O Brasil do Japão

Tóquio - Japão 19/10/2016. Presidente Michel Temer durante almoço de trabalho oferecido pelo Keidanren. Foto: Beto Barata/PR/ fotospublicas

A comunidade de brasileiros no Japão é a segunda maior população de brasileiros fora do Brasil (por volta de 180 mil em 2015, mas que já foi de 310 mil em 2008 segundo estimativas do Itamaraty). Grande parte é constituída por “decasséguis”, termo que literalmente significa “trabalhando longe de casa” e é utilizado para se referir aos brasileiros descendentes de japoneses que vão ao Japão trabalhar temporariamente, o que pode variar de 1 ano até décadas. Mas, o que caracteriza não é o tempo de estadia e sim o sentimento de que um dia se vai voltar ao Brasil, mesmo que não se saiba quando, por isso é muito comum que durante o tempo de vivência no Japão não ocorra uma ligação orgânica com a cultura japonesa, sendo muito comum entre os decasséguis não dominar o idioma ou a escrita japonesa, restringindo grande parte de seus hábitos a vivências dentro da própria comunidade de brasileiros.

Nessas comunidades, os resultados das eleições de 2014 não refletiram o que ocorreu na terra natal, o candidato Aécio Neves-PSDB, teve 58,36% dos votos válidos no primeiro turno, contra 9,69% dos votos para a candidata Dilma-PT que esteve em terceiro lugar, atrás de Marina Silva-PSB com 25,10%. No segundo turno as diferenças foram ainda mais brutais com números apontando mais de 90 % dos votos válidos para o candidato do PSDB. Esses números demonstram que a rejeição ao PT chegou a níveis altíssimos em uma população que, sobretudo, não se encontrava sobre influência direta desse governo.

A IPC, filiada da Rede Globo no Japão, tem o maior portal de internet e a IPCTV é o principal canal de televisão voltado para brasileiros, com programação que inclui os principais programas da Rede Globo, como o Jornal Nacional. A IPC anunciou em seu portal a chegada de Temer ao país, no último dia 17 de outubro, com a manchete “Temer chega nesta 3ª feira ao Japão e tentará contornar mal-estar deixado por Dilma”.

A maioria dos decasséguis trabalha como operários em fábricas com turnos que podem se estender até 12 horas, 6 dias por semana, sobrando 1 dia da semana para viver, dia esse que muitas vezes acaba sendo utilizado para realizar coisas da casa e descansar.

A rotina de vida dura dificulta o ócio necessário para refletir, juntar os pontos das ideias soltas e problematizar a sociedade ao mesmo tempo em que, em razão do elevado poder de compra que acompanha tantas horas de trabalho, cria-se o cenário perfeito para se iludir com as “anestesias” do capitalismo, o que deixa ainda mais difícil questionar aqueles únicos canais de informação em brasileiro, os recebendo com a guarda baixa, ainda mais que a principal função é aliviar as saudades do Brasil.

Fonte:

IPC. Temer chega nesta 3ª feira no Japão e tentará contornar mal estar deixado por Dilma. [online] Disponível na Internet via http://www.ipc.digital/temer-chega-nesta-3a-feira-no-japao-e-tentara-contornar-mal-estar-deixado-por-dilma/. Arquivo acessado em 19 de outubro de 2016.

Ministério das Relações Exteriores Itamaraty. Estimativas populacionais das comunidades de brasileiros [online] Disponível na Internet via http://www.brasileirosnomundo.itamaraty.gov.br/a-comunidade/estimativas-populacionais-das-comunidades. Arquivo acessado em 19 de outubro de 2016.

Portal Alternativa. Aécio ganha disparado em Nagoia após apuração das urnas [online]. Disponível na Internet via http://www.alternativa.co.jp/Noticia/View/36444/Aecio-ganha-disparado-em-Nagoia-apos-apuracao-das-urnas. Arquivo acessado em 19 de outubro de 2016.

 

COMENTÁRIOS

POSTS RELACIONADOS

A mídia e a sua nova Lava Jato

A mídia brasileira tenta obrigar o governo a manter a Petrobras como ‘vaca leiteira’ dos oligarcas nacionais e internacionais