O projeto Andar de Miguel Nicodelis, andou literalmente

Foto divulgação Projeto Andar de Novo.
Por Fernando Sato para os Jornalistas Livres

 

Miguel Nicolelis fala um pouco sobre esse momento:

“Reta final do projeto que começou apenas como um sonho em 2009 e que realizou uma idéia que começou a ser trabalhada em 1999 com a invenção das interfaces cérebro-máquina!


Dessa vez ninguém vai poder dizer que o trabalho não tem DNA brazuca: laboratórios em São Paulo e Natal, equipe de reabilitação toda brasileira, oito heróis brasileiros foram os pacientes de estudos, descoberta feita em solo brasileiro, sob a luz do Cruzeiro do Sul!


Ns primeiro trabalho, cientistas relatam que todos os 8 pacientes paraplégicos, originariamente diagnosticados mais de uma década atrás com paralisia completa das pernas, recuperaram parcialmente movimentos voluntários dos membros inferiores, sensação tátil abaixo da lesão e melhora de funçōes viscerais.


Como resultado, depois de 12 meses de treinamento, 50% dos pacientes tiveram que ser reclassificados de paraplégicos completos para portadores de paralisia PARCIAL! Com 28 meses de treinamento, TODOS os pacientes foram reclassificados como portadores de paralisia parcial!


Pela primeira vez na história, pacientes diagnosticados com lesão medular completa apresentam recuperação de movimentos das pernas, sensibilidade tátil e funçōes viscerais!


Até hoje a recuperação clínica, mesmo parcial, em pacientes que sofreram lesōes medulares há vários anos era considerada impossível! Nosso trabalho muda radicalmente esse conceito e mostra que pacientes podem sonhar com recuperação parcial!”

Em tempos de olimpíadas, ouro é pouco!

Um pouco mais sobre o projeto Andar de Novo.
http://aasdap.org.br/projetos/projeto-andar-de-novo/

COMENTÁRIOS

POSTS RELACIONADOS