PInheirinho – Oitos anos do crime de estado para favorecer bandido especulador

Desabrigados do Pinheirinho. Foto: www.mediaquatro.com, janeiro 2012

Antes da fundação dos Jornalistas Livres, muitos de nós já fazíamos jornalismo com foco nos direitos humanos e contra os crimes praticados pelo estado. Em 2012, por exemplo, o então governador Geraldo Alckmin, do PSDB de São Paulo, patrocinou, em conluio com o desembargador que já havia inocentado os assassinos do Massacre do Carandiru, uma das maiores violações em massa de direitos humanos desse século no país: a violenta desocupação do bairro do Pinheirinho, em São José dos Campos.

Na época, e um ano depois, a MediaQuatro, cujos jornalistas também são co-fundadores dos Jornalistas Livres, realizou seis reportagens sobre o caso para a mídia alternativa independente. A primeira, Pinheirinho: Justiça pra quem? foi publicada na Ideias em Revista, do Sisejufe RJ, e no site Ciranda.Net. Depois, outras quatro reportagens foram publicadas na Rede Brasil Atual (Rede Brasil Atual – 04/2012 – Ações apuram danos coletivos, atos de exceção e morte no Pinheirinho , Rede Brasil Atual – 04/2012 – Violência no Pinheirinho foi movida por resistência e vingança,  Rede Brasil Atual – 04/2012 – Sem destino, ex-moradores do Pinheirinho enfrentam especulação e privilégios e Rede Brasil Atual – 04/2012 – Defensor Público do Pinheirinho denuncia prefeitura por mentiras e ‘terrorismo’ contra desabrigados ) . Um ano depois, voltamos a São José dos Campos para uma nova matéria sobre o que havia ocorrido dos ex-moradores: A Pública.Org – 02/2013 – Famílias do Pinheirinho sofrem com abandono e sequelas da operação policial .

COMENTÁRIOS

POSTS RELACIONADOS

Cultura não é perfumaria

Cultura não é vagabundagem

No extinto Reino de Internetlândia, então dividido em castas, gente fazedora de arte e tratadas como vagabundas, decidem entrar em greve.

O diabo veste farda

O diabo veste farda

Número de homicídios no Brasil é maior do que o de países em guerra. O que a discussão que está acontecendo agora no STF sobre perfilamento racial tem a ver com isso e por que você deveria se preocupar?