russos estranharam no primeiro momento e depois entraram na onda e cantaram a letra antiga. Confira!
VERSÃO DE 1944 – STALIN
A união indestrutível das repúblicas livres, REFRÃO: REFRÃO: REFRÃO: |
VERSÃO DE 1977 – BREJNEV
A união indestrutível de livres repúblicas REFRÃO: Glória à nossa Pátria livre, REFRÃO: Glória à nossa Pátria livre, REFRÃO: Glória à nossa Pátria livre, |
VERSÃO DE 2000 – PUTIN
Rússia, nosso estado sagrado! Rússia, nossa amada nação! Poderosa vontade e grande glória, São tua herança de todos os tempos. Glória à nossa Pátria livre, Expandiram-se nossas florestas e campos. Tu és única no mundo, sem igual, Protegida por Deus, nossa terra natal! Glória à nossa Pátria livre, Os anos futuros no abrem. A nossa lealdade à Pátria amada nos dá forças, Assim foi, assim é, assim sempre será! Glória à nossa Pátria livre, |
Deixe um comentário