Nota oficial do Coletivo Juntos sobre a prisão dos militantes do PSOL em Belém

Hoje, por volta de 17h, em frente às lojas Americanas em São Brás, sete jovens foram detidos e levados arbitrariamente presos no camburão da Polícia Militar, enquanto faziam panfletagens no Dia V, iniciativa pelo dia da Virada e da Vitória contra Bolsonaro e pró Haddad em Belém/PA.

Acusados de roubo sem nenhuma materialidade, provas ou testemunhas, os jovens (militantes do Juntos! e do Vamos a Luta) tiveram a presunção de inocência totalmente suprimida. Sob acusações de “A galera com panfleto do Haddad me roubou”, foram submetidos ao autoritarismo descabido e abuso de poder por parte da Polícia Militar.

O caso está sendo encaminhado judicialmente e, embora tenhamos registrado ocorrência contra a acausadora, desejamos pontuar que:

  1. Vivemos um momento de ódio e violência gratuita, na qual os nossos direitos básicos estão em risco. No Pará, um dos corações da Amazônia, a luta pela democracia venceu o primeiro turno e caminha com força para a Vitória no segundo – e o Dia V demonstrou a força dos que acreditam como é possível virar o jogo.

  2. Sabemos que tal atitude não foi em vão: foi, na verdade, uma tentativa de nos retirarem das ruas e confiscarem nossa força. Há vídeos que mostram a acusadora questionando os adesivos contra Bolsonaro. Entretanto, nós não daremos nenhum passo atrás! Seguiremos FIRMES e com muita força para derrotar Bolsonaro nas urnas, mas também nas ruas, na luta contra a repressão, a ditadura do ódio e a falta de liberdade.

  3. Seguiremos contra os neofascistas e somando as nossas forças, pois é momento de unidade pra derrotar o retrocesso.

Coletivo Juntos!
Juventude vamos à luta!

COMENTÁRIOS

POSTS RELACIONADOS