Comissão de direitos humanos da OAB aponta truculência da polícia contra servidores públicos paulistas

Nota da comissão de direitos humanos da OAB

Votação da Reforma da Previdência na ALESP.

Hoje os deputados estaduais de São Paulo votaram a Reforma da Previdência proposta pelo Governo de São Paulo.

Um grande aparato policial foi montado para que o plenário fosse isolado, a pedido do Presidente da ALESP, Deputado Cauê Macris.

A TROPA DE CHOQUE reprimiu de forma violenta e absolutamente desnecessária a tentativa dos manifestantes, funcionários públicos, de acompanharem a votação na galeria do plenário. Chegou-se ao desatino de se lançarem bombas de gás lacrimogêneo, spray de pimenta e balas de borracha, nos exíguos espaços internos, destinado a circulação de funcionários, colocando em sério risco a vida de milhares de manifestantes.

Do lado de fora da ALESP, onde havia um caminhão de som e milhares de servidores públicos, das mais diversas atividades, que exerciam pacificamente seu direito de manifestação, a intervenção da PM interviu foi ainda mais violenta com bombas e tiros, transformando um ato político legítimo e pacífico em uma praça de guerra.

A Comissão de Direitos Humanos OAB SP se fez presente no local com o intuito de garantir o direito de manifestação, e constatou graves violações de Direitos Fundamentais, sofrendo seus integrantes na própria pele a violência policial, exagerada, desnecessária e truculenta, afrontosa ao regime democrático e que desonrosa à Casa do Povo, que é o Parlamento paulista. Buscou-se contato com as autoridades públicas para negociar uma forma de pacífica que garanta o legítimo direito de manifestação e a segurança de todos.

Por fim, a CDH repudia com a mais absoluta veemência todas as arbitrariedades cometidas e presenciadas por seus observadores institucionais e aguarda das Instituições envolvidas, ALESP e Polícia Militar as explicações necessárias, não apenas aos manifestantes e funcionários públicos, mas ao povo em geral, que não elegeu a barbárie, tampouco se ombreou com os abusos e arbitrariedades de agentes públicos, concebidos para proteção e segurança de toda a população.

COMENTÁRIOS

3 respostas

  1. Depois que a OAB apoiou o golpe contra uma presidente sabidamente honesta, nunca mais acreditei nela. Ainda hoje vejo aqui em Goiânia onde resido, muitos conselheiros da OAB apoiando esse governo, simplismente por ódio ao PT. Se alguém ficar esperando alguma coisa dessa OAB, tenho dó. Como diz o ditado; vai esperar sentado. Porque em pé vai cansar.

  2. aponta mas tb não faz nada.. tudo uma grande milícia que tomou o pais.. tá tudo petdido!

  3. essa OAB é uma mafia de ricos maçons que não prestam pra nada, aliás, fazem parte do GEANDE ACORDO NACIONAL.. COM SUPREMO COM TUDO..

POSTS RELACIONADOS