A vaia do camarote não calou o #elenão da pista

Foto: Marina Azambuja/ Jornalistas Livres

Ao chegar no Allianz Park em São Paulo, mais conhecido como chiqueirão, eu e minha irmã procuramos nos instalar o mais próximo do palco. Era o primeiro dia da turnê Us + Them de Roger Warts, um dos fundadores da banda inglesa Pink Floyd.

Ao nosso redor tinham uns oito caras que se deslumbram assim que o show começou dizendo “Roger é foda”, “Pink Floyd é do caralho”, em fim essas frases que acham que diz tudo mas na verdade não diz nada. Não demorou muito para eles dividirem o beck e se embebedarem de cerveja até o final.

Antes de o show completar 20 min um grupo encorajado do outro lado da pista soltou a frase #ELENÃO e ganhou o apoio de muitas pessoas que estavam presente no estádio, exceto os carinhas que estavam na minha frente, é claro.

Percebi na hora que se tratavam de bolsominions, justo no show do maior compositor de rock de todos os tempos. Confesso que por um momento cheguei a pensar que os fãs de Pink Floyd eram civilizados e esperei não ouvir e nem presenciar baboseiras durante o espetáculo. Só que não.

Assim que o massivo #ELENÃO começou os sujeitos que estavam na minha frente se calaram e olharam ao redor para ver quem estava gritando. Constrangidos começaram a dar risinhos e cochichar entre si, sobre como o “Bozonaro” é bom e idiota são os manifestantes.

E por aí foi, o show seguiu e outros massivos #ELENÃO dominaram a arena, até que um grito de #LULALIVRE enfureceu o camarote que gritou “fora pt” e vaiou Roger por alguns segundos. O show continuou novamente e de repente, não mais que de repente, uma imagem com os nomes dos que propagam o fascismo pelo mundo apareceu diante dos olhos de todos e adivinhem quem estava lá? Bolsonaro incitando o ódio no Brasil.

Outro massivo #ELENÃO dominou o Allianz e a frase seguinte que foi exibida era “Resist the unholy alliance between church and stat” que significa em português “Resistir à aliança profana entre igreja e estado”. Os aplausos e agradecimentos por expor essa triste realidade durou mais do que as vaias.

Aí questiono “o que faz uma pessoa ouvir Pink Floyd por décadas e não ter a capacidade de compreender o significado das canções que, em sua maioria, expressam protestos sobre a realidade do capitalismo selvagem que mata e escraviza seres humanos em todo o mundo, além de não saberem que o pai de Roger Waters foi assassinado por um nazista durante a segunda guerra mundial e que o cantor luta incansavelmente pelos direitos humanos.

Enquanto isso os coxinhas da pista ascenderam novamente o beck e continuaram a beber olhando para os lados para identificar quem eram os “comunistas malditos” que estavam gritando #ELENÃO. Isso, ao meu ver, é bem hipócrita, pois votarão em um candidato que criminaliza o uso de drogas e defende policiais que reprimem jovem e favelados por fumarem um baseado. Bem hipócrita, né?

Assim que Roger terminou uma canção disse algumas frases contra o fascismo e foi novamente vaiado. Triste, né? O compositor estava nos alertando sobre os perigos de uma ditadura e que o militarismo não é o melhor caminho“vocês têm uma eleição muito importante daqui a três semanas. Sei que isso não é da minha conta, mas devemos sempre combater o fascismo. Não dá para ser conduzido por alguém que acredita que uma ditadura militar pode ser uma coisa boa… Sou contra o ressurgimento do fascismo. E acredito nos direitos humanos. Prefiro estar num lugar em que o líder não credita que a ditadura é uma coisa boa. Lembro das ditaduras da América do Sul e foi feio”.

Essa vaia representa o que há de mais grotesco e ridículo na sociedade brasileira e mais uma vez fomos envergonhados pela mente fascista e ignorante da classe “mérdia”. Conseguiram casa, carro, faculdade e viagens parcelados graças aos programas de incentivo dos governos do PT, mas que de repente tornaram-se ainda mais analfabetos políticos e demonstram isso cada vez que compartilham fake news nas redes sociais e no whats app.

Por outro lado foram tantos protestos contra a onda de fascismo crescente no mundo

que parte do público corajoso não se calou e gritou inúmeras vezes #Elenão durante o show abafando as vaias da cadeirinha gourmet e mais uma vez Roger nos encheu de orgulho ao colocar #ELENÃO no telão por duas vezes.

Após esse show aprendemos uma lição: nós lutaremos e resistiremos por quanto tempo for necessário, pois o escárnio deles jamais calará a nossa voz e o ódio não acabará com o nosso amor. Ainda podemos derrotar o mal e ter a esperança de que o bom senso prevaleça na consciência de cada brasileiro.

COMENTÁRIOS

POSTS RELACIONADOS