JURA UFMT lança curso online sobre o Projeto Brasil Popular

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

A Jornada Universitária pela Reforma Agrária da Universidade Federal de Mato Grosso estava planejada esse ano para o mês de maio. Com seu adiamento devido à pandemia do novo Coronavírus, professores e ativistas estão organizando atividades online sobre temas afins para fortalecer o grupo e o evento nesse momento tão difícil no país. O primeiro curso planejado abordará o Projeto Brasil Popular, conjunto de propostas de políticas públicas desenvolvidas por grupos e intelectuais de esquerda a partir da consolidação do golpe contra as forças populares em 2016.

O curso gratuito desenvolvido por ativistas e professores que estão construindo a JURA UFMT 2020 terá cinco encontros virtuais transmitidos pelo Facebook (https://www.facebook.com/juraufmt) e Youtube (https://www.youtube.com/channel/UCrok5SBn_Jnq–x1Zvr34gg) a cada 15 dias a partir de 6 de julho, sempre às 19:00hs, horário de Cuiabá (uma hora a menos que o horário de Brasília – 20:00hs). Nos dias seguintes, o vídeo da apresentação e atividades de oficina serão disponibilizados na também gratuita plataforma AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem. O áudio das apresentações também deve ser disponibilizado em formato de Podcast e transmitido por rádios populares como a CPA2, de Cuiabá.

No primeiro encontro, em 06 de julho de 2020, haverá a apresentação do curso, das atividades propostas e do que significa e como funciona o Projeto Brasil Popular. Os encontros seguintes (20 de julho e 3, 17 e 31 de agosto) serão dedicados aos quatro eixos e sub-eixos que compõe o Projeto Brasil Popular:

DIREITOS (Cultura, Educação, Esporte, Cidades, Religião, Valores e Comportamento, Saúde Coletiva);

ECONOMIA, DESENVOLVIMENTO E DISTRIBUIÇÃO DE RENDA (Agricultura Biodiversidade e Meio Ambiente; Amazônia;  Demografia e Migrantes; Desenvolvimento Regional; Caatinga e Semiárido; Ciência, Tecnologia e Inovação; Economia; Energia e petróleo ; Financeirização; Transportes e Logística; Mineração; Reforma  tributária; Seguridade Social e Previdência Trabalho, Emprego e Renda);

ESTADO, DEMOCRACIA E SOBERANIA POPULAR (Democratização da Justiça e Direitos Humanos; Estado, Democracia, Participação Popular e Reforma Política; Federalismo e Administração Pública; Sistema de comunicação; Meios de comunicação; Relações Internacionais, Integração Regional e Defesa; Segurança pública); e

IGUALDADE, DIVERSIDADE E AUTONOMIA (Combate ao Racismo e Igualdade Racial; Juventude;  LGBT; Mulheres; Povos Indígenas).

As inscrições para o curso online gratuito já estão disponíveis no endereçohttps://forms.gle/CWaue4NGVf5YWjcH6 .

COMENTÁRIOS

  • POSTS RELACIONADOS

    >