Ministério Público denuncia fraude de PMs que assassinaram garoto de 10 anos

O Ministério Público de São Paulo apresentou denúncia, pela morte de Ítalo Ferreira de Jesus Siqueira, de 10 anos,  contra os policiais Otávio de Marqui, Israel Renan Ribeiro da Silva, Daniel Guedes Rodrigues, Linconl Alves e Adriano.

A seguir a nota de Ariel Castro Alves*

Uma importante atuação e denúncia do Ministério Público Estadual dentro do cumprimento de suas funções institucionais de garantir o cumprimento das leis e de controlar as atividades policiais.

As provas técnicas – os laudos do Instituto de Criminalística (IC) – não demonstraram que tenha ocorrido disparo de arma de fogo de dentro pra fora do veículo e sim comprovou que ocorreram disparos de fora pra dentro. Então, podemos concluir que as crianças que estavam no carro não atiraram, e apenas os PMs efetuaram disparos.

Diz a denúncia:

“Não obstante as alegações perpetradas pelos denunciados, o laudo do veículo constatou apenas ‘um dano em semi-círculo, em sua porção médio posterior, cujas características morfológicas eram típicas de danos provocados por passagem de projétil de arma de fogo no sentido de fora para dentro em relação ao veículo’ Daihatsu, não constatando nenhum disparo efetuado de dentro para fora. (fls. 44).”

Italo, de 10 anos, era destro e estava com uma luva na mão direita, conforme as fotos e os laudos. Nessa luva não havia resíduos de pólvora, conforme o laudo do IC, o que também evidencia que ele não efetuou disparos.

Alem disso, o menino de 11 anos na época, que estava com Italo, no último depoimento que prestou no DHPP, disse que ele e Italo não estavam armados. Existem indícios de que a criança foi assassinada pelos PMs. Esperamos que os acusados sejam responsabilizados!

  • Ariel de Castro Alves- advogado e coordenador da Comissão da Infância e Juventude do CONDEPE- Conselho Estadual de Direitos Humanos

Notas

1 Essa matéria recebeu o selo 031-2018 do Observatório do Judiciário.

2 Para ler outras matérias do Observatório do Judiciário:
https://jornalistaslivres.org/categoria/observatorio-do-judiciario.

3 Veja a denúncia do MP-SP

 

[aesop_document type=”pdf” src=”https://jornalistaslivres.org/wp-content/uploads/2018/08/Denúncia-Italo.docx” caption=”Denúncia Italo”]

 

COMENTÁRIOS

POSTS RELACIONADOS