Discurso de ódio em universidade de Aracaju

por Mayara Peixoto para os Jornalistas Livres

 

Na última sexta-feira, 25, um grupo de estudantes universitários, disseminou explicitamente um discurso de ódio dentro das dependências da instituição de ensino em evento chamado Liberty Open.

 

O grupo autointitulado como “Juventude Libertária”, liderado por Caio Viana, sobrinho do deputado estadual Robson Viana, investigado pelo desvio de verba pública, pediu autorização para usar o auditório da Universidade Tiradentes com o pretexto da realização de uma palestra sobre os ideais libertários e debates filosóficos.

 

O que deveria ser uma reunião comum, tornou-se um encontro de admiradores do Brilhante Ustra, primeiro militar reconhecido pela justiça como torturador da ditadura.

Em virtude de ter cedido o espaço para o primeiro dia de evento, a universidade declarou em nota oficial que irá apurar os acontecimentos.

Além de homenagear o coronel torturador, o grupo coordenado pelo líder do MBL de Sergipe, constrangeu, com a ajuda de palestrantes convidados, uma aluna que tinha ideias antagônicas às suas. Durante o tempo em que a estudante esteve presente no local com a finalidade de registrar a ação, foram reproduziras falas preconceituosas a respeito de pessoas menos favorecidas e conceitos distorcidos sobre outras ideologias políticas.

A situação gerou imensa revolta, medo e desconforto aos demais alunos da Universidade Tiradentes (Unit), que compartilharam o fato ocorrido com a Ordem dos Advogados de Sergipe.

 

 

COMENTÁRIOS

POSTS RELACIONADOS

Iemanjá recusou a oferenda

Em sua estreia nos JLs, cronista fictício carioca narra seu encontro com os manifestantes “Nem, Nem”no último domingo

Embu das Artes: Presidente da Câmara responde processo por atentado contra jornalista

Renato Oliveira (MDB) foi eleito presidente da Câmara Municipal de Embu das Artes. Renato atualmente responde processo por tentativa de homicídio triplamente qualificado por conta de um atentado que cometeu contra o jornalista e chargista Gabriel Binho em dezembro de 2017. O jornalista realizava na época a cobertura dos protestos contra a taxa do lixo, que havia sido implantada naquele ano.