Posse de Bolsonaro: o medo venceu a esperança!

Foto: REUTERS/Adriano Machado

Medo, medo e mais medo. Esse é o clima da posse de Jair Bolsonaro (PSL) no próximo dia 1 de janeiro. O Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República divulgou na manhã de hoje, 18, as medidas de segurança da cerimônia de posse.

Carrinhos de bebê, guardas-chuva, animais de estimação, bolsas, mochilas e até garrafinhas de água estão proibidos – além, é claro, de armas de fogo e produtos inflamáveis. Segundo o GSI, também haverá um bloqueio de sinal dos aparelhos de celular, ou seja, não haverá a possibilidade de fazer ligações e ou usar a internet.

O órgão pediu ao Exército equipamentos que impeçam a transmissão de rádio frequência na Esplanada dos Ministérios nos momentos em que Jair Bolsonaro estiver se deslocando em ambientes externos. Segundo Sérgio Etchegoyen, chefe do GSI, a previsão é que também sejam utilizados aparelhos para proibir o uso de drones no local.

Emissoras de televisão estão buscando outras formas de transmitir a posse, já que o mochilink – aparelho usado para transmitir ao vivo acontecimentos por meio de vários chips de celular – não irá funcionar nos arredores da Esplanada dos Ministérios.

Numa sociedade com medo das chamadas “fakes news”, Jair Bolsonaro, o maior criador delas, se esconde atrás da auto-propaganda. O presidente eleito que já vetou a presença de jornalistas em entrevistas, agora quer falar sozinho ou não falar, como fez na campanha eleitoral. Blindado dos questionamentos dos jornalistas e de tudo que possa colocá-lo numa situação embaraçosa, Bolsonaro veta – não sem intenção – emissoras e a mídia independente de trabalhar.

Posse mais cara dos últimos anos

Além de todo essas proibições, Jair Bolsonaro também usará um colete à prova de balas e será acompanhado de perto por atiradores de elite. Agentes de segurança estarão disfarçados no meio da multidão e os prédios da Esplanada terão atiradores de elite posicionados.

A Esplanada dos Ministérios será isolada e convertida numa espécie de zona de exclusão já nos últimos dias de 2018. O governo informou que já comprou 32 km de cercas de aço – suficientes para cercar pelo menos 92 estádios de futebol como a Arena Corinthians – para montar o esquema de segurança e controlar o acesso do público.

Segundo o governo, o custo total do evento pode chegar a R$ 1 milhão, um dos mais altos da história, quase o dobro das posses de Dilma e de Lula.

Segundo o GSI, até 12 mil agentes devem participar do evento. Em 2010, o desfile da presidente Dilma Rousseff contou com pouco mais de 2.600 agentes e em 2014 não passou de 4 mil.

Carro aberto

Janeiro é um dos meses que mais chove em Brasília, mas para a equipe de segurança de Jair Bolsonaro isso pode ser um aliado. Enquanto as pessoas correrão o risco de se encharcar, um auxiliar do governo disse ao jornal “O Globo” que todos estão torcendo pela chuva para que Jair Bolsonaro não precise desfilar em carro aberto.

 

 

COMENTÁRIOS

16 respostas

  1. Que necessidade de criar assunto…já está na hora de aceitar que ele foi eleito pela maioria…assim de simples…se o eleito tivesse sido do PT… ninguém estaria enchendo o saco do cara com mimimi…

    1. QUE maioria? Aquelas doa disparos das fake news ? O LADRÃO DE FURNAS E PROPINEIRO DA JBS . O PINÓQUIO MENTIROSO DO KIT GAY E DA BÍBLIA E DA BIBLIA?

  2. Sra. Martha,

    Antes de mais nada, devo-lhe informar que não votei em Bolsonaro, muito menos em Haddad, embora seja filiado ao PT.
    Não obstante não veja porque dos questionamentos quanto ao aparato de segurança montado para protege-lo quando sabemos que Lula da silva torrou bilhões dos cofres públicos durante e depois de seu mandato, além de 21 milhões por uma campanha sabendo que estava inelegivel, isto sem falar nos cerca de 32milhões gostos por Fernando Haddad para sua campanha.
    Sempre fui militante de esquerda, mas da esquerda que não se apropria do dinheiro público em detrimento do bem estar do povo, e fico indignado com a ignorância ou conivenvência de setores da esquerda que parecem ter memoria curta e acham que o que aconteceu no petista foi algo que se deva esquecer, mas no governo dos outros é estarrecedor.
    Criminoso de esquerda ou de direita é o mesmo criminoso, não importa o que de bom ele tenha feito. E não me venham com essa ladainha de que Lula foi preso sem prova.
    [email protected]
    Salvador-BA

    1. VOCÊ NUNCA FOI PETISTA . LULA É PRESO POLÍTICO FOI PRESO SEM PROVAS , POR DELAÇÕES PREMIADAS DE PESSOAS SEM ESCRÚPULOS E TENDENCIOSA. PARA ME LIVRAR DA CADEIA ENTREGARIA ATÉ A MÃE DESSE TAL DE PALLOCCI .

  3. Vou te explicar, bozonazi !
    Porque a eleição foi fraudada, já que prenderam o verdadeiro presidente que seria ELEITO, para impefi-lo de participar do pleito e usaram milhões em FAKENEWS, doados por meio de CAIXA 2, que é corrupção, para impedir a vitoria do Haddad, indicado por LULA!!!!
    Ok ou quer mais !!!

  4. A proteção é uma resposta necessária contra pessoas que não aceitam a democracia, não o contrário!

  5. Ninguém estaria enchendo o saco??? Já estariam é falando em impeachment.

  6. Juarez B. da Cruz, um partido com um filiado amigo e leal desse jeito não precisa de inimigos! Conta outra, meu filho!

  7. Incompetente e covarde, isso é o mínimo que podemos falar do presidente eleito por um povo ignorante e sem noção alguma de consciência de sua classe, não pretendo discutir com pseudireitistas o embasamento desses conceitos, os senhores têm razão, ele venceu, e as regras da democracia me dizem que tenho que respeitar esse resultado, não aceita lo, muito menos calada, assistirei de camarote o assentamento do destino terrível reservado a maioria de nós, a maioria do povo pobre deste desta nação e até da tal classe média que vai aprender a duras penas que a ascensão que exoerimentou não é e nunca foi permanente, e que se tivesse um pingo de hombridade e bom senso teria lutado para mantê la, tempos terríveis virão e nós merecemos isso.

  8. O facada que esse ser vai receber não é do público, vem lá de dentro, da cúpula que senta a sua mesa para o café da manhã. Abre o olho Bozonaro, Mourão tá na tua cola.

  9. Será que não tem nada a ver com o fato de Bolsonaro ter sofrido uma tentativa clara de assassinato vinda de um integrante do povo durante a campanha? Seja por quais motivos aleguem para essa tentativa (a motivação não vem ao caso, vem ao caso o fato pois há loucos de esquerda e loucos de direita), ocorre que se fosse Haddad a vítima do atentado, e o mesmo tivesse vencido a eleição, uma maior preocupação com a segurança do eleito também seria legítima! Ou seja, tanto Bolsonaro quanto Haddad estariam exercendo seu direito de ter um esquema de segurança diferenciado para a posse, bem como para o mandato. Entender isso é tão básico que o questionamento chega a ser uma infantilidade.

    1. FACADA FAKE NEWS . ESSE CARA É UM COVARDE ARREGÃO CAGÃO. Por que será que não diz a verdade? Foi atendido pelo médico o oncologista que operou HEBE CAMARGO. Ele tá com câncer no intestino. Por que esconde a doença? Rico acha que doença não pode dar nele. PARA que Esconder que está doente

  10. Acho que ele deveria aproveitar muito bem sua posse. Será um momento breve… tão breve quanto será seu governo.

    1. Natália também acho. Só quem conhece ele como eu, sabe que tem algo errado com ele. Cara de doente. Ele não era assim. PARA que esconder que não está bem de SAÚDE.

  11. A ELEIÇÃO ACABOU,,O PRESIDENTE FOI DIPLOMADO, JUNTAMENTE OS SENADORES E DEPUTADOS. QUEM BEIJOU ,BEIJOU.AGORA SÓ ESPERAR 4 ANOS. VAMOS VER QUEM TEM GARRAFAS PARA VENDER.

POSTS RELACIONADOS